A cerveja surgiu no mundo praticamente junto com a agricultura, todas as antigas civilizações como os Sumérios, Persas e Egípcios fabricavam a novidade. Os Chineses entraram para o clubinho, além da pólvora, macarrão, seda, papel, bússola e tantas outras invenções chinesas, nosso irmãos de olhos puxados também fabricavam cerveja há 5.000 anos, bem antes do que se pensava.

Cerveja

Cerveja

Como espécie, nós somos grandes fãs de cerveja, temos produzido cerveja por milhares de anos, com diferentes formas e receitas em diversas regiões ao redor do mundo. Em um paper, publicado dia 18 na PNAS, pesquisadores descrevem a primeira evidência de fabricação e consumo de cerveja na China, algo que aconteceu por volta de 5.000 anos atrás.

A cerveja como era feita na antiguidade não se mantem por muito tempo em condições normais (hoje ela é pasteurizada, método inventado em 1864), mesmo em naufrágios aonde as temperatura são bastante consistentes, por isso os arqueólogos não encontraram a bebida, mas sim artefatos e restos vegetais que indicam a fabricação e o consumo de cerveja.

Um funil que se acredita ser usados na fabricação de cerveja na China.

Um funil que se acredita ser usados na fabricação de cerveja na China.

Os pesquisadores descobriram ânforas (recipientes de armazenamento), panelas e funis que foram utilizados no processo, muitos dos quais tiveram resíduos revestindo os seus interiores que continham oxalato, um subproduto do processo de fabricação de cerveja. Eles também encontraram evidências de cevada, 1.000 anos mais cedo do que a evidência anterior, para a cultura a ser cultivada no país.

Esta não é a única cerveja antiga lá fora, cervejarias modernas têm recriado cervejas de antigas receitas de quatro mil anos de idade e algumas das primeiras evidências físicas de cerveja de cevada foi identificada no Irã que remonta 3400 anos AEC.

Recipiente que se acredita ser usados na fabricação de cerveja na China.

Recipiente que se acredita ser usados na fabricação de cerveja na China.

Fonte: Popular Science

Links recomendados

Scicast #21 : Cerveja

Maravilhas Modernas – Cerveja (The History Channel)

Como a cerveja salvou o mundo (Discovery Channel)