Texto de Yasmim Pussente

A química está presente em tudo o que vivenciamos ou tocamos. Seja nas substâncias bioquímicas em nossos corpos ou no plástico presente em quase tudo que utilizamos. Fica até difícil falar sobre algo de que a química não faça parte de alguma forma.

 

Café da manhã com a senhora Dopamina

Convido vocês a um passeio no meu dia a dia, começando pelo café da manhã, momento que mais gosto do dia. Posso até acordar tarde, mas prefiro tomar café e abrir mão do almoço do que o contrário. Em parte porque todos os cheiros, gostos e sensações presentes no café da manhã me dão uma sensação de prazer. Nesse momento meu cérebro está produzido neuroquímicos naturais que me fazem sentir isso, um exemplo é a dopamina.

 

Você responde ao gif florido de bom dia da sua tia?

Passando o café da manhã, dou uma olhadinha no celular para ver se recebi alguma mensagem importante ou enviar um bom dia para minha mãe, que mora perto de mim, ou para a minha prima, que mora em Portugal.

No caso da comunicação com minha prima em outro continente, preciso de cabos de fibra ótica submarinos para poder me comunicar. Dando uma olhada nesse site você consegue ver todos os cabos existentes que nos ajudam na comunicação via internet com todo o mundo. As fibras óticas são filamentos ultrafinos feitos de plástico ou vidro, utilizado para diversas aplicações, sendo uma delas a transmissão de dados. O vidro e o plástico são materiais muito utilizados e essenciais para o dia a dia de diversas formas.

O vidro é um material composto principalmente pelo elemento químico silício, presente em abundância na crosta terrestre. Ele pode ser natural ou sintético e, no último caso, evidências apontam para uma origem mesopotâmica aproximadamente em 2500 a.C.  Vale dar uma olhada no trabalho de Wladmir Teodoro da Silva e Carlos A. L. Filgueiras da Universidade Federal de Minas Gerais: O vidro e a sua importância na vida e na química.

O plástico também pode ser natural ou sintético e foi produzido de forma comercialmente viável por Leo Baekeland em 1907. São mais de 100 anos de uso de plásticos e não é à toa que convivemos com um mar de plásticos cada vez mais prejudicial à vida marinha. E você aí reclamando de pagar sacola plástica no mercado. Use ecobags reutilizáveis e ajude o planeta. Parece pouca coisa mas a longo prazo pode fazer a diferença.

 

O almoço em família com aditivos pouco familiares

Ainda nem chegamos ao almoço, em que utilizamos panelas de aço (ferro + carbono) para esquentar ou preparar nossos alimentos. O próprio preparo dos alimentos é química pura, cozinhá-los não deixa de ser uma transformação química. Mas queria focar no prazo de validade dos produtos que compramos nos supermercados.

Você já leu o rótulo de algum produto que você compra na prateleira? Em alguns você encontra os seguintes termos: emulsificantes, estabilizantes, espessantes, ácido ascórbico, riboflavina, niacina, ácido fólico e umas siglas estranhas como EDTA (2,2’,2’‘,2’‘’-(etano-1,2-diyldinitrilo)tetraacético) , BHA (2,3-terc-butil-4-hidroxianisol)  e BHT (2,6-diterc-butil-p-creso). Um festival de produtos químicos que ajudam a manter os alimentos por mais tempo na prateleira para que, durante o uso aceitável, impresso na embalagem, não te causem problemas ou doenças. Tudo isso muito bem controlado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é claro.

 

Café da tarde cheirando a pão quentinho

Chegando ao café da tarde, gosto muito de pão quentinho saído do forno da padaria com um café. Quem não gosta disso, né? O único impedimento, às vezes, é a fila da padaria quando o pão está saindo.

O pão é tão antigo quanto andar para frente, piadinha que meu pai adora soltar em conversas familiares para falar de coisas antigas. Para preparar o pão, o padeiro se utiliza de farinha, água, levedura (fermento biológico), açúcar e sal. A levedura é composta por fungos microscópicos vivos que se proliferam e liberam enzimas que quebram as ligações químicas presentes nos açúcares e na farinha para produção de álcool e gás carbônico. Isso mesmo, você leu bem, durante a produção do pão é liberado álcool.

Seu próximo questionamento esperado é: então porque que eu não fico bêbado enquanto como o pão? Simples, dentro do forno o álcool produzido evapora e não fica no pão. Que bom, né? Mas se ficasse no pão explicaria o porquê de tanta gente ser viciada em pão quentinho de padaria.

 

O sono tem senha para acessar, igual seu smartphone

O jantar é uma refeição que os nutricionistas pedem para ser mais leve, mas insistimos em pedir uma pizza ou hambúrguer. Na verdade somos seres rebeldes e inconsequentes, precisamos de muita terapia para trabalhar isso. De qualquer forma, após o jantar e mais um tempinho no celular, nosso corpo precisa de um ambiente silencioso e com pouca luz para conseguirmos dormir bem.

Ficar com o celular na cara na cama pode atrapalhar e muito nosso sono noturno e isso, em grande parte, tem a ver com nossos receptores oculares e desenvolvimento milenar do ser humano. Vamos falar agora da química do sono para podermos fechar essa nossa conversa aleatória, mas que espero estar sendo divertida e informativa.

A melatonina é um hormônio conhecido como o responsável pela sensação de sono. Ela é inibida em presença de luz e estimulada em sua ausência. O uso de TVs, celulares e tablets no local e horário de sono confundem nosso cérebro e ele se sente igual ao John Travolta no meme de uma cena do filme Pulp Fiction (se você é muito novo pode não conhecer o filme, mas com certeza já viu o meme em algum lugar).

 

Química, sua amiga do dia a dia

Agora que voltou, depois de procurar o meme que falei acima, queria finalizar nossa conversa pedindo para que pense com mais carinho na química. Durante minha formação na faculdade e meu estágio em uma escola pública de Nova Iguaçu (RJ) ouvi de muitos alunos que a química nunca ia entrar na cabeça deles.

Só nesse texto você viu que tem química na cabeça sim, mesmo que você crie uma barreira contra isso na escola. Mas, gostaria que repensassem nessa química bicho de sete cabeças e transformassem ela em um gatinho fofo tocando piano. Vocês vão ver a vida com outros olhos, olhos mais curiosos e divertidos como os meus. Desde já, seu/sua professor(a) de química agradece. Até mais.

 


Yasmim Pussente

Professora de mentes brilhantes, viciada em panquecas e formada em química graças ao acaso.