Neste dia 12 de abril de 2016 fazem 55 anos do primeiro homem no espaço: Yuri Gagarin que deu uma volta à Terra a bordo da espaçonave Vostok 1.

A corrida espacial entre URSS e EUA começou com uma vantagem enorme dos soviéticos. Foram eles que colocaram o primeiro satélite em órbita (Sputnik 1, outubro de 1957) e o primeiro ser vivo no espaço (a cadela da raça Laika a bordo do Sputnik 2, novembro 1957).

Trajetória da primeira missão tripulada e a capsula da Vostok.

Trajetória da primeira missão tripulada e a capsula da Vostok. Foto de Yuri Gagarin após o voo e o foguete Vostok.

Levar um ser vivo ao espaço é relativamente fácil, trazê-lo intacto de volta é outra história. Para voltar o veículo espacial tem que enfrentar a resistência do ar que facilmente incineraria qualquer objeto que não entre no angulo correto. Para enfrentar o aquecimento foi preciso desenvolver um escudo térmico. Estes escudos são caros e pesados, fica contraproducente recobrir a nave inteira. Portanto, era preciso que a nave entrasse com o escudo voltado para direção correta e no ângulo correto. Isto implicou em um controle de atitude (não confundir com altitude). Além disso era preciso reduzir a velocidade para reentrar na atmosfera. Para isso foram desenvolvidos os retrofoguetes.

Os americanos e soviéticos desenvolveram esta tecnologia e testaram com animais várias vezes antes de enviar um ser humano ao espaço.

A capsula Vostok e uma foto da época mostrando Yuri Gagarin cumprimentando um militar.

A capsula Vostok e uma foto da época mostrando Yuri Gagarin cumprimentando um militar.

Em 12 de abril de 1961 o astronauta Yuri Gagarin subiu ao espaço a bordo da nave Vostok 1 a partir do Cosmódromo de Baikonur. Foi uma volta ao redor da Terra em uma hora e quarenta e oito minutos que mudou a cara do mundo. Não é de se estranhar que algumas lendas foram levantadas como a frase nunca dita: a Terra é Azul.

Em vários lugares do mundo esta noite é festejada.

Links interessantes:

http://www.planetario.ufrgs.br/yuri.html

https://yurisnight.net

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vostok_I