Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #177: Entrevista com a Nutricionista Cristiane Krohling

por em sex 27America/Sao_Paulo jan 27America/Sao_Paulo 2017 em Destaque, Scicast | 309 comentários

Scicast #177: Entrevista com a Nutricionista Cristiane Krohling

ESSA SEMANA VAMOS ENSINAR A RECEITA PARA A DIETA PERFEITA!*

::COF:: ::COF::

Sejam bem vindos deviantes e derivadas a mais um SciCast disfarçado de intervenção! Essa semana vamos conversar com Cristiane Krohling a Nutricionista responsável pela página Palavra da Nutricionista!

Dietas, alimentação, polemicas e MUITO MAIS!

*Sim a primeira frase é só pra catar desavisados no Google e lhes ensinar que não existe dieta perfeita…

** Já comenta ai que tem aposta essa semana!

Arte da Capa:


Publicidade:

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Avisos Paroquiais:

Campus Party 2017:

Bancada do Portal Deviante na Campus: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/republica-deviante-by-scicast/


Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCast.

Equipe de Gravação: Werther Krohling e Marlyni Zens

Entrevistada:

Cristiane Krohling 

Nutricionista – CRN 14991

Material Complementar:

SciCast #174: Agricultura

DLC SciCast #174: Agricultura – Respondendo comentários dos ouvintes:

  • Caiado

    Olha o Caiado aqui!!! …. Uh hu!!!!
    Sinto cheiro de beterrabas neste cast…. MARAVILHOSO!

  • SJW

    EU

  • SJW

    ESTOU

  • SJW

    AQUI

  • SJW

    PARA

  • SJW

    AJUDAR

  • SJW

    O GUAXA

  • SJW

    A TOMAR

  • SJW

    MENOS

  • SJW

    REFRIGERANTE

  • SJW

    FAÇA

  • SJW

    A SUA

  • SJW

    PARTE

  • SJW

    TAMBÉM

  • Caiado

    Jujuba Coma Chocolate sempre!!!!!!
    Fiquei triste em saber que a dupla Show de Bola do SciCast não irão ao evento?! Como assim???!!!!!
    Outro ponto: Acredito fielmente que vocês assustaram a irmã do Werther…kkkk
    Sobre a aposta Grande Guaxa…. Tá facil ganhar hein!!!!
    Eu sabia que iriam perguntar da Beterraba…. vocês são incriveis mesmo!!!
    Que mais eu posso dizer sobre …. Sobre este Cast… Fiquei um pouco receoso ao ve-lo por se tratar de entrevista, mas um assunto muito interessante em discussão!
    Já andei postando inclusive no meu FaceBook dado que minha irmã e “boas” amigas são da mesma area!
    Assim provoco mais gente para participar como ouvintes!
    Um grande abração do Caiado aqui!

  • Puxa galera curto pacas vcs, escuto demais, mas achei extremamente desrespeitosa a abordagem de vocês sobre a dieta paleo e low carb. A Nutricionista convidada, foi prudente, sempre mostrando a parte individual de cada um. E de súbito vem um comentário que isso eh dieta de quem faz crossfit? Perai pessoal eu tinha 165 kilos, era diabético e gastava mil reais de remédios por mês, hoje to numa boa, sem remédios e voltando a me cuidar. Não generalizem criando estereótipos, tem muita ciência por trás da paleo e não acho legal vcs realizarem a divulgação científica com este tom de deboche. Eu entendo o ponto de criticar a moda e não a base científica, mas ao mesmo tempo temos que estudar a nutrição sem mitos e vontades individuais. Se precisarem de fontes científicas eu apoio vcs, com o mesmo fim de divulgar a ciência e não mitos de nutrição. Não faço paleo para voltar a milênios atrás e nem para crossfit, faço por é a dieta que se adaptou ao meu cenário de síndrome metabólica. Aliás, não vejo sinais nenhum de queda de energia, humor ou efeitos citados. Seria legal chamar cientistas e nutricionais com conhecimento específico.

    • Cristiane Krohling

      Olá Rodrigo.
      Em alguns momentos do podcast eu até cito os benefícios da dieta Paleo e como você citou eu reforço sempre a individualidade biológica.
      Eu quis trazer outro ponto das dietas: os efeitos que elas causam e a necessidade que as pessoas tem em criar um vilão.
      Artigos científicos sem dúvidas comprovam os benefícios deste tipo de alimentação e eu quis trazer minha opinião sobre a generalização dos conceitos da nutrição. Ou seja, o que deu certo pra você não necessariamente vai dar certo para outra pessoa.
      Parabéns pelos seus resultados e conquistas.
      Abraço.

      • Oi Cristiane,

        Concordo com a sua análise e parcimônia. Li teus materiais no teu site, e acho que tua abordagem incluindo uma linha integral do ser humano, mais funcional bem legal! Parabéns pelos teus comentários na entrevista e obrigado pela resposta.

        Me preocupei pois como pró ciência que somos todos nesta grande e linda comunidade do SciCast, não citamos o quanto este movimento Paleo está fundamentado em ciência e analise de comportamento, psicologia e nutrição. Mas enfim, é um incomodo bobo, meu comentário era mais no sentido de ressaltar este lado legal da comunidade Paleo, que pode dialogar bastante com a proposta do SciCast de divulgação da boa ciência.

        Sobre “demonizar” um vilão especifico, gostaria só de lembrar uma coisa. Paleo não é LCHF (low carb high fat). LCHF é uma abordagem especifica deste universo, em geral indicada para casos extremos como o meu, onde estou batalhando com a síndrome metabólica.

        A abordagem Paleo, oferece diversas abordagens de consumo de carboidratos, numa linha de consumo de produtos naturais, como o Michel Polland que creio que pelas tuas citações nas redes sociais seja algo que temos em concordância.

        A principal “novidade” da Paleo, para mim, não foi a restrição de Carboidratos, mas sim a “liberação” e ciência sobre como consumir gordura também de uma forma legal.

        Outra questão muito legal, deste grupo de pessoas, foi me ensinar, ensinar cientificamente, como buscar artigos cientificos, a ler e ter documentos que tragam não só consciência como auto gestão da minha dieta.

        Parabéns novamente pela tua abordagem contra as radicalizações, e obrigado pela resposta.

        Att.,

        Rodrigo Rocha

        • Cristiane Krohling

          Eu que agradeço Rodrigo! As trocas de experiência, conhecimento e opinião são sempre muito válidas!

    • Marlyni Zens

      Poxa Rodrigo, de forma alguma quis ser ofensiva ao dizer que dieta paleo é muito utilizada por quem faz crossfit, pelo contrário, acho válido que muitas pessoas tenham acesso ao conhecimento a essa dieta ao começar essa atividade, que é o que acontece na maioria dos casos.. a pessoa entra no crossfit pela atividade e acaba conhecendo a dieta, já que ela é muito aderida pelos atletas. Não vamos desmerecer como a pessoa teve contato com a dieta em questão (seja pelo crossfit, seja por um amigo, seja por uma indicação de uma nutricionista), devemos achar louvável a iniciativa da pessoa começar a ter uma alimentação saudável, sem tirar o mérito do esporte. Podemos no máximo achar peculiar os motivos da dieta se chamar “paleolítica”, mas convenhamos que não faz diferença o nome né? Ela pode se chamar a dieta do ornitorrinco cor de rosa, pode ser a dieta dos malabaristas com malabares em chamas, mas se ela serve pro seu estilo de vida, te traz resultados e, principalmente, ajuda na sua saúde, perfeito!
      Parabéns pelos seus resultados Rodrigo!

      • Querida Marlyni,

        Boa tarde!

        Obrigado pela resposta, e fico feliz que vc pense assim. Entendi muito melhor tua brincadeira agora, e acho super legal usar este modo mais divertido para propagar a ciência. Gostaria de ressaltar, que acho também muito legal ver o modo que vocês fazem a interação com os usuário, os ouvientes do podcast.

        Mas sabe que me deixaria mais feliz? Se tivéssemos ressaltado que muitos procuram a Paleo, não pelo Crossfit, pelo amigo ou pelo nutricionista, mas pelo amor à ciência. Pela vontade única de se conhecer melhor, de entender como os alimentos são processados pelo corpo, como dormir melhor, como realizar uma boa digestão.

        No meu caso, eu não tive indicação nenhuma. Foi no desespero. Estava com 165 quilos e meu endocrinologista me indicou cirurgia bariátrica, dado a síndrome metabólica e diabetes tipo II. Estavam sem grana, emprego e com mil reais de remédios por mês. O que fiz? Fui estudar. O que significa glicose? O que é indice glicêmico? O que comer? Quem é o danado do pancreas? Como eu alivio a barra para ele neste periodo de crise? Posso comer ovo? Em meio estas dúvidas tive acesso a conhecimento e respostas para o meu corpo, neste universo Paleo.

        E te digo, com sobrepeso desde que nasci (kkk), sei que todas as modas são passageiras, mas a ciência e conhecimento sendo propagado pela comunidade Paleo, não.

        Não sou um defensor do corte de uma classe de alimentos, de uma moda em geral, mas gostaria muito de defender o pessoal da Paleo nestas ferramentas que eles tem oferecido de como ler cientificamente sobre o que e como comemos.

        Quer um exemplo? A Gordura foi demonizado no passado por que? Péssima ciência e grana financiando conclusões erradas. Hoje pode voltar a ser consumida, fazer parte do nosso universo, como vocês comentaram sobre o Ovo, por que? Ciência bem feita.

        Enfim, acho que estas questões se encaixariam bem com o universo da comunicade do SciCast.

        Obrigado novamente pela tua atenção,

        E grande abraço!

    • Fernando Malta

      Rodrigo, não entendi sua crítica, rapaz. Você ficou chateado porque a Marlyni disse que quem faz crossfit em geral defende essa dieta?
      Ou porque critiquei que o nome não fazia sentido?
      Pois se foi o primeiro, bem, é verdade. O que não diminui o valor das dieta. Ou do crossfit. Ou que quem pratica um tem que fazer a outra ou vice-versa. Só significa que quem pratica crossfit defende esta dieta.
      Sobre o nome, mantenho minha crítica: pra mim é um marketing negativo é um entendimento bem equivocado da história. Mas isso não é uma crítica ao valor das dieta, somente ao nome dela. Se ela funciona a pra você, excelente. Aliás, esta foi A mensagem do cast: se a dieta funciona pra você, você está mais saudável e consegue manter, essa é a dieta certa. :-)
      Abração!

      • Meu querido Malta,

        Obrigado pela resposta meu caro. Fico feliz demais com o podcast de vcs, e a atenção que vcs dão para os ouvintes, neste caso eu.

        Meu caro, eu fiquei chateado com o estigma que foi criado nos dois comentários. O esteriótipo nas brincadeiras ligavam a dieta Paleo apenas a pessoas de Crossfit e outros que levam modelos de milênios atras para viver.

        Isso despreza a razão cientifica de abordagem desta comunidade, ao pesquisar e modelar sua dieta para intervenções muito interessantes no seu dia a dia.

        E aliás, acho que o modo de pesquisar nutrientes, biologia, medir seus indicadores, psicologia, nutrição é tão bem ensinado nestes grupos Paleo, que seria uma coisa legal para vocês terem incluído como comentário positivo.

        Mas enfim, vida longa os Podcast, e fim de refris para o Guaxa! Grande abraço, e obrigado pela resposta. Sei bem que a brincadeira faz parte também de tornar a ciência mais leve para todos nós e não me considero mais no estado “chateado”! kkk

    • Yuri Real Franco

      Vou ouvir agora, mas a LCHF(diferente da dieta Paleo/Primal), me ajudou absurdamente a perder quase 40kg. Claro que sempre devemos ressaltar a individualidade biológica, mas o core da dieta funciona para todos. Temos vários ensaios clínicos randomizados aí pra discutir.

      • Cristiane Krohling

        Olá Yuri.
        Sim, ela funciona. Qualquer exclusão de macronutrientes vai gerar emagrecimento. A questão que eu defendo são as consequências que um tipo de dieta restritiva pode gerar em algumas pessoas. Além de tudo, sabemos que o carboidrato ( integral, saudável ) é de suma importância ao organismo.
        Parabéns pelos seus resultados e continue empenhado na busca pela saúde.
        Abraço.

      • Dany Madrid

        Yuri, que dieta é essa? me passa um link, desconheço

    • Bernardo Muller

      Rodrigo, parabéns pelo seu comentário. Era nessa linha que eu vim aqui comentar. O cast todo foi até que legal, e para muita gente já vai fazer diferença sobre as dúvidas que as pessoas tem. Mas o fato de a nutricionista tratar qualquer dieta ou conduta um pouco diferente da linha de pensamento dela como sendo só “da moda” (sem parecer saber realmente mais a fundo), me deixou um pouco assustado. Afinal, como marido de nutricionista, vejo o quanto minha esposa estuda e se atualiza em tudo, tais como as “dietas da moda”, sempre buscando o que há de bom nelas para aplicar na nossa melhora de vida e dos pacientes dela, sempre com bons resultados. (vim comentar também para ajudar o Guaxa a estender a meta sem refrigerante!)

      • Cristiane Krohling

        Olá Bernardo!
        A nutrição não é uma ciência exata, ou seja, o que é bom pra um pode não ser bom para outra pessoa.
        Excluir carboidratos ruins (acúcar, trigo refinado, etc) certamente trará inúmeros benefícios ao organismo. Já sabemos disso! Inclusive vai gerar o emagrecimento!
        A questão é entender a necessidade de sacrificar o consumo de tubérculos, leguminosas, cereais integrais e frutas, por exemplo, como sendo os responsáveis pela obesidade e outras enfermidades.
        Sabemos na fisiologia e bioquímica que, para haver oxidação de gorduras, existe a necessidade de metabólitos dos carboidratos para finalizarem a via metabólica com eficiência. Resumindo uma expressão encontrada em diversos livros de bioquímica: ” as gorduras queimam em uma chama de carboidratos”.
        Desta maneira, continuo certa de minha conduta contra os radicalismos e terrorismos que surgem a cada dia acerca da alimentação.

        Um abraço e obrigada por participar.

        • Cristiane, acho que essa aqui é uma das três maiores questões que tive ao ouvir o episódio.

          A gordura queima em chama de carboidratos, mas o consumo de carboidrato, ainda mais de alto índice glicêmico, faz aumentar a insulina, o que transfere a gordura do sangue para dentro das células e dificulta ainda a saída da gordura.

          Ou seja, comer um pão 100% integral com batata doce antes de ir praticar exercícios para emagrecer é se sabotar.

          Você concorda com essa frase?

          Você considera fazer low carb por uns 2 meses uma excelente estratégia, considerando uma pessoa saudável, para em seguida ir reintroduzindo os carbs de qualidade?

          A segunda grande questão é: por que você insistiu em dizer que a dieta lowcarb é uma dieta em que se consume muita proteína? Dieta low carb é de baixo carboidrato, e não de alta proteína.

          Achei esse um gigantesco espantalho (no sentido de falácia) que foi colocado no episódio. Come-se muita gordura, come-se muitas fibras vindo dos vegetais, e pode-se comer tanta proteína quanto se come normalmente em um prato no almoço e no jantar de quem não está preocupado com a saúde (1 bife grande, 2 postas de peixe, etc).

          Você vê algum problema metodológico nas pesquisas ou na reportagem do link a seguir? http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/926200-dietas-de-proteinas-nao-atacam-os-rins-dizem-estudos.shtml

          E a minha terceira grande questão é mais (ironicamente) uma opinião. Você disse muitas vezes que muitas das informações passadas eram “sua opinião”.

          Dado que o Scicast é um programa de divulgação de ciência, não era melhor dar um enfoque nos resultados científicos e deixar em segundo plano as opiniões? Me desculpe, é que eu achei demais os “vou dar a minha opinião”, “essa é a minha opinião”, “na minha opinião”.

          Já fizeram estudos para diversos temas, fale sobre os resultados! Menos opinião, mais ciência! =)

          O podcast Tribo Forte faz isso, divulga assuntos sobre a ciência da nutrição toda semana, fica longe de ser um programa massante ou chato e informa com maestria!

          Senti muita falta de apresentação de estudos, comparação entre dietas feitas por estudos de qualidade, crítica aos diversos estudos de má qualidade que são publicados, etc.

          No mais, Fencas e Scicast, obrigado pelo segundo episódio sobre alimentação, e que seja uma constante! A área é vasta!

          Abraços!

          • Cristiane Krohling

            Olá João. Vamos lá.
            1 – Ao mencionar que o consumo de cho é necessário para a adequada metabolização de gorduras eu não estou afirmando que se refere ao consumo de açúcar, pão branco ou demais produtos refinados em um contexto de dieta completamente desequilibrada onde certamente o excesso da liberação de insulina causará os danos mencionados no episódio (resistência a insulina, obesidade, DM, etc).
            A partir de um adequado porcionamento alimentar dos macronutrientes (proteínas, gorduras e cho) a solicitação de insulina estará devidamente controlada em virtude da escolha da qualidade deste cho, atividade física e valor energético total da dieta.
            2 – Refeições pré-treino com alta carga de cho são muito bem vindas em atividades de alta intensidade (corrida, ciclismo, etc). Alto cho = insulina = energia para contração muscular = eficiência do treino e/ou competição. Mas isso tem que ser avaliado em cada caso. Quem está em emagrecimento deve se preocupar com as 24 horas do dia, não apenas com o momento do exercício, pois o processo de emagrecimento ocorre ao longo do período, inclusive dormindo.
            3 – Naturalmente e culturalmente a alimentação do brasileiro é hiperglicídica (muitos pães, arroz, macarrão, pizza, bolos, sorvetes, refrigerantes). A partir do momento em que regularizamos o consumo do cho com a normalização da quantidade e qualidade do mesmo, haverá emagrecimento. Não necessariamente está será uma estratégia lowcarb e sim normo carb.
            Iniciar a lowcarb por dois meses vai te emagrecer pq como consequência vc vai melhorar suas escolhas e o emagrecimento será consequência também do balanço energético negativo.
            4 – Temos os seguintes macronutrientes: cho, ptn e lip que juntos formam 100% do consumo energético. Fibras, vitaminas e minerais não possuem calorias e não entram nesta contagem. Se uma estratégia lowcarb utiliza, por exemplo, de 10 a 20% de cho restará 80 – 90% para proteínas e lipídios o que torna a alimentação hiperproteica e hiperlipídica.
            5 – Como citado em algumas respostas por aqui, os estudos científicos válidos existem para todas as vertentes da nutrição. Vegetarianismo, lowcarb, paleo, “pró leite e contra leite”, glúten e lactose, etc.
            Em diversos momentos do cast eu cito os benefícios da paleo, por exemplo. “A minha opinião” foi para destacar que precisa haver uma pouco mais de senso crítico diante da enormidade de informações disponíveis atualmente (vide a resposta para a colega Bere). Ou seja, os estudos mostram os resultados mas “na minha opinião” pode não ser uma boa estratégia para A, B ou C. Isso a prática clínica nos mostra. Dietas que excluem grupos alimentares tendem a aumentar o efeito rebote juntamente com o aparecimento de transtornos alimentares como a compulsão.
            Eu poderia apenas ter tido a postura de uma replicadora das informações, pois elas existem, mas decidi salientar alguns aspectos mais amplos que envolvem a dietas. A população precisa apender a questionar, pensar e criar o interesse por este assunto. Nada na nutrição é verdade universal e definitivamente “na minha opinião” e de vários colegas cientistas da área, o carboidrato (de boa qualidade como citado anteriormente) não é vilão dentro de um contexto calculado para o indivíduo!!!
            6 – E para finalizar, gostaria de explicar que não sou uma nutricionista que olho para o meu paciente como um laboratório de testes e aplicação de metodologias aprovadas. Lidar com seres humanos envolve se adaptar a culturas, gostos, vontades e dificuldades de cada um. A busca pela saúde é muito mais ampla do que meramente fazer escolhas alimentares. De certa maneira, o enfoque exclusivamente científico falha no quesito adaptação à individualidade. Estudos científicos nos ensinam e nos norteiam mas não devem nos engessar.

            Dentro do possível, espero que suas perguntas tenham sido respondias!
            Abraço.

          • Obrigado por me responder, Cristiane!

            Abraços!

  • Francine Emilia

    Só digo uma coisa: já era, Guaxinim!
    (E eu jogaria Pokémon GO andando de bike)

    • Tentei, quase quebrei o celular.

      • Francine Emilia

        Vish…
        Eu tentaria com ele numa mochila. De fato deve ser enrolado

        • Marcelo De Matos

          A bururu, do OpexCast bateu de bike graças ao pokemon =D eu não ando de bike pq as ruas de meu bairro são péssimas… e eu caminho com meu pai ai ficamos conversando e tal…

      • Luciano Guimaraes (Lguimaraes)

        Mariana, eu tenho um suporte para celular preso no guidon da bike, como jogo Ingress ha 3 anos tá no sangue jogar com bike, sem problema com pokemon, alias para pegar tem que parar de pedalar, se não passa rápido. :)

    • Gabriel Giovani

      Só vi comentários negativos então vim comentar minha experiência
      Se vc andar bem com uma mão da tranquilo, tem que se acostumar a mudar a atenção pra rua e pro pokemon go muito rápido e só fazer isso em lugares pouco movimentados, se for pegar mais velocidade guarde o celular antes -inclusive tenha um jeito fácil de colocar o celular num lugar seguro se precisar agir rápido- tomando as medidas necessárias é totalmente possível pegar várias pokestops e muito km pros ovos de bike

  • André Luis Santos Silva

    Queria saber a opinião da Cristiane sobre o protocole do IIFYM, e apps relacionados (Myfitnesspal). E gostaria de indicar um podcast muto legal cujo publico que se valeria demais de seus conhecimentos, o gymcast, que inclusive ja contou com a presença de um famoso participante da casa, o ilustrissimo Dr. Pirula, a maior webcelebridade que ja participou do scicast. Mais um comentario em apoio ao projeto #guaxifitness e #Elsanoscicast. Vcs são otimos.

    • Cristiane Krohling

      Ola André. Na realidade o IIFYM é muito parecido com a “reeducação alimentar” que aplicamos a tanto tempo. Acreditamos que a alimentação/dieta não deve ser privação e sim equilíbrio.
      No conceito deste protocolo deverão ser consumidos cerca de 80% de alimentos “limpos” e cerca de 20% de alimentos “proibidos”.
      Com certeza esse conceito aliado à atividade física vai gerar emagrecimento a curto, médio e longo prazo.

  • Farley

    Vim pra ajudar o Guaxa!

  • Aff nem vou começar a ouvir, é um absurdo isso! Uma semana é bicicleta, na outra é nutrição, na próxima vai ser o quê: “Os benefícios da beterraba(urrrghh)?” Assim não dá! Tô nem aí com as veias entupidas, com o colesterol, eu quero morrer de infarto mas sabendo o que aconteceu no Japão medieval depois do último episódio, ou sobre teoria das cordas, ou sei lá, a história do hambúrguer, que seja.Pô, Me ajuda aí Scicast!!!!https://uploads.disquscdn.com/images/abda9308914a28b712cf0bc0bc1b39adcaf9813b172e21a807936b1fa4dbe1fb.jpg

    • Marcelo De Matos

      TBM ESTOU REVOLTADO COM ISSO!

      • Werther Krohling

        Não esqueça a balança e o jornal!

    • Fernando Malta

      Tarik, acho que teremos que mudar o tema de semana que vem. Eles descobriram! =O

  • Doug Floriano

    Minha dieta da Lua é diferente.. Como tudo menos a Lua.
    Ajudando o Guaxa =)

    • Werther Krohling

      Huahuahua. Adorei.

    • Tiago Bastos

      Vou adotar essa sua dieta

    • Marcelo Rigoli

      UHauahuahuha, melhor dieta

  • Agnes Pauli

    Tudo em favor dos desafios e da supressão do refrigerante na vida do guaxa!!

    • Werther Krohling

      Eu tbm!

  • Ademilson Schmitz

    muito legal o episódio… e força Guaxa!!

  • Quem vigia os vigilantes

    A Srta. Cristiane é a maior gata.

    • Werther Krohling

      VC não viu o irmão…. S2.

  • Ainda não terminei de ouvir… Cheguei no trabalho e tem reunião. Depois volto pra ajudar o Guaxa também.

    MAS queria falar uma curiosidade sobre a dieta cetóica que não foi comentada. Ela é uma dieta altamente indicada para o controle das crises epiléticas por motivos de eu não li a matéria inteira e não sei. Mas até certa época, era o único tratamento disponível para epiléticos. Um programa sobre epilepsia seria legal, falando nisso.

    Gostei do programa ter uma abordagem mais “equilíbrio, galera” ao invés de “carbo não pode, gordura não pode”, amo isso. Participei de um grupo há algum tempo que tentava fazer um low carb quase no carb, e era bem sinistro. Mas fiz várias pesquisas, e não achei dados que falassem mal das dietas low carb, só resultados positivos. Diminuição de massa gorda, aumento de massa magra, diminuição de colesterol e etc. Fiquei com uma pulga atrás da orelha por causa disso.

    Agora eu vou que meu chefe já tá me olhando feio, como se eu não tivesse prestando atenção ou fazendo outra coisa. Depois venho ajudar mais o Guaxa.

    • Cristiane Krohling

      Olá Mariana.
      O mais importante é gerar este senso crítico nas pessoas. Não podemos simplesmente aceitar as idéias sem investigar, estudar e questionar.
      Adorei seu posicionamento!

  • Johny W. Alves

    Guaxa, relaxa parece que você nunca mais vai tomar refrigerante

  • PELA SAUDE DO GUAXA E PELA ZUERA PARA COM O WERTHER

  • O desafio não é com comentários unicos? uashaushaushaushas

  • Fábio Peres

    Ajudando a campanha #bebesucoguaxa
    ._.
    Gostei do cast, fiquei com pena da entrevistada “boiando” com as piadas internas…
    ;-P
    Grande abraço!!!

  • Bernardo Muller

    Outra coisa que faltou salientar, é no consumo do ovo. Afinal, como a nutricionista disse, ele não traz problemas por si só. O problema é que o povo tem mania de fritar ovo com óleo refinado, por exemplo. Ou seja, o problema é a forma de preparo.

  • Rafael Duarte

    Faltam 3 comentários pros 50

  • Rafael Duarte

    Puxa, agora só faltam 2

  • Rafael Duarte

    digo, 1

  • Rafael Duarte

    Um mês sem refri… achievement unlocked

    • Achievement? Ele acabou de receber um Quest isso sim

  • Danilo Street

    Quero a Elsa antes e depois, por favor! E advogo por um mundo sem refrigerantes( resolução 2017) abraço!

  • Rafael Duarte

    Ok… fui o babaca q não contribuiu pra discussão, só pra brincadeira…
    Um pouco mais acertivo, queria destacar que foi um ótimo episódio e a convidada apresentou de maneira bem sóbria sua visão profissional sobre o tema… Acho que os coleguinhas que comentaram foram bem agressivos, o que reforça o bom e velho ensinamento de “Não leia os comentários”… o teclado deixa as pessoas menos educadas e empáticas…

  • Gabriel Andrade

    salvem essa vida e comentem mais e mais..

  • Gabriel Andrade

    em pro de uma Elza bizarra!!

  • Leandro Gomes

    Pela saúde do Guaxa, sem refri;
    Pela felicidade da Beta, sem tentações;
    Pelo futuro da Malu, com um papai saudável;
    Pelo cospobre do Werther…

    Nunca um comentário valeu tanto!

    • Werther Krohling

      Mas ainda tem o desafio dos 6 kilos….. Senão nada de cospobre!

      • Leandro Gomes

        Eu sou um homem de fé. Tenho fé que o Guaxa fará até jejum pra ganhar essa aposta, hahahaha

      • Bruno Fernandes

        Nossa, é assim que escreve Verta? Uma surpresa jeden Tag :)

  • Igor Danilo

    glr cast otimo mt bom, esclareceu muita coisa (agr parei com aquele um litro de coca de fds vai ser 400ml).
    E VOLTEI DA ELZA PRACA #GUAXADESINTOXICAÇÃO

  • Olá! Depois de 2 anos acompanhando podcasts, esse é o meu primeiro comentário. Pelo bem do Guaxa e para que ele possa se unir a essa corrente do bem que se afastou dos refrigerantes :) Já fazem 13 anos que não tomo refrigerante. Força Guaxa!!

    Júlio Barbosa
    Analista de Sistemas
    Recife/PE

    • Marcelo De Matos

      Que honra! =D não sei se isso é amor ou odio hehehehehehe =*

  • Celso Rosa

    Po, nennuma treta com detox? Ah não, vou embora… rs

  • Jonathan Rocha

    Fiquei com uma dúvida que não foi abordada no cast, mas acredito ser relevante ao tema, é sobre esses complexos vitaminicos que possuem grande quantidade de todas, ou quase todas as vitaminas necessárias ao organismo, vi a algum tempo, um episódia da série The Big Bang Theory, em que a Penny foi comprar um desses e o Sheldon lhe disse que aquilo era apenas um modo de ter uma urina mais espessa, o quando esses complexos podem ser úteis de fato ou até potencialmente prejudiciais?

    E como sempre, excelente cast, já estava com saudade das entrevistas que sempre são ótimas, parabéns a todos os envolvidos.

    Ps. teve uma vez que fiz uma dieta, mas o resultado não foi o esperado, em uma semana perdi 7 dias…

    Tudo por um mundo e um Guaxa mais saudavel

    • Cristiane Krohling

      Olá Jonathan!
      Os multivitamínicos apresentam vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. Existe um limite para a absorção de cada nutriente, ou seja, o excesso na ingestão de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) pode causar hipervitaminose por se tratarem de vitaminas acumulativas e o excesso das hidrossolúveis (complexo B e vitamina C, por exemplo) serão excretadas na urina. Acontece exatamente o que você citou: o indivíduo vai eliminar tudo pela urina.

  • Marcos Miguel

    Por mais um mês sem refri!!

    • Marcelo De Matos

      SAI DAQUI!
      pera… isso conta como comentario? SOCORRRRR

  • thenets

    Sem refri, Guaxa! xD

  • Odirlei Machado

    Guaxa… não vale beber H2OH, Aquarius, shweppers ou qqr outro desses refrigerantes disfarçados viu!

    • Marcelo De Matos

      Agua com gás e suco em pó conta como refri?

  • Odirlei Machado

    [OFF] – Pessoal, quais de vcs participarão da campus party?

    • Marcelo De Matos

      alguns vão! eu não =/

  • A participação nesse cast está sendo ótima, eu não sou muito ligado nessas questões acerca da nutrição e dietas (por mais que devesse), mas acredito que uma regularidade, consciência e limites na alimentação são a base de uma vida saudável.
    Estive lendo e assistindo uns vídeos do site do Dr. Drauzio e em um vídeo sobre refrigerante (sorry Guaxa) ele comenta que tudo o que nós consumimos em excesso é prejudicial.
    Segue o link: https://drauziovarella.com.br/videos-3/drauzio-comenta/vicio-em-refrigerante/

  • Maurien Aragaki

    Nossa que aposta sensacional! Eu por mim fazia um zilhão de posts só pro Guaxa parar de beber refrigerante. Sobre o cast, foi excelente, tirou muitas dúvidas e essencialmente derruba as dietas generalizadas, cada individuo tem uma necessidade

  • Werther Krohling

    Primeira meta alcançada (mais de 50 comentários) então o guaxa tem que ficar 1 mês sem beber refrigerante (se chegar a 100 ficará 2 meses).

    Agora é torcer (ou não) para que a partir do dia 01/02 até o dia 05/03 ele perca 6 kilos (mas só vale com foto da balaça, dele e do jornal desses dias).

    WK.

  • Opa, to aí pela saúde do Guaxa o/

  • Maison Chaves (lê-se Meisson)

    Acho que faltou o consumo de Beterraba nessas apostas.

    • Marcelo De Matos

      Eu para de comer carne vermelha, mas não como esse tubérculo do inferno.

  • SciCastPodcast

    GuaxaFIT, GuaxaFIT, GuaxaFIT…

  • SciCastPodcast

    dá tchau pro refri, Guaxa

  • Maurien Aragaki

    Vai ser muito legal ver o Werther de elsa

    • Marcelo De Matos

      isso é o que vai me motivar a cumprir essa aposta.

      ei ta contando meus comentarios?

      • Maurien Aragaki

        Com certeza Guaxa, meu marido parou de tomar refrigerante há anos, pra ser sincera eu não, tomo de vez em nunca, mas mudança que trás é muito boa.

  • IcaroBrendel

    Só vim aqui para ver o Guaxinim sofrer, quer dizer ajudar o Guaxa a ser mais saudável.

  • Renato Sevegnani

    Vim aqui comentar que o chocolate foi IGNORADO.
    Vocês são hereges e o Deus Cacau há de punir!

  • Rogério Porto Ribeiro

    Guaxa, EMGRECE GORDO!

  • Por mais piadas sem graça e menos piadas de gordo! Vão Guaxa!

    (Eu coloquei vão porque acho que daquele tamanho são mais de um)

  • Rosineide Alves

    Parabéns pelo cast. Adorei o tema e a maneira como foram abordadas as muitas dietas milagrosas q surgem frequentemente.

    E é claro q não posso deixar de dizer..Por um Guaxafit! Guaxa tome suco de beterraba..É muito bom!

    • Marcelo De Matos

      NUNCA pera isso conta como comentário?

  • Werther Krohling

    #guaxafit!

  • Livia Ciabati

    Vim fazer volume aqui pro Guaxa diminuir o peso! =P

  • Gabrielle

    Challenge accepted!
    Guaxa, parando de tomar refrigerante já é um começo.
    Boa sorte!!!!!

  • Esron Silva

    Já ganhamos um mês hein Guaxa.

  • Esron Silva

    Vale mais de 1 comentário por pessoa?

  • Eymael Souza

    Parando de tomar refrigerante AGORA… E ajudando o Guaxa nisso. :P

  • bpx

    Ouvi uma pequena canelada ali: Cristiane disse que Atkins morreu de um infarto. Isso é falso. Isso foi uma lenda popularizada há muitos anos por críticos da dieta. Ele morreu de um trauma na cabeça. Por outro lado, é verdade que ele teria um certo histórico de problemas cardiológicos (o que talvez gerou a lenda), mas se acredita ser mais vinculado à idade mesmo.

    • Cristiane Krohling

      Será que não foi uma queda em função do excesso de peso e falta de mobilidade? Rsrs ( ele pesava mais do que 115 kg).

      • bpx

        Hahaha… Especificamente não tem como saber… Mas foi dito que ele escorregou no gelo… eu já escorreguei no gelo e sei que não precisa falta de mobilidade ou excesso de peso. Daí pra bater a cabeça basta cair de mal jeito mesmo. Essa história de ele estar obeso também é problema de interpretação. Ele de fato teria morrido com um peso exorbitante, mas que foi adquirido por inchaço durante a internação no hospital (na admissão ao hospital ele pesava mto menos). Por curiosidade, até conferi uma entrevista com ele da época, ele não estava gordo e parecia bem saudável.

        • Cristiane Krohling

          Confeso que nunca tive tanta informação como você tem. Posso dar uma dica?
          Não faça dieta cetogênica! Rs

          • bpx

            Acho que já te decepcionei nessa dica =(
            Há uns bons anos eu era 20kg mais pesado. Boa parte desse peso foi perdido com dieta cetogênica. A dieta me agradou exatamente pelas razões que você apontou no cast: eu achei a dieta muito mais fácil de manter que outras milhares que já tinha feito, além de me sentir muito bem e enérgico. Eu também testei meu colesterol na época e só melhorou com a dieta.
            Recomendo o livro que li na época: “The Ketogenic Diet”, por Lyle McDonald. Um pouco diferente do “dogma” de Atkins, McDonald tenta ser imparcial (fazendo sempre extensas referências a artigos científicos) e aponta que a dieta não seria pra todo mundo: alguns se adaptam e outros não. E apesar da extensa pesquisa que fez nesse tipo de dieta, McDonald deixa claro que ela é somente uma de inúmeras abordagens (ferramentas) pra perder peso. Ele também deixa claro que não existem muitos estudos seguindo pacientes com tal dieta por períodos extensivos de tempo e portanto não recomenda fazê-lo (Atkins sempre disse que a dieta poderia ser feita indefinidamente).
            Então, por um lado eu concordo bastante na parte de que cada um tem que encontrar aquilo que funciona para si e por outro não vejo motivos pra descartar a dieta cetogênica como uma opção.

          • Cristiane Krohling

            E esse é o encanto da nutrição. A individualidade! Se alguém me pergunta se aplico e concordo… Vou responder que não! A melhor saída neste caso é tentar encontar sempre um profissional que se assemelhe as expectativas de cada um.
            Parabéns pelo seu empenho e resultados obtidos.

  • João Vitor

    Eu gostaria de saber como pessoas que não tenham dinheiro para ter acesso a um nutricionista podem, por exemplo, diminuir seu peso e melhorar sua saúde. #GuaxaFit

    • Cristiane Krohling

      Olá João Vitor.
      Primeiramente você deve identificar comportamentos que te levaram a engordar. Por exemplo, sedentarismo, consumo excessivo de refrigerantes e frituras.
      E o mais importante é consumir comida sem rótulos. Arroz, feijão, carnes, ovos, frango, mandioca, aveia, frutas, vegetais, castanhas, etc.
      O que são alimentos com rótulos/industriazados? Iogurte de morango, bolacha, biscoito, salsicha, linguiça, nuggets, mortadela suco em pó ou de caixinha…e por aí vai!!!

  • AR Terra

    Prezados e querido deviantes,

    Permitam-me ser deviante também e criar um pouco de polêmica…

    Assim como nada em biologia faz sentido se não à luz da teoria da evolução, podemos pensar que o mesmo raciocínio se dá para a nutrição. A lógica nos leva a pensar que os alimentos que nosso organismo está mais apto a utilizar é o resultado do processo evolutivo e acredito que as pesquisas e diretrizes futuras nessa área devam levar em conta esse pressuposto.
    A Nutrição é uma das áreas do conhecimento que mais baseia suas afirmativas em ciência de má qualidade ou em inferências. Vou dar 3 pequenos exemplos: por anos a fio fomos orientados a evitar as gorduras saturadas e alimentos com alto índice de colesterol pela inferência de que se comêssemos esses alimentos, as gorduras no sangue e o colesterol iriam aumentar, em uma inferência de mecanismo direto. A nutrição nos orientou por muito tempo que comer de 3/3 hs seria mais favorável ao metabolismo, novamente em uma inferência, sem a devida confirmação através de estudos científicos (hoje se comprova que não é assim que funciona e que essa prática atrapalha nosso metabolismo). Muitos estudos publicados e utilizados como referência utilizam questionários de hábitos alimentares baseados na memória dos participantes, o que é muito pouco confiável e produz resultados enviesados, além de serem estudos observacionais, que produzem um nível de evidência mais fraco.
    Acredito (e há, cada mais, evidências científica sobre isso) que os cereais (soja, milho, trigo, etc…) não são alimentos próprios para a nossa espécie. Esses alimentos entraram de forma preponderante em nossa dieta com o advento da agricultura e não houve ainda tempo do corpo humano se adequar à sua correta digestão. O mesmo ocorre com o leite, por isso temos muitos indivíduos intolerantes à lactose. Os cereais possuem elementos pró inflamatórios e tem alto índice glicêmico, quando em suas formas processadas (farinhas), duas características associadas à doenças em humanos. Hoje sabe-se que muitas doenças mentais tem como pano de fundo um mecanismo inflamatório cerebral e pode estar associado à ingesta de alimentos pró-inflamatórios (não é uma afirmação!). A alergia ao Gluten pode ser apenas a pontinha do Iceberg, sendo muito mais do que a conhecida Doença Celíaca… . Alimentos com alto índice glicêmico induzem a produção explosiva de insulina, o que induz à obesidade e nos torna resistentes à sua ação, que com o tempo pode desencadear o Diabetes, doença que está tomando proporções epidêmicas. É prudente pensar duas vezes antes de colocar na base de uma pirâmide alimentar alimentos à base de cereais, como o pão e as massas. E nessa esteira, entra, inclusive, os pãos integrais, pois também são de trigo.
    É nesse sentido que vejo que a Nutrição, hoje, está desalinhada do pensamento científico de qualidade. Muitas das orientações carecem de um corpo de evidências robustos. Os trabalhos científicos utilizados para dar base à sua prática são estudos observacionais, que produzem evidências mais fracas. Apenas estudos clínicos randomizados duplo cegos são produtores de evidências fortes e há carência desse tipo de estudo embasando as práticas correntes. Muitos estudos com essa metodologia produzem conclusões conflitantes com o senso comum da Nutrição.
    Há de se colocar ainda, nessa equação toda, a indústria da alimentação, que é enorme e toda baseada no açúcar e nas farinhas de cereais. Dêem uma olhada atenta em um supermercado e vejam a quantidade de alimentos que utilizam cereais em sua composição… . Colocar em cheque a validade das farinhas como alimento não é como dar um passeio na esquina…. .
    Escutei o cast e ouvi muitas certezas e rechaços à ideias incipientes e talvez promissoras, o que não é compatível com o verdadeiro pensamento científico. Na correta alimentação Low-Carb (exclui as adaptações insanas baseadas nela), por exemplo, não há aumento importante no consumo de proteínas, mas sim um aumento de gorduras saudáveis (azeite de oliva, nozes, castanhas, ovo e carne com um pouquinho de gordura) e diminuição (não exclusão) dos carbohidratos, além de ingesta de muitos legumes e verduras, que na prática ocupará mais da metade do prato. A área da nutrição, creio eu, é uma das áreas que está mais rodeada de incertezas no momento atual. Isso me incomodou um pouco e por isso a decisão de me pronunciar, colocando a minha humilde opinião. Espero que não sintam-se ofendidos, mas fiz com o intuito de introduzir uma reflexão e, ao final, poder incentivar e excelência do podcast (que adoro e acompanho todas as publicações) como divulgador de ciência.

    Um abraço!

    Alex

    • Cristiane Krohling

      Olá!
      Não existe polêmica. Fique tranqüilo.
      A nutrição não é uma ciência exata e está em constante evolução. Mas também é uma ciência vendida para indústrias e fabricantes de determinados alimentos. Por isso asseguro a importância do senso crítico do profissional nutricionista.
      Não podemos esquecer que, nós nutricionistas, lidamos com seres humanos com gostos, culturas, hábitos, preferências e limitações particulares de cada um. Nós precisamos ter a competência, conhecimento e sensibilidade de perceber a maneira que conseguiremos ter a adesão do paciente em relação à ser mais saudável ou emagrecer ou controlar o diabetes, por exemplo.
      Enfim, quando lidamos com a alimentação estamos lidando também com sentimentos, memórias e dilemas de cada um.
      Neste sentido eu não posso querer 100% de aplicabilidade científica no meu plano alimentar porque isso nâo funciona, ou funciona por um período muito curto de tempo. O que eu quero dizer é não podemos ser profissionais engessados justamente pelo fator “humano”.
      Em relação aos alimentos denominados “proibidos” ou “ruins” a minha opinião não é generalista. Ou seja, o leite, o gluten, os cereais, etc podem fazer mal para algumas pessoas e isso é adaptado no momento da prescrição.
      Você foi perfeito no comentário acerca da indústria alimentícia e desse gigante mercado do consumo.
      Achei realmente enriquecedora a sua explanação.
      Um abraço.

  • João Pedro A. Monteiro

    Como é feito para replicar experimentos na área da nutrição, tendo que cada organismo ira funcionar diferente e cada pessoa tendo sua própria dieta ?

    • Cristiane Krohling

      Olá João .
      Os estudos científicos feitos em populações específicas nos informam, ensinam e orientam sobre possíveis condutas. A prática clínica e conduta profissional nos mostra se precisamos fazer algumas adaptações e adequações para cada individuo.

  • Marcus Rosa

    Centésimo comentário. Mais um mês sem esse veneno, meu querido <3

  • Matheus Dos Santos

    Sem Refri Guaxa

  • Apenas contribuindo pros comentários múltiplos de 50. Abaixo o refrigerante!

  • Werther Krohling

    Guaxxaaaaaaaaa…… agora são dois meses sem refrigerante!!!!!!

  • Pedro Henrique Fehlauer

    Pela saúde do Guaxa, mais um comentário

  • Rafael Ramalli

    Mais um comentário pela saúde do Guaxa!

  • Caiado

    Nossa gente!!!!! Nao sei o porque mais fiquei com vontade de postar mais uma vez?!….kkkk
    #torcemossemprepeloguaxa!!!!!
    Guaxa se a galera já te apoia assim em poucos dias, mostra o quanto tu tá podendo..>.!!!!!

  • Gabriel Araujo

    vim contribuir com a saudê do Guaxa, esse episodio foi ótimo, muitos mitos cairão por terra.
    ps: sempre quis saber a formação do nossa amigo suicida comedor de beterrabas.

  • Gostei muito do cast, achei que todas as perguntas e posicionamentos foram bem feitos e embasados, não escutei nada que pudesse gerar mimimi.
    Pela saúde do Guaxa!

  • Victor Hugo Silva

    Querido pessoal do Deviante, eu vou ouvir agora os podcasts desta semana, queria avisar que eles não apareceram na CloudRadio, houve algum problema? Abraços!

  • Gustavo Hashimoto

    Acompanho o Scicast à um tempo, e esse me fez abrir os olhos pra questão do refrigerante. Provavelmente devo parar de beber essa bomba de açúcar e focar em iniciar alguma atividade física. Na verdade, vim aqui comentar para ajudar o Guaxa e pra parabenizá-los pela iniciativa deviante.

  • Julie

    Força, Guaxa! Você pode substituir o refrigerante por suco de beterraba, por exemplo. Só não vale trocar o refri por suco de saquinho ;)

  • Heverton Henrique Ribeiro

    Adorei o tema do ultimo SciCast!
    Sou praticante de triatlon e vejo que é muito comum entre nós praticantes o uso de dietas “low carb” para assim buscar a redução de peso, para uma determinada competição, além de suplementações exageradas. O que acho um grande erro sendo que temos períodos que os treinos passam de 12 horas durante a semana (Sim, eu trabalho e sim às vezes acho que o trabalho atrapalha os treinos! :P), podendo haver muito mais aos finais de semana, os chamados longão.
    Sempre defendi que a melhor maneira de emagrecer é gastar mais energia do que ingere, podendo consumir de tudo um pouco, sem exageros, sem restrição, optando por alimentos não industrializados e sem se sentir culpado. O único ponto que gosto de fazer sempre é não comer o mesmo alimento por mais de 2 dias, acredito que assim o meu organismo não se “acostuma a processar” um tipo apenas e acaba trabalhando melhor.
    Sem querer me estender mais ao assunto, gostaria de saber se dietas como a do mediterrâneo são indicadas para pessoas que alto gasto calórico?

    • Cristiane Krohling

      Olá Heverton.
      Acredito que você esteja no caminho certo. Em relação à dieta mediterrânea , ela nada mais é que um estilo de vida saudável e equilibrado , uma vez que não exclui nenhum grupo alimentar importante ao organismo.
      Abraço e bons treinos.

  • Kurahara

    Esse podcast foi muito triste para mim, pois como o Guacha, eu sou um MANIACO por refrigerante e este episódio me deixou com um enorme peso na consciência hahaha… É…vou parar de tomar isso!
    Quanto aquela parte do leite não ser dado para o gado adulto por conta do preço, eu discordo. o gado afinal é um ruminante e ingerir leite pode trazer alteração no pH e consequentemente uma alteração na microbiota ruminal, os leite q os bezerros tomam, por questões anatômicas, passa do esôfago diretamente para o abomaso(que é o estômago químico) pela goteira esofagica!

  • Kurahara

    Ah! E força Guaxa hahaha

  • Vivian Cappai

    Se está no prazo de validade é bem-vindo
    #ForçaGuaxa

  • Contribuindo pra tristeza do Guaxa :P

  • Lucas Powl

    eu tô fazendo a dieta do bate. bate panela, bate prato,

    bate copo

  • Lucas Powl

    gente, a musiquinha tema do casamento da minha irmã é uma musica triste, agora tudo faz sentido

  • Júlio

    Passando para contribuir com a saúde do Guaxa ☺

  • Wendel William

    Tarik o documentário que questiona as propriedades do leite se Chama Milk e não Cowspiracy.
    Quanto ao documentário ( Milk) ele abordas varias questões sobre o uso do leite e todas respostas encontradas tem o apoio de especialistas que aparecem no documentário.

    Excelente programa Abs.

  • Lucas Dos Santos

    Deixando minha contribuição pra Guaxa sem refri, também to sem por duas semanas.

  • Guaxa, me procura.
    Eu tinha um cliente que tomava 2 litro de coca por dia, e depois da reprogramação mental, ela parou. Eu acredito que todo mundo sabe minimamente o que precisa comer para emagrecer. A questão é: por que não fazem a dieta certinho?
    – Trabalho respondendo essa pergunta.

    Me manda um email para eu te ajudar a se livrar do refri: [email protected]

  • Rodrigo Dias

    É esse o post do desafio 50 comentários por 1 mês sem refrigerante?
    Então tá comentado kkk

  • O’Paz Juliano

    Guarda, sem refri. Já!

  • Emilio Mansur

    Aqui vai menos um gole de refri pro Guaxa :)
    Muita vontade de compartilhar minha experiência, mas sou “vítima” da individualidade, então prefiro não influenciar ninguém e que cada um decida o que é melhor pra si. Saúde e sucesso a todos.
    @cristianekrohling:disqus, volte sempre e obrigado pelas dicas ;)

    • Cristiane Krohling

      Obrigada!

  • Benício Pereira

    Adorei a entrevista! Principalmente em ver contrapontos na low carb. Ano passado eu encarei a dieta por 2 meses e perdi bastante peso, porém a custo de todos os sintomas que a Cristiane citou, alguns em maior evidência que outros. Mas eu tenho uma pergunta: e o glúten? Realmente é inflamatório? Ele de fato estaria associado a tantos males como dizem por aí? No episódio foi citado que ele seria mais um espantalho das dietas, mas senti falta de algo mais aprofundado sobre ele

    • Cristiane Krohling

      Olá Benício.
      Não existe a necessidade de preocupação excessiva com o glúten pois ele é inflamatório para pequena parte da população. Isso se descobre com exames específicos e aprofundados. Se você sentir algum desconforto específico ao consumir alimentos fontes de glúten procure um médico para inciar a investigação. E se for diagnosticado qualquer tipo de intolerância ou alergia ao glúten eu aconselho procurar um nutricionista para a adequação da alimentação.

      Abraço.

  • Werther Krohling

    Rumo aos 3 meses sem refrigerante….. #guaxafit!

  • Luan Muller

    whay protein recomendado para idoso quer dizer idoso maromba

    • Cristiane Krohling

      Olá Luan.
      Não necessariamente! Pois o whey protein é apenas a proteína de alta qualidade/alto valor biológico do leite. Geralmente idosos possuem muitas dificuldades de mastigação, deglutição aliados à perda do paladar ocasionando um consumo inadequado de proteínas nesta fase da vida. Por isso podemos ajustar com este suplemento.

  • Marcos Paulo Morale

    Sensacional!!!! Adorei esse cast e tenho de passar por aqui para dar aquela força pro Guaxa parar de tomar refri :)

  • Aldes Santos

    Cristiane, o podcast foi maravilhoso! Parabéns pra todo mundo!

    Tenho duas dúvidas: aquelas águas saborizadas e gaseificadas são tão ruins quanto refrigerante? E qual a diferença entre alergia e intolerância?

    Abraço!

    • Cristiane Krohling

      Olá Aldes. Obrigada.
      As águas industrializadas saborizadas e gaseificadas normalmente contém açúcar e conservantes o que as torna tão ruins quanto o refrigerante. Sugestão: água saborizada caseira.
      Especificamente em relação ao leite a alergia é sempre em relação à proteína do leite e envolve sempre uma resposta do sistema imunológico e a intolerância ocorre em relação à dificuldade do organismo digerir e absorver lactose (açúcar do leite) por deficiência da enzima lactase.
      Abraço.

  • Milena

    Força, Guaxa!

  • Werther Krohling

    Opa, 3 meses sem refrigerante!!!!!!

  • Alessandro Bezerra

    Contribuindo para a aposta do guaxa….

  • SciCastPodcast

    eeeeeeeeeeeeeeeeeee Guaxa 3 meses sem Refri

  • Raphu

    #guaxafit

  • Daniel Carvalho

    Tá muito ruim ter q converter o arquivo pra depois baixar.
    Agora estou tendo que selecionar os que eu realmente quero ouvir.
    :/
    Pq isso está acontecendo?

    • Fernando Malta

      Fala, Daniel. Você pode clicar em “baixar” pra baixar o arquivo na versão M4A, também. Aí é sem conversor. ;-)

  • Giullian Nobrega

    1- Cast muito, muito bom e esclarecedor. Muito obrigado galera por este Cast. Parabens Cristiane. Muito esclarecedor de verdade. inclusive melhor resposta para minha pergunta ate hoje.

    2 – #Guaxafit

    3 – #FrozenWerther (se empolgou na frente da irma, vai dar ruim)

    • Werther Krohling

      Calma cara pálida. Agora tem o desafio de 6 kg em 1 mês. Senão nada de Frozen.

      • Giullian Nobrega

        A esperanca e a ultima que morre. todos pela saude do Guaxa. (e pela Elsa alema) :)

  • Daniel

    Estou aqui para dar aquele apoio moral pro Guaxa! Refrigerante nunca mais! E Força na segunda parte do desafio para que nosso querido Werther cumpra sua parte!

  • Diogo Souza

    Guaxa por mais um dia sem coca-cola

  • Michel Santos

    Comentando por um mundo com mais Elsas’s e também pela saúde do guaxinim :) . Quando vamos ter o desafio em que o Fencas vai se vestir de mulher gato?

    • Fernando Malta

      A pergunta é: quando vão esquecer disso? ¬¬’

      • Werther Krohling

        Nunca!

  • Igor Vieira

    Quero só ver se o Guaxa vai mesmo cumprir esse desafio…

  • alisson labres

    Todos na luta para salvar a vida do Guaxa, quer dizer todos nos comentários.

  • Darley Santos

    Dieta é coisa séria, que ao mesmo tempo dá pra levar sem neura! Gostei da nutricionista desmistificando as falsas propostas de dietas, mas ao mesmo tempo fica evidenciada a falta de consenso a respeito das várias formas de dietas – um nutricionista diz isso, outro diz aquilo. Enquanto isso, a dança continua: ora a carne vermelha é bem-vinda. obrigado, ora parece um vilão mau-caráter! Eu prefiro ir comendo de tudo um pouco, sem exagerar em nada, segundo o princípio da moderação (bom, pelo menos tento!).

  • Luiz Felipe

    Pela saúde do Guaxa! Rumo aos -6 kg!!!
    Sem Refri!
    E pelo cosplay do Werther!
    Excelente programa.

  • João Nunes Rios

    Episódio muito aguardado! Sou vegetariano ovolacto – fui vegan por um tempo mas eu sou muito desleixado para cozinhar então dei control z nessa ideia – e não tenho certeza nenhuma se é uma alimentação ideal kkkkk!!

    Por causa dessa incerteza eu procurei nutricionistas e fiz uma bateria de exames. Deu uma leve alteração na glicose porque meu jejum para o exame foi longo demais e uma carência de vitamina D que, para resolver, me foi receitada vitamina em gotas. Tirando isso está tudo ótimo, segundo a nutricionista: ferro, colesterol, vitaminas etc

    Isso me deixou bem tranquilo em relação ao vegetarianismo. Não como carne há mais de 15 anos e só não sou vegan por causa da minha exterma inabilidade gastronômica e também pelo social, pois ninguém mais da minha família segue essa alimentação. Com o tempo eu fui comprovando o óbvio: como de tudo um pouco, que seja o mais natural possível, frutas com todas as refeições e nos intervalos delas também, bastante água e exercícios. Aí pode rolar pizza, refri, cerveja, doces, frituras etc etc sem exagero e sem culpa!

    Excelente cast, fiquei feliz com a determinação do Guaxa e estou torcendo por ele!

  • Julissy

    Pela saúde do Guaxa, sem refri;
    Pela felicidade da Beta, sem tentações;
    Pelo futuro da Malu, com um papai saudável;
    Pelo cospobre do Werther…

    Leandro definiu bem haha.

    Adorei o cast,queria mais 2h de entrevista!

    • Werther Krohling

      Lembre-se que ainda tem o desafio dos 6 kg do guaxa… Senão nada do cospobre!!

  • Edu Balbino

    To Passando aqui só pra ajudar o Guaxa a fazer o Werther a se vestir de Elsa.
    Lerigooooooll

  • Rinaldo Igual Junior

    Pelo corte de refrigerante… Eu voto sim senhor presidente!

  • Bruno May

    Vai nessa guaxa, nesse momento ja nos deve 3 meses

  • odair

    Vale dividir o comentario em varios só pra ajudar o guaxa a não tomar refri?

  • odair

    Gostei muito do episodio, até gostaria de poder ir em um nutricionista pra saber oq tô gordinho pq eu não como muita porcaria, deve ser só pq eu nao faço muito exercicio mesmo.

  • odair

    Finalmente o cast de entrevista voltou, faz bem uns 100 programas ou mais que não tem nenhum desse tipo

  • Raphael Wilker

    Eu vim aqui, só para ajudar na promessa do Guaxinim.

  • Celso Rosa

    Gente, eu acho isso maldade!!! Não tirem o refri do Guaxa!

    • Celso Rosa

      Reiterando, não tirem o refri dele, tadinho!

      • Celso Rosa

        É sério, não to só fazendo volume pra alcançar a meta da aposta. Não faz isso com o coitado!!!

  • Rebeca da Gama

    Que legal ouvir esse episódio (muito bom!) no fim de semana em que começo uma dieta receitada por nutricionista. Tô padecendo já na primeira vez em que tomo um suco verde detox, que é o único componente do meu café da manhã. Já dá pra perceber a má qualidade da minha relação com a comida da dieta rsrs
    Achei legal a Cristiane falar quando é a opinião dela e não uma coisa definida, ou que ela recomenda ou não.
    Guaxa sem refri :D

  • Rodrigo Bodas

    Guaxa, Bom regime.
    Boa sorte!

  • Rodrigo Bodas

    Eu ja fiz muitos regimes, desisti, pela minha felicidade pessoal.
    Hj com 130 kg mantenho esse maximo…
    A unica que deu certo comigo foi sem carboidratos…

    • Cristiane Krohling

      Olá Rodrigo.
      “Regime” e ‘dieta” normalmente tem data pra começar e terminar, tornando todo o processo dolorido e provisório.
      O mais importante é mudar hábitos para a vida! Os resultados serão mais satisfatórios e duradouros.
      Abraço.

      • Rodrigo Bodas

        Recomenda algum profissional em Sp/Capital?

        • Cristiane Krohling

          Primeiramente vc precisa identificar o que está buscando.
          Se o seu objetivo for reeducação alimentar e emagrecimento saudavel eu te convido a conhecer meu site http://www.palavradanutricionista.com na seção “como funciona”. Lá eu descrevo a metodologia de trabalho. Será uma satisfação poder te ajudar.

  • Eric Adan

    Vim aqui comentar só pela saúde do Guaxa <3

  • Eric Adan

    agora, tenho nda pra dizer não…

  • Eric Adan

    … Mas vou fazer tipo twitter, comentários com 140 caracteres…

  • Eric Adan

    #GuaxaSemRefri

    • Werther Krohling

      #guaxafit

      • Eric Adan

        #GuaxaAbraçadoPorUmaSóPessoa

  • Edenilson Ferreira

    6 quilos!!!!!!!! vamos lá Guaxa!!!!!

  • Luiz Augusto Calvo Tiritan

    Postando aqui só pra ajudar o Guaxa a não tomar mais refri e pelo Werther de Elsa!!! Ótimo cast!

  • Rafael Hansen da Silva

    Obrigado pelo podcast.

  • Tiago Paulo

    Vi, postar só para zoar o guaxa. (Zoar não, queremos o seu bem guaxa)

    Fiquei 1 ano sem tomar refri, resolvi tomar uma latinha pra ver… parecia que eu tinha sido espancado por lutadores de MMA, meu estomago parecia que ia explodir e sair um Alien de dentro. Nunca mais tomei e passei a ter repulsa, mais 6 meses sem refri.

    Quando vejo uma criança tomando refri da vontade de perguntar se a pessoa daria cigarro ou maconha pra criança? “Nãaaaao, nuncaaaa” então porque da uma porcaria de uma droga igual ou pior pra criança assim?

    Sobre nutrição, acho incrível como existe pseudagem nessa área e como absolutamente não gera nenhum problema em divulgar isso em mídia.

    A minha crítica, é que talvez o profissional de nutrição tenha problemas devido a quantidade de profissionais não tão bons. Sempre fui obeso, devo ter visitado ao menos 10 profissionais diferentes em São Paulo e com exceção da ultima, todos os outros profissionais perguntaram meu nome, fizeram duas perguntas e me deram um A4 padrão com uma restrição alimentar cabreira sem me explicar nada e sem considerar nada do meu caso. Por culpa desses 9, eu mesmo era bem desiludido, “se é para pegar uma lista padrão pra todo mundo, eu pego na internet”.

    A minha nutricionista atual por outro lado foi um trabalho extremamente positivo.

    • Cristiane Krohling

      Pois é Tiago. Profissionais ruins existem em todas as áreas , inclusive na nutrição.
      Pena que vc não deu muita sorte com suas experiências.
      O grande problema é que perdeu-se o encanto pela individualidade e isso explica tantas consultas genéricas.
      Abraço .

  • Gustavo Walbon

    #MaisGuaxaMenosRefri
    Nunca antes (tirando pelo Tarik de Elsa) valeu tanto um comentário.

  • Pabllo Barbosa D. Araujo

    #MAISGUAXAMENOSREFRI tá com quanto tempo até agora?

  • Pabllo Barbosa D. Araujo

    Repetido vale ? #guaxaSemrefri

  • Carlos David

    Ta muito fraco esses comentários… tem que ser mais de 8.000…

  • Katia Aline dos Santos

    Pela dieta do Guaxa

  • Gabriel Santos Magalhães

    #GuaxaFit

  • Gabriel Santos Magalhães

    Só quatro meses sem refri até agora, tá pouco deviantes vamos fazer o guaxa 1 ano sem refri ^^

  • Kssicarvalho

    Queremos ver o Guaxa sem refri.
    Parabéns pela entrevista

  • Cristiane Krohling

    Olá Nanaka. Obrigada por participar.
    Para garantir a saúde física e mental é importante manter uma alimentação equilibrada e variada, sem excluir grupos alimentares. Desta maneira você irá garantir a adequada ingestão de todos os nutrientes importantes ao organismo.
    É fundamental evitar excesso de bebida alcoólica, açúcar e alimentos ultraprocessados cheios de aditivos. Todos estes tem grande potencial inflamatório.
    Equilíbrio é a chave da saúde!!!!

  • Vim só ajudar na quantidade de comentários! Mas ótimo cast!

  • Alessandro

    Olá Deviantes e derivadas, impossível não vir aqui comentar, o cast foi ótimo e muito esclarecedor me identifiquei muito com a posição da Cris a respeito da não existência da dieta perfeita, já fui traumatizado quando criança por ser gordinho e acabei fazendo uma dieta louca e perdendo 25 e tantos quilos, não foi nada saudável, mas no fim percebi tamanha bobagem e sai sem sequelas dessa hahahaha, agora mais consciente (e mais maduro) busco uma alimentação saudável e equilibrada afinal já dizia aquela citação latina “mente sã em corpo são”, um abraço a todos e já ansioso para o próximo cast e bota mais um comentário na conta do Guaxa!

  • Edcarlos Santana

    Guaxa sem refrigerante

  • Lucas

    Depois dessa acho q vou parar de tomar refri haha

    • Werther Krohling

      Eu também

  • Gabriel Henrique

    217 comentarios guaxa to aki para sua saude ?? eu ouço o Scicast pelo aplicativo de podcast mais dopois da aposta q vcs fizeram fiz questão de vir ???.
    Mais sem brincadeira agora vcs fazem um otimo trabalho eu me divirtu muito com vcs, sabe como eu descobri vcs foi por que o guaxa participou em alguns ep da Opex Cast e os membros da Opex falaram muito bem de vcs por la e tivr curiosidade e nao me arrependo nem um pouco e agradeço muito pelos momentos que voces me deram e que continue dando o otimo trabalho Um Brasos imenso para todos menbros do Scicast amo muito voces

  • Gustavo Pires

    Vamos lá Guaxa! Para cada mês que você ficar sem refrigerante, eu vou beber um copo por você. Hahah, brincadeira. Cortei o refrigerante no início do ano e tem sido ótimo.

  • Arthur Bardella

    E eh por isso q tem q ouvir os novos, mesmo para quem ainda não terminou de ouvir os antigos.

  • Tiago Andrade

    Bora Guaxa. Por um ano sem refri.

  • Diogo Barboza

    Cada 50 posts = 1 mês sem refrigerante. Já passaram dos 200 hahaha

  • Marina

    Parabéns pelo cast gente! Vai Guaxa!

  • Ted Da Cunha

    Só vim comentar pro Guaxa deixar de tomar refrigerante.

  • Daniel Santos

    Pelo Guaxa (ou não)

  • Fernando Malta

    Oi Bere,
    Agradeço seu comentário.
    Sobre a crítica aos pontos levantados, deixo aos especialistas esclarecerem pois, de fato, não tenho envergadura para tanto.
    Agora em específico a chamar o programa de definitivo, caso não tenha ficado claro no programa, era apenas uma piada, um exagero ante um tema reconhecidamente controverso e com desenvolvimento constante do entendimento científico. Afinal, como você mesma bem disse, a ciência não deve ser calcada em verdades absolutas, dado que este é apenas um ideal intangível.
    Abração!

  • Pablo Neves

    Guaxa, não é pela maldade, mas realmente nos importamos com sua saúde! :P

  • Cristiane Krohling

    Olá Bere.
    Toda conduta nutricional é embasada pela ciência, porem não existe verdade absoluta no que se diz respeito à saude e alimentação.
    Vegetarianos poderão te fornecer dezenas de artigos cientificos comprovando a saudabilidade da alimentação rica em carboidratos e isenta de proteina animal.
    Fisiculturistas certamente acreditam que suas escolhas são as mais sensatas e adequadas.
    Isso também acontece com os “pro leite e contra leite”. E assim por diante.
    A “informacão” nunca esteve tão disponivel para todos. Porém, o “conhecimento” é bem particular.
    Eu só quis alertar para o atual terrorismo nutricional que estamos vivendo e trazer uma visão mais humana.
    Eu poderia apenas ter replicado as “informações” dos diversos estudos existentes na área paleo e lowcarb mas decidi utilizar meu “conhecimento” para explanar minhas opiniões.
    Abraço.

  • Rodolfo Pimentel

    Pela saúde do Guaxa, sem refri;
    Pela felicidade da Beta, sem tentações;
    Pelo futuro da Malu, com um papai saudável;
    Pelo cospobre do Werther…

    Nunca um comentário valeu tanto!

  • Rodolfo Pimentel

    Sou um péssimo comentarista de podcasts, mesmo tendo quase 10 anos como ouvinte. Dessa vez fiz questão. Parabéns Deviantes;

  • Mateus Pacheco

    Excelente entrevista.
    Tive a sensação de ter tido uma consulta particular de graça.
    Parabéns!

  • Pela saúde do Guaxa, pela família tradicional brasileira, pelo fim do refrigerante em todas as residências deste país, por Odim, por Asgard, pela rainha, eu voto SIM.

  • Alessandro Melo

    Parabéns! Adorei o Cast. Bora ficar sem refri Guaxa. ??

  • schouery

    Rumo aos 250 comentários…

  • Julio Cesar Banharo

    Pela saúde do Guaxa!

  • Diego Kornillo

    O programa foi sensacional parabéns pela entrevista e parabéns Cristiane pelas explicações que ficaram claras e mostrando a importância de um acompanhamento com uma Nutricionista ao invés de blogueiras fitness (que mesmo não podendo receitar indicam dietas da moda).
    Sou noivo de uma nutricionista e irmão de outra e em conversas que já tivemos elas pensam bem parecido com vc em diversos temas, mas já vi entrevistas de outros profissionais e eles tem o pensamento completamente oposto e acho que realmente por ser uma área que está sempre em constante evolução existe essas dietas (malucas) variadas.
    Em relação ao leite com essa linha de pessoas contra e pessoas a favor do leite entendo que vai seguir igual ao ovo por um tempo até chegarem (ou não) a conclusão, mas sei que uma dieta sem lactose é bem restritiva e complicada pois minha mãe desenvolveu uma alergia bem severa e aqui em casa tivemos que adaptar muitas receitas por conta dela e muitos alimentos que nem imaginávamos vai leite em sua composição. Por conta disso acredito que uma dieta restringindo leite sem a necessidade dessa restrição é prejudicial para o organismo já que quando a pessoa tomar leite de novo pode apresentar intolerância a proteína.

    Dito tudo isso mais uma vez meus parabéns pelo programa o Deviante com todos os seus podcasts está cada vez melhor.

  • Derzu Omaia

    Sem refri!

  • Márcio José Pedroso Dias

    Guaxa, fazendo minha parte.

    Já faz 10 anos que não ponho um gole de refrigerante na boca. Tive que parar depois uma crise de gastrite.
    E ruim nos primeiros seis meses. Depois tu não sente mais falta.
    No mesmo momento não usei açúcar nem adoçante em nenhuma em bebida.
    Incrível como as bebidas ficaram mais saborosas.
    E a gente ganha o super poder de detectar açúcar em todos os alimentes.
    O famoso pão francês da para sentir quando o padeiro exagerou no sal ou no açúcar só no cheiro.
    Até a cerveja melhora.
    O chato e toda a reunião com amigos / família / colegas tu tem sempre que explicar que não bebe mais refrigerante e a pessoa fazer cara de ofendida.
    E na lanchonete / restaurante tu pedir um café e o garçom perguntar se tu quer açúcar ou adoçante, tu responder que nenhum dos dois e essa pessoa lhe olhar como tu fosse um alienígena.

    Bem vindo ao mundo dos sem-refri.

    Marcio Dias
    Salto / SP / Brasil

    • Cristiane Krohling

      Parabéns Márcio. Não é fácil excluir o açúcar…mas incrivelmente a vida fica mais saborosa e saudável!
      Abraço.

  • Elias Carpeggiani

    Programa show!! Abaixo o refrigerante/açúcar! Faço a dieta mediterrânea-lowcarb-paleo, ou não… e estou pouco me lixando pra nome de dieta, mas sim pra minha saúde!! Sou praticante de natação e nutrição (acompanhado de profissional). Bjs a todos!

    • Cristiane Krohling

      Parabéns Elias! Chega de rótulos. o Importante é mudar os hábitos buscando uma saúde melhor!

  • Elias Carpeggiani

    E já estamos com quase 5 meses sem refrigerante… e subindo!!! Força Guaxa!

  • Jordana Müller

    Quero ver o Guaxa tão fininho que vai poder fazer uma cospobre fit da Elsa;)

    • Werther Krohling

      Eu tbm

  • Jordana Müller

    Agora uma dúvida sobre a questão do colágeno. Alguém que pratica corrida de rua, faz musculação, tem uma alimentação saudável (eventuais feios deslizes quando vai visitar a avó ou quando passa no rodízio de sushi) que está dentro do seu peso correto, com um percentual de gordura que varia entre (19~20%) e que tem notado um enfraquecimento de unhas, queda de cabelo e uma certa flacidez na pelo. Mesmo nesse caso o colágeno não traria nenhum benefício? E por que? Falo de colágeno hidrolisado em pó tomado com leite/iogurte, não as cápsulas caras com quase nada de colágeno dentro.

    • Cristiane Krohling

      Olá Jordana.
      Consumir colágeno não necessariamente significa que seu corpo produzirá colágeno, pois quando consumimos qualquer tipo de proteína ela pode ter destinos bem diferentes como produção de hormônios, enzimas, anticorpos, construção de tecidos e fornecimento de energia.
      Sabe-se, porém, que o consumo de vitamina C é um fator que auxilia a produção no colágeno. Então capriche nas frutas frescas e vegetais variados. Além disso, é importante analisar se o seu consumo de proteínas de alto valor biológico está adequada (carne, ovo, frango, peixe, leite e derivados).
      Abraço.

  • Thiago Luiz Corrêa

    Parabéns pela atitude Guaxa, o desafio partiu de você. Tamo junto!

  • Ana Da Rocha Kurata

    Olá meus queridos, podcast fantástico, acho que temas de nutrição podem ser divididos em uma série inteira, por macronutriente ou algo assim pois é um tema muito rico
    Vou indicar esse cast pra muitas pessoas pois estou cansada de discutir sobre dietas da moda.
    Parabéns Guaxinim pela determinação, estamos aqui te apoiando
    Dica, já viram receita de fanta caseira? Basicamente é um mix de suco de laranja e limão com água gaseificada e cenoura pra dar cor, é bem mais gostosa do que a original
    Beijos laranjas ;)

  • André Ferrer

    Tem alguma restrição individual, guaxa?

  • André Ferrer

    Só pra saber mesmo

  • Raul Gustavo

    Mais um :)

  • Willian Rochadel

    Muito bacana a conversa quebrando os paradigmas dos milagres das dietas.
    O difícil é manter uma alimentação balanceada durante a semana e com pouco tempo para preparar os alimentos.
    Sobre isto, valeria um bom episódio.

  • Leonardo Miranda Ribeiro

    Vai Guaxa. Você consegue!

  • Rodrigo Moralles

    Vaai Guaxa!

  • Márcio Silveira Ribeiro

    Ajudando o Guaxa e contribuindo:
    eu faço low carb e uma especie de Paleo, como só comida preparada, fresca, não como farinha de trigo nem cereais… dieta baseia-se em carne, gordura, salada e raízes. Me adaptei muito bem, não é mais dieta, é estilo de vida.
    e perdi 7kg em 7 meses….

  • Ivan Boletta

    Belo programa
    Força Guaxa

  • César Amorim

    Acho que o Guaxa subestimou o poder do HUE dos deviantes…

    Faz um tempo que limitei o refri da minha dieta, e estou vivo!
    Só não eliminei completamente, pq indiferente do que se faça, a gente morre né? hehehe (Tariquei, agora)

    Vai ficar tudo bem, acho. FORÇA GUAXA!

  • marcos roberto

    Olá,eu tinha algo pra falar mais esqueci,de qualquer forma os deviantes( antigos amigos do pause #ripsilmar)foram convocados pela saúde do Guaxa.

  • Thais Zochi Simino

    Nunca fiz nenhum comentário, só estou comentando para o Guaxa não tomar mais refrigerante.

  • Thiago Da Cunha Borges

    Werther de Elsa
    A Elsa está virando o novo Prometheus do scicast!!!
    Kkkkkkkkkk
    Taricou! Taricou!
    Força na dieta Guaxa! Vou fazer junto contigo

  • Vlad Xavier

    vamos lá guaxa!

  • Carol Costa

    O tema veio em ótima hora, porque estava caindo no erro arrogante de tentar ajustar minha alimentação baseada em meus achismos e aplicativos de contagem de calorias. O programa foi o incentivo que faltava pra procurar um nutricionista!
    E Guaxa, dedico este comentário ao seu pâncreas :3

  • Felipe Viveiros da Rocha

    Ótimo podcast! =D
    Mas na verdade só vim aumentar o número de comentários mesmo! =D

  • Soymara Ribas
  • Marlyni Zens

    Pela saúde do Guaxa, sem refri;
    Pela felicidade da Beta, sem tentações;
    Pelo futuro da Malu, com um papai saudável;
    Pelo cospobre do Werther…

    o/

  • Soymara Ribas

    Pela saúde do Guaxa, sem refri;

    Pela felicidade da Beta, sem tentações;

    Pelo futuro da Malu, com um papai saudável;

    Pelo cospobre do Werther…
    Pelo visto a Guaxa ira ficar cinco meses sem refri

  • Gustavo Renda

    Força Guaxa! Excelente Podcast/Entrevista

  • Missa

    estou a 1 ano sem refri depois de um tempo a vontade de tomar diminuir bastante , mas se abrirem uma pepsi do meu lado…difícil.

    Vamos guaxa acreditamos em vc!

    • Missa

      ps; Beterraba é uma delícia.

  • Bruno Eliam

    Vamos lá guaxa! Muito digno seu compromisso, guerreiro! Hahaha

  • Bruno Eliam

    Duas dúvidas que não ficaram claras.

    Respostas a comentários contam como comentários?

    Comentários de pessoas repetidas, tipo esse meu, conta?

    • Luiz Augusto Calvo Tiritan

      Era isso que eu tb queria saber, por isso sugeri uma contagem de tempos em tempos.

  • Passei para dizer que eu não vou corroborar com tal conspiração para com o companheiro Guaxinim, quem hoje em dia vive sem o sangue negro capitalista que usa a cor vermelha? QUEM? Então eu não vou participar…

    em off: (oi!? o que? era só comentar? como assim? ah não meu!)

    Bom…ferrou!

  • Luciano Guimaraes (Lguimaraes)

    Em prol da Felicidade do Tarik, da Saúde do Guaxa e da Tristeza do Werther. Mais um pra conta.

    • Werther Krohling

      Triste? Longe disso! Zoeira é comigo mesmo.

  • Ana Da Rocha Kurata
  • Jun Ohashi

    Fala Guaxa, troquei o Refri aqui em casa por chá verde e chá tostado também , tudo açúcar Zero. Minha filha acostumada com chá verde quando foi numa festinha não conseguiu beber um copo de coca-cola, hahaha. Só que agora quando rola festinhas tenho que mandar o chá dela junto. A gente não vive pra sempre , mas com saúde é melhor né !!!! Tamo Junto !!!

  • Fernando Maia Filho

    Excelente cast!
    Corroborando o que a Cristiane disse sobre a dieta mediterrânea deixo um link para uma pesquisa sobre Alimentação de estilo mediterrâneo ligada a maior volume total do cérebro. http://www.neurology.org/content/early/2017/01/04/WNL.0000000000003559.full.pdf+html

  • PauloAlbq

    Meu objetivo é fazer com que o NUNCA MAIS tome refrigerante na vida. Quando estiver fechando o prazo dos 50 comentários vou voltar aqui e adicionar mais 50 comentários till the end of my life. MUAHAHAHA.

    Brincadeiras à parte Marcelo, no início de 2015 parei de tomar refrigerante e desde então me sinto bem melhor com meu corpo e com minha saúde. Sorte em largar esse vício! :)

  • Eu vim dar apoio ao @MarceloGuaxinim e esqueci de fazer a pergunta, vamos lá, são duas;

    – Primeira: Aquele famosa “secada” que lutador faz muito para bater categoria, mesmo sendo esporádica, tem quais malefícios a longo prazo?
    – Segunda: Toda re-educação alimentar no inicio a pessoa passar por alguma mudança, principalmente da flora intestinal? ( tá osso! )

    Obrigado
    Valeu adorei o Cast.

  • gfkauer

    Até eu que costumo ser silencioso nos podcasts preciso colaborar com este desafio.

  • Dany Madrid

    Excelente…Quero outro cast com ela! A irmã do deus do Wifi!

  • diogoryu

    pela saúde do guaxa, mais um comentário e menos um gole de coca

  • Alex Bosa

    Vim pelo Guaxa =)
    E a todos os deviantes, obrigado por mais esse cast delicioso.

  • Dennys Azevedo

    Pode escrever um bot para fazer vários comentários por mim?

  • Rafael Pereira

    Ótimo programa. Esperando um sobre anabolizantes pela ótica do scicast.
    Contribuindo para o desafio mês sem refrigerantes

  • Elvis Rocha

    Força Guaxa, pense que poderia ser pior com a restrição temporária de bacon, churrasco, lasanha, sorvete…

  • PauloAlbq

    Comentário diário pela saúde do Marcelo – 09/02/2017.

  • Marcelo Rigoli

    Eu vim aqui deixar minha humilde contribuição para a tortu… desafio do Guaxa! E claro, para ver o Cospobre do Werther!

  • Maximiliano Rezende

    Olá pessoal, nunca fiz um post tão valioso. Parabéns pelo programa e, é claro, parabéns Guaxa pela iniciativa. Abraço a todos.

  • 300!

  • Lisbeth

    Fiz bem em abandonar o refrigerante mesmo!

  • Natália Mincov Costa

    Mais um comentário :)
    Muito bom o Cast ;)

  • Yugenk

    Ta valendo ainda comentar pro desafio?

    • Fernando Malta

      Já acabou, rapaz. Mas valeu ainda assim. ;-)

  • Chiesa

    Pela saúde do Guaxa!

  • Yuri Motoyama

    Muito baummmmmmm
    Adorei essa entrevista, aliás como pesquisador da área da saúde eu adoro quando abordam temas próximos a minha área de estudo! Parabéns!!
    Há um tempo atrás eu gravei um cast com uma psicóloga que trabalha com emagrecimento. Muito interessante ver esse lance do controle da composição corporal sob o olhar de um psicólogo. Quem quiser dá uma ouvidinha aqui…
    http://quatrode15.com.br/podcast-58-mudanca-de-habitos-para-emagrecer/

  • Felipe Alves

    Pelo castigo do Guaxa!!!
    Já está em quantos comentários?

  • Gutenberg L. Santos

    #Guaxa-6 #LivredoRefri #WertherLetItGo

  • Ricardo

    Bjs, Guaxa

  • Raquel Luzia

    Gostei demais do episódio! Parabéns pelo trabalho, ajudou a esclarecer muita coisa. E espero que o Guaxa fique pelo menos uns 4 meses sem refri.

  • Jonatas Afonso

    Guaxa, ainda está valendo?
    Força garoto :D

  • Garbage Dispenser

    Quantos meses já deu? Só ouvi esse episódio hoje. Ainda é tarde pra contribuir para o jejum de refri do Guaxa?

  • Washington Rayk

    Cabou o refrigerante, Parça! ;)

%d blogueiros gostam disto: