Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #160: Alan Turing

por em sex 21America/Sao_Paulo out 21America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 44 comentários

Scicast #160: Alan Turing

Ele foi, possivelmente, o maior soldado que Sua Majestade teve durante a II Guerra Mundial, antecipando seu término em alguns anos e salvando milhões de vidas no processo. Foi também o pai da informática, concebendo, em sua mente, a lógica do funcionamento mais básico dos eletrônicos que hoje pautam nossa vida. Foi um gênio inigualável. Sem dúvida uma das mentes mais brilhantes do século XX.
E, como tal, partiu da vida como um herói a ser homenageado por gerações. Certo? Infeliz e vergonhosamente, não. Pelo contrário, longe disso.
Uma pequena homenagem ao gigante, brilhante e absolutamente injustiçado Alan Turing – no SciCast desta semana

capa160_2

CloudRadio: Inscrição para o Programa BETA.

……………………………………………………………………………………………………………….

Você que gosta de ciência e tecnologia o SciCast está com uma nova parceria, a Alura!
Na Alura você aprende programação, design, marketing digital, front-end e desenvolvimento mobile. São mais de 270 cursos para você estudar no plano anual.
Mas não é só isso!!! Ouvinte do Scicast tem 10% de desconto, no endereço https://www.alura.com.br/promocao/scicast
Além de muito código e design, a Alura tem ciência também! São cursos como estruturas de dados, algoritmos, estatísticas e introdução ao machine learning.
Não perca tempo e se inscreva HOJE! E aproveita para amar a Alura nas redes sociais: @AluraOnline e fb/AluraCursosOnline

……………………………………………………………………………………………………………….

Sobre o Encontro Podcast:
No fim de semana (3 e 4 de dezembro) faremos um grande encontro na CCXP com muitos amigos podcasters;
Vai ser um grande bate papo e reuniremos no palco e no mesmo ambiente diversos podcasters do Brasil todo;
É a oportunidade de conhecer pessoalmente o seu podcaster preferido, fazer muita bagunça e provar que o podcast é sim, uma mídia incrivelmente forte;
Vamos encher as redes sociais com a #EncontroPodcast e fazer muito barulho, porque vai ser épico!

Publicidade:

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Gravação/Pauta: Natalia NakamuraWillian Spengler, Roberto Pena e Juliana (Jujuba). Convidado Especial: Paulo Silveira. Arte da Vitrine: Google  imagens

 

 

Comentado no episódio:

SciCast 134 – A História da Comunicação Humana

Sugestões de literatura:

BERNARDO, Henrique G. Alan Turing – A tragédia de um gênio. Chambel Multimedia, 2015 [ebook]

HODGES, Andrew. Alan Turing – The Enigma. Princeton: Princeton University Press, 1983.

LEAVITT, David. O Homem que Sabia Demais – Alan Turing e a Invenção do Computador. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2007.

STRATHERN, Paul. Turing e o computador em 90 minutos. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

WINTERBOTHAM, Frederick W. O Segredo Ultra. Rio de Janeiro: Record, 1974.

Sugestões de vídeos:

“O Jogo da Imitação”

“Codebreaker”

“Breaking the code”

“A Vida e o Legado de Alan Turing para a Ciência”. Palestra apresentada ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada pelo Prof. Luís M. Schechter, em 24/02/15

Vídeo produzido pelo CNRS francês sobre Turing (apresenta imagens interessantes, como a Enigma em funcionamento)

Sugestões de links:

The Famous People – Alan Turing

BBC Alan Turing: Creator of modern computing

Alan Turing Scrapbook

Turing Paper

Raspberry Pi

The Turing Test

– 5 descobertas de Alan Turing que mudaram o rumo da tecnologia 

– Verbo Enem – Estudando com filmes: o jogo da imitação

http://www.dcc.ufrj.br/~luisms/turing/

Pedido de desculpas feito por Gordon Brown em 2009 em nome do Governo Britânico pelo mau tratamento dado a Turing

Simulador da Máquina de Turing

Site do Bletchley Park

Arquivo digital com cartas, manuscritos, fotos e outros documentos relacionados à vida de Turing

Doodle do Google que celebrou os 100 anos de Alan Turing, emulando a Máquina de Turing

  • Soymara Ribas
  • Muito lindo o episódio gente. Em pensar que hoje em dia pouco se fala do Turing e que, talvez, isso seja devido a sua orientação sexual é muito triste. Ainda por cima esse podcast reforçou um pouco meu sentimento de vazio, me mostrando que eu sou apenas um grande bolo de carne com um monte de 0 e 1 na cabeça esperando a hora em que tudo isso vai parar de funcionar… Não era pra ciência ser divertida t.t

    • Fernando Malta

      Encare de uma forma distinta, Rafael. Você é essa massa biológica que é auto-ciente de sua própria existência. Esse “0 e 1” na cabeça é mais do que uma lógica fria e pautada em algum ritmo pré-estabelecido; mas ele pode QUESTIONAR a própria lógica, sua cabeça, o “0 e 1” e o carbono que te constitui.

      Você não é uma bola de carne pensando, mas algo tão maravilhosamente único que é um pequeno milagre que anda, que vive e que pode, inclusive, questionar o próprio conceito de “milagre”.

      Isso, pra mim, é o que torna a ciência ao mesmo tempo divertida e maravilhosa. :-)

  • SaymonPires

    IA utilizada no Dinossauro do Google Chromer
    https://github.com/ivanseidel/IAMDinosaur

  • mslcms

    O pena é especialista em me fazer ter arrepios na espinha e crises existenciais

  • Gradash

    Seus malditos! Como puderam ousar em esquecer do pt.akinator.com ! Este puto acerta TUDO!

  • Willian Spengler

    Comentamos no cast, mas ficou “en passant”. Turing era um fundista de nível olímpico. Normalmente se deslocava correndo no dia a dia, p. ex., entre seus principais locais de trabalho, chegando antes dos colegas que iam de ônibus. Ele também fazia o caminho Bletchley Park-Londres correndo (cerca de 60km). Participou de clubes de corrida, ganhando várias provas. Em 1945, participou como membro do Walton Athletic Club e venceu campeonatos de 3 e 10 milhas em tempo recorde. Em 1947, alcançou o 4º lugar na Amateur Athletic Association Marathon, na qual seu tempo foi pouco maior do que o campeão olímpico de 1948. Uma vez questionado por que ele treinava tanto, Turing respondeu: “Eu tenho um trabalho tão estressante, que a única forma de tirar isso da minha cabeça é correndo”.

    • Bruno Suzin Saito

      E eu ficando exausto em subir 7 andares de escada.. *SHAME*?

      • Mike

        2, não lembro do filme falando sobre isso, foi uma surpresa para mim.

  • Willian Spengler

    Essa é especial para as 2 pessoas que curtem História! :)
    Depois do fim da guerra, foi decidido que todas as atividades que ocorreram em Blechtley Park deveriam se manter secretas. O mundo vivia a Guerra Fria. Para evitar que informações caíssem em mãos dos soviéticos, Churchill mandou destruir todos os documentos do projeto Ultra. Os prédios passaram a servir para outros propósitos, como treinamento de professores e funcionários dos correios. Os esforços de guerra foram esquecidos… até 1974. Nesse ano, Frederick W. Winterbotham, que havia trabalhado em Bletchley Park, publicou, pela primeira vez e em detalhes, a história do que havia acontecido ali, durante a guerra, no livro “The Ultra Secret” (“O Segredo Ultra”, no Brasil). Autointitulado “o segredo mais bem guardado do Reino Unido”, Bletchley Park hoje recebe visitas de gente que quer ver onde um bando de nerds mudou o destino do mundo – mas não contou nada a ninguém, por décadas. Ou, nas palavras de Churchill, as pessoas que trabalharam lá eram “as galinhas que botavam os ovos de ouro, mas que nunca cacarejavam”. A história de Turing só ganhou projeção mesmo, graças à biografia monumental, escrita em 1983 pelo matemático Andrew Hodges.

  • Bruno Suzin Saito

    Cara achei incrível esse cast e pra homenagear o meia lua: Que delícia de cast!!!

    Um homem, um nerd, um DEVIANTE, deixando a sua marca na história e mudando completamente ela, salvando vidas, questionando paradigmas e deixando uma lição de vida. Infelizmente teve um fim trágico. Acho terrível que hoje em pleno século XXI ainda tenham seres que defendem a criminalização da homossexualidade, a qual foi vítima o Turing.

    Sem muito a que acrescentar, só venho mesmo parabenizar a todos por mais um cast excelente.

    P.S.: Acho que os ouvintes deveriam ser chamados de Scinantes.. xD

    Beijos a todos e ainda no aguardo da Pt.2 de mecânica quântica..

    • Fernando Malta

      Scinantes é excelente e extremamente mineiro
      “Celente, isso aí! ;-)

  • Nanaka
  • Edu

    Gente, que episódio emocionante. É triste perceber que a humanidade perdeu precocemente uma genialidade gigantesca por um motivo tão tosco. Um drama parecido viveu o Eddington no período da primeira guerra mundial. Se alguém se interessar, tem o excelente documentário da BBC: Einstein and Eddington que dramatiza essa parte da vida de Eddington, assim como salienta a importância desse cientistas deviantes nesse período de transição da humanidade rumo a igualidade humanitária (espero viver pra ver).
    Muitas vezes fui massacrado em discussões na faculdade, pois sempre defendi a idéia de que nossa consciência pode (talvez) ser um conjunto bem estruturado de condicionais, cujo o algoritmo está impresso biologicamente em nossa massa cinzenta. Nunca vi problema nisso. Acho muito poética a possibilidade de desvendarmos essa programação e transferir consciência para máquinas. Assim, nos livraríamos da fragilidade do nosso corpo, estando aptos a colonizar cada pedaço do universo sem restrição ambiental. Se eu estiver errado, pelo menos daria uma ótima ficção.

    • Nanaka

      Ótimo comentário, Edu!
      Nossa programação está impressa biologicamente no código genético! Por isso eu comecei a estudar genética :D, já pensou se pudermos programar DNA da mesma forma que programamaos máquinas? (ok, nao é tao simples). Os condicionais dos nossos pensamentos não fazem necessariamente parte do código, mas foram moldados a partir de diretrizes nele, parecido com o que tentamos fazer com machine learning (que também estou estudando xD). Isso tudo é muito interessante, né?

  • Caiado

    Olá Pessoas!!! Aqui é o Caiado de SP!
    Show de bola o episodio, já havia ouvido sobre Turing, em algum artigo dentre outros que costumo ler, mas nada havia me interessado em pesquisar sua tal importancia!
    Sobre o encontro PodCast farei questao sim de aparecer e conhece-los…. #jogandojujubasnagominha #sqn…kkkk
    Pena cara, tu tem me feito admirar seu conhecimento por essa tal de fisica! Parabens man pela contribuição. Mal vejo a hora do episodio Fisica Quantica 2.
    OOOhhhh Tarik…. Some nao rapaz! Para de comer essas Beterrabas meu…kkkk
    Abraço a todos e parabens pelo grupamento do Silmar.
    Obs. #TeamMaria

  • Muito obrigado por esse podcast, Alan Turing merece ser descoberto, reconhecido, estudado e celebrado como o grande cientista que revolucionou o nosso mundo e herói que encurtou a guerra e salvou milhões de vidas, mas também pelo seu sofrimento e os crimes cometidos pelo seu governo contra ele por ser gay, como um lembrete do mal que a LGBTIfobia causa fazendo o mundo perder tantas pessoas que poderiam ter contribuído ou contribuído muito mais pro avanço da sociedade mas que simplesmente foram oprimidas, ceifadas e esquecidas.

    Vocês não sitaram no cast mas é importante lembrar que em 2013 Alan Turing foi “PERDOADO” após 60 anos pelo seu “CRIME” de ter nascido gay, isso após inúmeras tentativas de cientistas e petições populares, ainda com o ministério da justiça de lá afirmando que era “inapropriado” perdoar “o que foi devidamente condenado pelo que então era um delito”.
    ( http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/pai-da-computacao-turing-recebe-o-perdao-real-59-anos-apos-morrer.html )
    E agora em 2016 o tal “PERDÃO” vai ser concedido a todas as pessoas que foram condenadas pelo mesmo “CRIME”.
    (http://www.jn.pt/mundo/interior/reino-unido-perdoa-os-condenados-por-homossexualidade-5453887.html)
    A mim e creio que pra maioria das pessoas LGBTI soa muito ruim Alan Turing e outras pessoas condenadas por algo que jamais deveria ter sido crime serem “PERDOADAS”, o governo do Reino Unido é que deveria pedir perdão pelos seus atos desumanos contra a população LGBTI do seu território, e creio eu que ainda até pela responsabilidade de ter implantados nas suas antigas colônias leis que criminalizaram a população LGBTI e tem sérias consequências até os dias atuais, como na índia onde em 2013 restabeleceu uma lei da época da colonização britânica que criminalizava as relações homossexuais.
    ( http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/12/india-restabelece-lei-que-criminaliza-homossexuais.html).
    Enfim, eu vejo esse “perdão” como outra forma de mesmo hoje ainda desrespeitar a dor e quem foi Alan Turing e as demais pessoas condenadas injustamente pelo mesmo.
    Como uma das vitimas do governo do Reino Unido mesmo disse “Aceitar um perdão, significa aceitar que você é culpado. Eu não sou culpado de nada. Apenas de estar no lugar errado no momento errado”, e foi o mesmo com Alan Turing, que poderia ter feito tão mais pelo nosso mundo.

    • Willian Spengler

      A propósito, vale mencionar alguns reconhecimentos e tributos ulteriores ao gênio.

      • A. M. Turing Prize – Prêmio instituído em 1966 pela ACM – Association for Computing Machinery [fundada em 1947, tem sede em Nova York; e trata-se da maior e mais prestigiosa sociedade científica computacional mundial]. Tal prêmio é reconhecido como a mais alta distinção na Ciência da Computação, como se fosse o prêmio Nobel da Computação. Desde 2007, o prêmio é acompanhado da quantia de 250 mil dólares, patrocinada por Intel Corporation e Google.

      • 1999 – Em uma pesquisa publicada pela revista Time, o nome de Alan Turing figurou na lista dos 20 maiores cientistas e pensadores da história.

      • Em 21 de agosto de 2002, sob o título “100 Great British Heroes”, a rede britânica BBC divulgou o resultado da votação realizada para determinar quem o Reino Unido considerava os 100 maiores britânicos de todos os tempos. O nome de Alan Turing é o 21º da lista dos 100 maiores.

      • Em 2007, o Departamento de Matemática da Universidade de Manchester foi movido para novo prédio, nominado Alan Turing Building. A sala de computação do King’s College, em Cambridge, passou a ser designada Turing Computer Room, homenagem ao estudante de 1931 e bolsista em 1935.

      • Após uma campanha via internet, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, em 10 de setembro de 2009, apresentou desculpas formais em nome do governo britânico pelo tratamento preconceituoso dado a Alan Turing, que ocasionou seu suicídio 55 anos antes. O jornal britânico The Telegraph registrou esse pronunciamento, cuja matéria destaca, em subtítulo, “I’m proud to say sorry to a real war hero”.

      • 2012 – “Ano de Alan Turing” – no centenário de seu nascimento, uma série de grandes eventos aconteceram durante todo o ano, celebrando a vida e a influência científica de Alan Turing. Coordenado pelo Turing Centenary Advisory Committee (TCAC), o evento teve adesão de mais de 40 países, entre eles Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, EUA, entre outros.

      • 2013 – Perdão real – em 23/12/2013, Alan Turing recebeu um perdão real póstumo, cancelando formalmente sua incriminação. O perdão foi concedido sob a Real Prerrogativa do Perdão, após uma solicitação do ministro da Justiça do Reino Unido, Chris Grayling. “A sua vida foi ofuscada por sua condenação pela homossexualidade, algo que consideramos injusto e discriminatório e que agora foi finalmente revogada”, afirmou Grayling. “Turing merece ser lembrado e reconhecido por sua fantástica contribuição ao esforço de guerra e por seu legado à ciência. Um perdão da Rainha é uma homenagem justa a um homem excepcional”, concluiu o então ministro.

      • Nossa que bom, não sabia desses outras coisas, tomara que com o passar dos anos ele seja cada vez mais lembrado e um dia seja tão conhecido como outras figuras impostantes que temos como ícones populares.
        Já é um bom começo :) .

        Mas nunca vou engolir esse perdão, não importa se isso seja ou não uma homenagem da rainha, continua não fazendo sentido dar o perdão a quem não cometeu erro algum.

        • Willian Spengler

          Interessante frisar que a própria família de Alan Turing já batalhava pelo perdão aos demais “condenados” há alguns anos. Em fevereiro de 2015, familiares do matemático entregaram na residência oficial do primeiro-ministro um abaixo assinado com os nomes de 500 mil pessoas, endossando a causa. Ademais, concordo contigo. Além do perdão, o governo britânico deveria, no mínimo, realizar um gigantesco mea culpa e formalizar um pedido de desculpas pelas atrocidades cometidas. Lembrai-vos de Oscar Wilde e tantos outros…

          • É, eu li que a família dele e um grupo de cientistas tinham se mobilizado pra isso, fico me perguntando se era a única opção pra poder se “limpar” o nome dele ou por falta de uma pensamento critico mais profundo desse perdão que aos meus olhos e acho que aos de muita gente parece uma forma dúbia de admitir o erro mas ao mesmo tempo não culpabilizar o Reino Unido, o que põe as vitimas como parte responsáveis.
            Meio teoria da conspiração mas agora fiquei pensando se esse perdão dúbio não é uma forma de evitar abrir precedentes pra que grupos que foram de alguma forma prejudicados pelo Reino Unido possam culpabilizar o Estado, pelo pouco que sei tem um monte de países que fazem de tudo pra abafar e fugirem da responsabilidade por ator que podem ser entendidos como crimes a minorias ou a humanidade, vai que né….
            Pra um império que dominou tantas regiões e tem o dedidnho em vários problemas que repercutem até hoje isso poderia ser bem perigoso.

  • Aqui uma matéria interessante sobre a correspondência de Alan Turing durante a sua castração química e que mostra que eles estava sofrendo http://ladobi.uol.com.br/2015/08/alan-turing-cartas/

  • Melqui Chaves

    Primeiro cast que eu escuto de vocês… E achei espetacular!
    Terei que voltar ouvindo os outros. Parabéns pelo trabalho.
    Ver gente engajada em divulgação cientifica assim me deixa feliz.

    Obrigado pelo trabalho, gente!

  • Ricardo Berlim Fonseca

    muito bom o episódio. Parabéns e continuem o excelente trabalho!

  • Luiz Paulo de Carvalho Lavall

    Tenho uma ideia de Teste de Turing e gostaria de compartilhá-la.
    O experimento consiste em ensinar uma inteligência artificial a prever quais e-mails ou comentários os Scicasters escolheriam para ler durante a leitura de e-mails. Deixando a dúvida se eles são apenas padrões, que acham que pensam, ou possuem preferências por determinada sequência de palavras moldadas em um lindo comentário/e-mail.

    Excelente episódio. Abraços!

    Obs: Tenho certeza que o Taric é apenas uma inteligência artificial que vocês criaram para contrastar com o Guaxa… E – E

    • Willian Spengler
    • Nanaka

      Boa ideia, Luiz xD
      Com um método simples de classificação é possível implementar isso, mas ela não ia ser muito precisa, pois com esse método é necessária uma quantidade de dados de teste muuuuito grande para ter resultados precisos, e não temos tantos casos de escolha de e-mails na história do scicast. Mesmo assim ela com certeza acertaria bem mais do que uma escolha aleatória, tenho certeza que seguem certas preferências ;). Se alguém tiver acesso a todos os e-mails recebidos e quais foram os escolhidos, fica aí a idéia xD

  • acabei lembrando disso aqui:
    “Computador Super-Turing pode reinventar inteligência artificial”
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-super-turing-reinventar-inteligencia-artificial#.WA-sx_orIdU

  • PauloAlbq

    Marcelo, te encontrei num evento de cerveja artesanal na minha cidade no último sábado (Caxias do Sul – RS).
    Bela roupa e belo bigode :) https://uploads.disquscdn.com/images/5179ccad52eb60c79c511c65f28cd2bf5d82d55332ed4e616552a2e132af6106.jpg

  • Guilherme Gondin

    Há planos para um futuro cast sobre matemática discreta? Eu acharia bem interessante.

  • sapobrothers

    Será que foi intencional o Tarik ir parar dentro do armário justo no cast sobre o Turing?

    • PauloAlbq

      Bah,que maldade com nosso Rei das Beterrabas…kaospkaopskop

  • Eric Adan

    E ai, pessoal… blz? me atrasei uma semana com os episódios, por isso o comentário vem atrasado msm… bem, amei o cast, como sempre, mas percebi que esqueceram de comentar sobre a importância do Turing para a música também. Nesse sentido, vou deixar minha pequena contribuição aqui, um episódio do meu canal que fala sobre o assunto (juro que não é SPAM nem jabá gratuito [CATHIMMMM]) https://www.youtube.com/watch?v=S0eWIovfRII

  • Darley Santos

    Um cast-homenagem a Alan Turing, muito legal! Legal e tocante também… Como uma pessoa pôde ter a vida tão devassada assim a despeito de todos os seus méritos e colaboração inestimável?! Amei assistir ao filme Jogo da Imitação, vemos nele o drama íntimo de ser humano incrível, que no final se viu forçado a realizar talvez o mais drástico ato nesta vida – tirar a própria vida.

    Uma dúvida: vocês já fizeram um cast sobre Hipátia de Alexandria?

    • Fernando Malta

      Valeu, Darley!
      Não fizemos ainda sobre ela; na verdade, os casts bioigráficos que fizemos por ora foram de Newton, Curie, Einstein e este do Turin. ;-)

  • Dany Madrid

    Um dos meus preferidos até hj…Orgulho deste time e de meus amigos! <3!

  • Tiago G. Rocha

    Isso ai das músicas vocês deveriam ter continuado com o estudo, não é algo tão dificil e teria resultados incríveis.

%d blogueiros gostam disto: