Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #123: Química 2

por em sex 19America/Sao_Paulo fev 19America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 15 comentários

Scicast #123: Química 2

A reação ao primeiro episódio foi tão boa que decidimos repetir a química! Venha para a camada S2  da força.

Essa semana entenda o que o físico e o biólogo tem em comum, descubra o que acontece quando se guarda os experimentos na gaveta, crie seu elemento químico, encontre o Batman na tabela periódica e fique radiante com a gente! Não pera…

Print

Tabela 2

 

Publicidade:

Contato Comercial:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Produção: Silmar Geremia e Tarik Fernandes. Equipe: Fernando MaltaMarcelo Guaxinim, Werther KrolingFernanda SchusterAugusto Rodrigues. Convidados Especiais: André CarvalhoArte da Vitrine: Finder.

 

Comentados no Episódio

 

Videos:

  • [SERIES] Breaking Bad
  • [FILME] Baladas, Rachas e Um Louco de Kilt (Ronny Yu, 2001): Elmo McElroy (Samuel L. Jackson) é um químico que descobriu uma nova droga que promete revolucionar o mercado do tráfico: a Formula 51. Para negociá-la ele parte rumo a Liverpool ao lado de Felix DeSouza (Robert Carlyle), um traficante de drogas. Porém ambos terão que enfrentar Dakota Phillips (Emily Mortimer), uma matadora de aluguel, que está atrás da droga.
  • [FILME] Evolução (Ivan Reitman, 2001): Um meteoro vindo do espaço, carregando organismos extra-terrestres, cai no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. Os organismos rapidamente se adaptam ao novo ambiente, lá se multiplicando e evoluindo e logo se tornando uma ameaça real à toda humanidade. Para combatê-los é enviado o exército americano e uma equipe de cientistas liderada pela Dra. Allison Reed (Julianne Moore), que precisará lidar ainda com os cientistas Ira Kane (David Duchovny) e Harry Block (Orlando Jones), os autores da descoberta acerca dos alienígenas.
  • [ANIME] Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2003-2004 e 2009-2010): Ainda crianças, Edward e Alphonse Elric perderam sua mãe. Os irmãos, então, decidem usar seus conhecidos para tentar quebrar o maior tabu da Alquimia: a transmutação humana. Mas a tentativa dá errado. Ed perde seu braço direito e sua perna esquerda. Já Al perde seu corpo por inteiro e só não desaparece de vez por que seu irmão conseguiu fixar sua alma em uma armadura de metal. É a lei máxima da Alquimia, a “Lei da Troca Equivalente”
  • [DOCUMENTÁRIO] Química Uma Ciência Volátil – BBC

Livros:

GAMES:

  • Bully (2006 – Xbox, PS2, Wii, X360 e PC): Em “Bully”, o jogador interpreta o estudante Jimmy Hopkins que quer se tornar o maioral da “Bullworth Academy”, nome fictício de escola típica americana. Numa mistura de drama e comédia, o jovem Jimmy por vários aspectos da trajetória da vida estudantil como indas e vindas à diretoria, envolvimento amoroso com as adolescentes e brigas de pátio.

HQ:

  • Homem-Aranha (Primeira aparição em Amazing Fantasy #15, agosto de 1962. Criado por Stan Lee Steve Ditko): Durante uma visita escolar a um laboratório, Peter Parker é mordido por uma aranha radioativa, que lhe dá superpoderes. Originalmente, o Homem-Aranha podia escalar paredes, tinha superforça, velocidade e agilidade sobre-humana e um sentido de aranha que lhe alertava quando estava em perigo. (por um bom tempo Peter Parker deu aulas de química)
  • Leandro Pereira

    Com todo o respeito ao Werther e ao seu indiscutivelmente bom trabalho; mas ele pisou na bola num ponto dentro deste cast. Reclamando que não é possível ensinar coisas legais pras crianças, mas quando logo antes foi perguntado pq é que os átomos buscavam se tornar como os gases nobres e ele responde “porque sim”?
    Eu nem sou químico e já faz muito tempo que saí da escola, mas uma resposta do tipo “o que é instável tende a se tornar estável” já resolveria o problema. É algo bastante óbvio. Mas o que une os elétrons, os prótons e os nêutrons? É o magnetismo? Existem outras forças atuando? O que faz os gases nobres se tornarem estáveis? O elemento fica instável pela falta de alguma coisa?

    • João Paulo

      Pois é, eu sempre achei que tivesse alguma coisa relacionada ao equilibrio Eletromagnético do Átomo ou coisas do tipo.

    • Chris L

      O “porque sim” me incomodou também. Ainda mais porque antes de ouvir esse de química eu escutei o do Carl Sagan, onde eles criticam justamente esse tipo de resposta.

      • Leandro Lopes Pereira

        sua resposta agora me fez lembrar disto e me incomodou de novo. Fo aí que eu vi que faz 1 ano q coloquei este comentário e ninguém respondeu a questão até agora.

  • Willian Spengler

    Não ouvi ainda, mas “Os Botões de Napoleão” é uma obra sensacional! Recomendo!

  • Sobre a leitura de emails: Não, Jujuba… Não pudemos zoar com os motoristas. A cabine deles era isolada do restante do ônibus (talvez imaginaram…) :)

  • Homem-Animal

    Estou a semana inteira com esse vídeo na cabeça. Concidência?? Premonição??

    https://youtu.be/eKqv91oD1pc

  • ;)

  • Jacarepaguá – FÊNIX Reptiliana

    Acredito que o programa foi bem pobre, dada a participação da Fernanda, que não soma nada aos programas.

  • André Martins

    Saindo um pouco do contexto do cast, acho que seria legal o SciCast divulgar a Google Science Fair. http://www.googlesciencefair.com
    Fico até triste por não poder participar uhahua

  • Maurien Aragaki

    A planilha de transparência da erro, mas abre no link do patronato

  • Jacarepaguá – A zona Negativa

    RÁ… claro q vcs apagaram todos os comentários… vamos manter só os bons comentários ou aqueles que nos convém… Sem falar daquele piti no amigos do pause. De mal a pior. Não é a toa que o dragões tem evoluído tanto. E ainda querem me calar… Vão ter que me banir muito ainda, pq são umas 30 contas.

    • Canrobert Marcolino

      Bicho…

    • Inoue

      Agora entendi,tinha recebido por e-mail o seu comentário e quando vim no site responder não encontrei.Respondendo o seu comentário,acho que o problema deve ter sido na edição ou na construção da pauta,se notar que o destaque foi mais para o convidado,quase como uma entrevista.
      Sobre o Scicast,ele está crescendo,entrou na puberdade e está passando por transformações,vai cometer alguns erros(como já cometeu),mas vamos ver que tipo de adolescente ele irá se tornar.
      Vida longa e próspera.

  • Leandro Arrais Bevilaqua

    Uma pergunta: como fazer um comentário não público?

%d blogueiros gostam disto: