Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #71: Introdução à Informática

por em 06/03/2015 em Destaque, Scicast | 26 comentários

Scicast #71: Introdução à Informática

SciCast_MP3Cover (1)

Do ábaco aos smartphones, o homem ainda hoje se preocupa em construir equipamentos que possam minimizar o custo de realização para tarefas repetitivas. Talvez essa frase seja simplória demais para definir a era tecnológica em que vivemos, mas ela se aplica muito bem ao inicio da informática. Afinal no inicio era só isso mesmo, nós, inventando máquinas que facilitassem a realização de tarefas repetitivas. De lá para cá evoluímos muito, chegando à criação das máquinas que tanto facilitam nossa vida como também muitas vezes nos são fonte de transtorno: o computador moderno. Mas o percurso até aqui não foi fácil.

Neste episódio a intrépida equipe do SciCast e os convidados Bluehand e Matheus Gonçalves entram no DeLorean e fazem uma viagem através das origens da informática. Descubra onde e quando se iniciou a matemática binária, veja o quão incrível Ada Lovelace era ao desenvolver uma linguagem de programação para uma máquina hipotética, contemple os primórdios da computação eletrônica no século XX quando computadores ocupavam edifícios inteiros e aprenda a respeitar o hardware legado, pois com com muito menos poder de processamentos das máquinas que usamos hoje conseguimos mandar o homem para a Lua. E finalmente descubra a diferença entre software, hardware e suporte.

 

Produção e Coordenação Geral: Silmar GeremiaCoordenação deste episódio: Ronaldo Gogoni. Equipe de Pauta: Augusto Granjeira e Gustavo Simioni. Revisores: Tarik FernandesWerther KrohlingApresentação: Silmar GeremiaEngenharia de Som: Silmar GeremiaEdição, Sonorização e Mixagem: Silmar GeremiaConvidados Especiais: Caio Boiteux (BlueHand) e Matheus GonçalvesFoto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Feed do SciCast: http://feed.scicast.com.br

 

Diretoria:

 

Comentado no episódio:

 

Filmes e Séries:

Colossus: The Forbin Project (1970): Durante a guerra fria, os Estados Unidos decide construir um super computador e lhe entregar todo o comando dos sistemas de defesa, inclusive os mísseis nucleares. O computador acaba por desenvolver vontade própria e entra em contato com o computador russo, semelhante a ele. Os dois se unem e, chegam a conclusão de que, para o próprio bem da humanidade, esta deve lhes prestar obediência e evitar assim a autodestruição. Com o comando das armas nucleares, os computadores conseguem, ao menos aparantemente, triunfo em seus objetivos.

Piratas da Informática (1999): Quando a revolução começou, ninguém poderia imaginar que ela começaria em dois lugares tão diferentes. De um lado estava Steve Jobs, que de sua garagem criou Apple e um dos computadores pessoais mais usados na atualidade, e Bill Gates, o criador da Microsoft e do Windows, que tirou suas idéias de conversas noturnas em seu dormitório da faculdade. Ambos mudaram o jeito de encarar a informática, criando sistemas tão simples e abrangentes, para trabalhar, viver e se comunicar. Mas essa não foi uma revolução fácil e nem honesta.

Ela (Her, 2013): Her estilizado como her (no Brasil, Ela; em Portugal, Uma História de Amor) é um filme estadunidense de comédia dramática, ficção científica e romance escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze. O filme é estrelado por Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, e Scarlett Johansson como a voz de Samantha. O filme gira em torno de um homem que desenvolve uma relação com um sistema operacional inteligente de computador (OS), com uma voz feminina e personalidade. Ele marca a estréia em roteiro de Jonze. O filme estreou no Festival de Cinema de Nova Iorque de 2013 e foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 18 de dezembro de 2013.

Futurama (1999-2013): Fry era um entregador de pizza de 25 anos, cuja vida não tinha o menor significado. Depois de congelar-se acidentalmente na véspera do Ano Novo de 1999, ele acorda mil anos mais tarde, tendo a chance de começar tudo de novo em um futuro repleto de alienígenas misteriosos e de robôs ameaçadores. Ele trabalha agora para a Planet Express, um serviço de entregas intergaláctico que transporta pacotes para todos os cinco quadrantes do universo. (Na animação temos diversas piadas e referencias ao código binário, elas são feitas principalmente pelo robô Bender).

Archer (2010-): É uma série de comédia em animação criada por Adam Reed para a FX americana, onde o programa está no ar desde de janeiro de 2010 até hoje, já na sua 6º temporada. O protagonista da série é Sterling Archer, um espião da ISIS e o filho mimado de Malory Archer, que, por sua vez, é a dona da mesma empresa. Na segunda temporada da série, o cientista louco Krieger cria a sua própria namorada virtual, um holograma de uma garota semelhante aos estereótipos dos mangás e que tem inteligência e consciência própria. A criação de Krieger é tão real que o estado de Nova York permitiu o casamento entre os dois. A série inclusive deixa subentendido que os dois tiveram relações sexuais. Ela, o holograma, também releva ter uma queda pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson.
Games:

Transistor (2014 – PC e PS4): Transistor se passa em um mundo futurista e distópico, onde a sociedade se formou na grande cidade de Cloudbank. É neste cenário que temos Red, uma jovem ruiva que canta e espalha seu charme pela alta sociedade. Os problemas começam quando uma das apresentações de Red é surpreendida e interrompida por um ataque misterioso, que culmina de uma forma bem inesperada.

Metal Gear (1987 – MSX2):  Em 1995, uma fortaleza localizada na África do Sul, chamada Outer Heaven, é observada por vários países. Todos temem que Heaven possua uma arma muito poderosa, capaz de mudar o rumo de guerras. As Nações Unidas entram em contato com a FOXHOUND para enviar um agente até o local e colher informações. Como comandante da agência, Big Boss manda seu melhor agente, Gray Fox. Após alguns dias de missão, Fox envia uma mensagem para a base do comando dizendo apenas duas palavras: METAL GEAR. Big Boss resolve enviar outro agente. O escolhido é Solid Snake, que dá início à operação “Intrude N313″.

Metal Gear 2: Solid Snake (1990 – MSX2):  Solid Snake deve infiltrar-se em Zanzibar Land , um território altamente defendido, situado entre a União Soviética, Afeganistão, Paquistão e China. A missão de Snake é salvar o cientista sequestrado, Dr. Kio Marv, que criou uma bactéria que fermenta petróleo de alta qualidade e, mais tarde, procurar e destruir o Metal Gear D.