Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu
Scicast

Scicast #175: Buracos Negros

por em 13 13America/Sao_Paulo janeiro 13America/Sao_Paulo 2017 | 58 comentários

Scicast #175: Buracos Negros

Salve Deviantes e Derivadas e bem-vindos a mais um incrível SciCast! Nessa semana falaremos do fenômeno que pode até não ser o mais importante de todos, mas  com certeza é aquele com o nome mais legal! Vamos falar de Buracos Negros!

Desviando de piadas fáceis vamos guiá-lo do surgimento de uma estrela até sua morte! Sente-se e venha conversar sobre um espaço dentro do espaço! Suas forças, o que se sabe sobre eles e, principalmente, por quê não poderemos contar com super-homem quando mais precisarmos…

Leia mais...

Scicast #174: Agricultura

por em 6 06America/Sao_Paulo janeiro 06America/Sao_Paulo 2017 | 32 comentários

Scicast #174: Agricultura

Sejam bem vindos Deviantes e Derivadas a mais um SciCast! Essa semana vamos falar da profissão mais antiga do mundo (carece de fontes) a agricultura!

Do passado ao futuro! Métodos de plantio e tudo mais que precisamos saber sobre a comida da comida.

Leia mais...

Scicast #173: Intoxicações Alimentares

por em 30 30America/Sao_Paulo dezembro 30America/Sao_Paulo 2016 | 50 comentários

Scicast #173: Intoxicações Alimentares

Sejam bem vindos Deviantes e Derivadas a mais um SciCast especial de fim de ano! E após um MA-RA-VI-LHO-SO (Fencas, 2016) episódio sobre o Natal nada mais justo que um programa sobre outra certeza de final de ano! As intoxicações alimentares!

O que podemos comer? O que não podemos comer? Como algo tão gostoso pode te trair? Devemos comer palmito? E, principalmente, podemos usar o camarão para matar nosso amiguinho? Descubra tudo isso e muito mais no SciCast!

Leia mais...

Scicast #172: Especial Bolero de Ravel

por em 25 25America/Sao_Paulo dezembro 25America/Sao_Paulo 2016 | 17 comentários

Scicast #172: Especial Bolero de Ravel

Uma das coisas mais esplêndidas sobre a arte é a interpretação que o seu apreciador tem sobre a obra. Diz-se que um músico, poeta, escritor, artista é dono de sua criação tão somente enquanto ela está ainda em sua cabeça (ou flutuando no mundo das ideias). A partir do momento em que a coloca no mundo, perde o controle sobre seu significado, sobre o que ele desejava, sobre sua influência e, principalmente, sobre seu impacto na sociedade. A obra de arte é um ente vivo, independente de quando ou porque foi criada.

Um exemplo intrigante que temos é o Bolero composto por Maurice Ravel em 1928. Criado originalmente para o balé da atriz russa Ida Rubinstein, o Bolero de pouco mais de 15 minutos é escrito para madeira e metais, percussão, harpa e cordas. Sua principal característica, que a tornou a obra mais famosa do compositor francês, é o crescendo de pianíssimo a fortíssimo a partir de um mesmo ritmo – batidas de tambores e percussão que ficarão inalteradas por toda a música, a despeito das “idas e vindas” dos demais instrumentos.

E a interpretação, essa benção e maldição de que sofrem os artistas, pode nos levar bem longe de uma pacífica música dançante para o balé. Muito pelo contrário. Ravel, mais um filho de seu tempo, nasceu e cresceu no perigeu da era dos impérios, em um momento de extrema mudança geopolítica no mundo. Uma época em que os exércitos europeus somente aumentavam em número e em tecnologia. Numa perigosa e crescente marcha; tal qual o ritmo de seus tambores…

É sobre este momento, que viria a marcar profundamente a história dá humanidade, que falaremos hoje. Boa jornada.

*Este episódio especial, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Leia mais...

Scicast #171: Natal

por em 23 23America/Sao_Paulo dezembro 23America/Sao_Paulo 2016 | 50 comentários

Scicast #171: Natal

Então é natal e o que você fez? SÉRIO, o que você fez? Divulgou ciência? Espalhou a palavra do SciCast? E não adianta mentir, papai noel sabe o que você fez e, principalmente, sabe onde você mora!

No SciCast dessa semana vamos falar da ciência (ou nem tanto) do Natal! Qual a origem do bom velhinho? Por que ele é vermelho? Por que gastamos dinheiro em presentes bacanas para ganhar meias e cuecas de volta? E, o mais impressionante, como é que Papai Noel não esquece de ninguém?

Leia mais...

Scicast #170: Japão Medieval 2

por em 16 16America/Sao_Paulo dezembro 16America/Sao_Paulo 2016 | 32 comentários

Scicast #170: Japão Medieval 2

Sejam todos bem vindos Deviantes e Derivadas a mais um SciCast Histórico! Essa semana continuaremos na história do Japão e vamos falar da parte realmente bacana! O Game Of Thrones Japonês, além de comentar sobre os reais Samurais, os reais Ninjas e os reais MONSTROS GIGANTES QUE DESTROEM CIDADES.

PS: História é ciência, só aceita.

Leia mais...