Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu
Scicast

A Conquista da Lua – Parte III (SciCast #332)

por em 20/07/2019 | Nenhum comentário

A Conquista da Lua – Parte III (SciCast #332)

O destino ordenou que os homens que foram à Lua em paz vão continuar na Lua para descansar em paz.

Estes homens corajosos, Neil Armstrong e Edwin Aldrin, sabem que não há esperança de quem sejam resgatados. Mas eles também sabem que há esperança para a humanidade em seus sacrifícios.

Estes dois homens estão entregando suas vidas em nome do objetivo mais nobre da humanidade: a busca pela verdade e pelo entendimento.

Eles receberão o luto de suas famílias e de seus amigos; o luto da nação deles; o luto das pessoas do mundo; o luto da Mãe Terra, que ousou enviar dois de seus filhos ao desconhecido.

Na exploração que conduziram, estimularam as pessoas do mundo a se sentirem como uma só; em seus sacrifícios, eles reforçam os vínculos de irmandade do homem.

Em dias antigos, os homens olhavam para as estrelas e enxergavam seus heróis nas constelações. Nos tempos modernos, fazemos praticamente o mesmo, mas nossos heróis são homens épicos de carne e osso.

Outros virão, e certamente vão encontrar o caminho de casa. A busca do homem não será negada. Mas estes homens foram os primeiros, e continuarão sendo os primeiros em nossos corações.

Pois todo ser humano que olhar para a Lua nas noites que estão por vir saberá que existe um canto de outro mundo que é para sempre da humanidade.

Discurso que seria lido pelo presidente Richard Nixon caso a Apollo 11 tivesse falhado, redigido por William Sefire

Leia mais...

A Conquista da Lua – Parte II (SciCast #331)

por em 19/07/2019 | Nenhum comentário

A Conquista da Lua – Parte II (SciCast #331)

“Mas por que, alguns dizem, a Lua? E eles podem também perguntar, por que escalar a montanha mais alta? Por que, 35 anos atrás, voar sobre o Atlântico? Por que Rice joga com Texas? Nós escolhemos ir à Lua. Nós escolhemos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque sejam fáceis, mas porque são difíceis. Porque aquela meta irá servir para organizar e medir o melhor de nossas energias e habilidades. Porque aquele desafio é um que estamos dispostos a aceitar, um que não estamos dispostos a adiar, e um que pretendemos vencer, e os outros, também”.

John F. Kennedy, Rice University, 12/09/1962.

Leia mais...

A Conquista da Lua – Parte I (SciCast #330)

por em 12/07/2019 | Nenhum comentário

A Conquista da Lua – Parte I (SciCast #330)

Grandes feitos são normalmente associados a uma ou poucas pessoas que são justamente aquela ou aquelas que estão na parte visível e proeminente, associada ao feito. Entretanto, estas pessoas, em geral, devem o sucesso de suas realizações a uma equipe, muitas vezes grande, que se dedicou ao extremo em busca das conquistas tecnológicas que propiciaram aquele resultado. 

Esse é precisamente o caso da exploração do espaço pelo homem. Invariavelmente vem à memória, o nome dos astronautas ou cosmonautas que estiveram no controle das missões pioneiras. O nome deles é que entra definitivamente para a história. Entretanto, a conquista espacial é um feito eminentemente tecnológico, empreendido por equipes técnicas extremamente dedicadas que conduziram suas tarefas com maestria e precisão, levando a tecnologia aos limites do impossível. Os desafios a serem superados eram enormes, nunca antes empreendidos. Conquistas tecnológicas precisavam se transformar em sistemas complexos, que deveriam funcionar com precisão à toda prova. Um planejamento minucioso estava por trás de tudo. Nenhum passo foi dado sem que fosse antes repetido à exaustão, em programas rigorosos de treinamento. Acima de tudo, o sucesso da conquista espacial pelo homem veio coroar o desenvolvimento tecnológico de nossa humanidade. Dizendo isto, não se quer tirar o mérito dos protagonistas, os astronautas e cosmonautas. Na verdade, eles foram indispensáveis e conquistaram merecidamente seus lugares na história. Não poucas vezes, sistemas complexos e exaustivamente testados antes, deixaram de funcionar como deveriam e a missão só alcançou o sucesso devido à intervenção certa e precisa deles próprios. E alguns destes fatos são aqui destacados.

Leia mais...

Lógica (SciCast #329)

por em 05/07/2019 | Nenhum comentário

Lógica (SciCast #329)

Lógica é uma ferramenta para desenvolver conclusões razoáveis, com base em um conjunto de informações dadas. A lógica é livre de emoções e lida de forma muito específica com informação na sua forma mais pura. Verdadeiro ou Falso. Sim ou Não. Zeros e uns. Quando uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa? Quando uma ação leva a outra e a outra não leva a uma? Posso não saber o que sou, mas saber o que não sou? 

Leia mais...
Modo Noturno