Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu
Scicast

Origami (SciCast #485)

por em 13/05/2022 | Nenhum comentário

Origami (SciCast #485)

Para a maioria das pessoas, Origami carrega um sentimento lúdico, remetendo às brincadeiras infantis: bichinhos de papel, passarinhos, sapos, barcos e, o eternamente popular, aviãozinho de papel. Mas, Origami, é muito mais que isso, é uma arte sofisticada e uma engenharia precisa. A arte de dobrar papel, além do seu poder lúdico, se baseia em técnicas que tem se mostrado extremamente úteis nas mais diversas áreas, desde a escala microscópica até o espaço.

Leia mais...

POCUS e a Nefrologia (SBN #46)

por em 06/05/2022 | Nenhum comentário

POCUS e a Nefrologia (SBN #46)

Queridos ouvintes, sejam bem-vindos ao quadragésimo sexto episódio do podcast da Sociedade Brasileira de Nefrologia em parceria com o Portal Deviante.

O que é POCUS? Como a ultrassonogragia entra no exame físico do nefrologista? Como se qualificar para usar o POCUS? Quais as vantagens e limitações?

 

Lembre-se: Beba água e dose sua creatinina!

Leia mais...

Saúde do Homem (SciCast #483)

por em 29/04/2022 | Nenhum comentário

Saúde do Homem (SciCast #483)

Existem grandes diferenças entre os gêneros masculino e feminino na saúde, principalmente em números de morbidade, mortalidade e expectativa de vida. As justificativas vão além das especificidades biológicas entre homens e mulheres, também estão nas diferenças sociais e étnicas, as expectativas que a sociedade patriarcal coloca sobre os homens e a busca ao serviços de saúde, com profissionais próprios para o público masculino.

Leia mais...

Placebo nos Exercícios (SciCast #481)

por em 15/04/2022 | Nenhum comentário

Placebo nos Exercícios (SciCast #481)

Imagine que você precisa correr de um ponto A a um ponto B o mais rápido possível. Qual a velocidade máxima que você conseguiria manter? Agora imagine que você precisa levantar um peso. Um botijão de gás ou um móvel. Qual o peso máximo que você conseguiria levantar? Agora imagine essas mesmas situações onde no ponto B tem uma pessoa que você ama muito que está entre a vida e a morte esperando um remédio que está contigo no ponto A. Será que você não conseguiria um pouquinho mais do seu desempenho físico? Onde estava essa força? De onde saiu aquela resistência física? Quando falamos de efeito placebo no esporte estamos falando de mecanismos que podem dar um boost nas nossas capacidades físicas que destravam algumas reservas fisiológicas.

Leia mais...
Modo Noturno