Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Costelas e Hidromel #078: Os Mitos Gregos e Poseidon

por em 15/05/2018 | Nenhum comentário

Costelas e Hidromel #078: Os Mitos Gregos e Poseidon

Os três principais deuses do panteão grego são os irmãos Zeus, Hades e Poseidon, sendo eles responsáveis pelo céu, submundo e o mar, respectivamente.

Em programas anteriores exploramos os dois primeiros e restava falar de Poseidon, portanto resolvemos abordá-lo nesta semana.

Aproveitei também para comentar sobre o livro Os Mitos Gregos, que recebemos da editora Nova Fronteira.

Leia mais...

Costelas e Hidromel #077: Trolls

por em 01/05/2018 | Nenhum comentário

Costelas e Hidromel #077: Trolls

A mitologia nórdica e o folclore escandinavo estão repletos de criaturas imponentes e aterrorizantes, estes adjetivos podem ser utilizados facilmente para descrever os Trolls.

Estas criaturas podem ser gigantes ou diminutas e a cada lenda descobrimos uma faceta diferente que elas utilizam para enganar e trapacear os humanos, mas elas não fazem isso simplesmente por serem malvadas, afinal, muitas vezes a humanidade os afugentou.

Conheça um pouco mais dos trolls e ouça duas lendas nas quais estes temíveis seres causam na vida de dois jovens humanos.

Leia mais...

Costelas e Hidromel #076: Freyja

por em 27/03/2018 | Nenhum comentário

Costelas e Hidromel #076: Freyja

Retornamos ao gélido norte para conhecer um pouco mais de uma das mais cultuadas deusas nórdicas, aquela que disputava as almas dos grandes guerreiros com o senhor de Asgard.

Freyja era não apenas uma deusa guerreira, ela é símbolo do amor, da fertilidade e do ouro, metal que adornava seu pescoço em forma de colar, uma das mais preciosas joias já forjadas pelos anões.

Suas conquistas tinham preço e ela pagou com sangue, suor e lágrimas.

Leia mais...

Costelas e Hidromel #075: Hades

por em 13/03/2018 | Nenhum comentário

Costelas e Hidromel #075: Hades

No programa de hoje fomos até o hades para falar… Bem… Do Hades!

Conversamos sobre o senhor do submundo grego, relembrando sua origem mencionada no nosso episódio piloto, discutimos seus poderes e características.

Trouxemos à tona toda a sua relevância para os gregos, ainda mais acentuada, séculos depois, pelos romanos com seu importantíssimo deus Plutão. Vimos como essa entidade era reverenciada de maneira velada pelos antigos mineradores e de forma pública num único evento anual.

Por sua disposição taciturna e quase depressiva, Hades aparece como motivador em poucas lendas, mas lembramos de algumas bem interessantes, como seu caso com Persefone, e algumas engraçadas como a do presunçoso Piritooh.

Mais um dos grandes Olimpianos foi destrinchado e pudemos presenciar novamente a prolixidade e criatividade do povo grego, produzindo mitologia com a mesma abundância que uma cornucópia!

Leia mais...

Costelas e Hidromel #074: Jowan Chy-an-Horth

por em 27/02/2018 | Nenhum comentário

Costelas e Hidromel #074: Jowan Chy-an-Horth

Hoje Verta se sentou solitário ao lado de um velho fazendeiro para contar mais uma lenda da Cornualha, talvez a mais tradicional e bem registrada delas.

Contou sobre Jowan, um pobre rapaz, ferrado e esfomeado, que deixa sua esposa sob os cuidados da irmã e segue atrás de trabalho.

Descubra como o pagamento por um trabalho pode ser bastante diferente do esperado e trazer um retorno mais recompensador.

Acompanhe o desenvolvimento desta lenda e como os antigos celtas conseguiam ensinar conceitos importantes como perceber que o conhecimento e a sabedoria podem enriquecer mais um homem que o puro suor de sua testa.

Leia mais...

Costelas e Hidromel #073: Kintaro

por em 13/02/2018 | Nenhum comentário

Costelas e Hidromel #073: Kintaro

Um dos grandes heróis da mitologia japonesa foi Kintaro, o garoto dourado, nascido e criado na floresta, em uma comunidade de lenhadores, desde criança mostrou suas grandes habilidade e força.

Conheça a trajetória do garoto prodígio que era mais forte que todos os adultos que o cercavam e ainda tinha a habilidade de cativar os animais da floresta que se tornaram amigos e companheiros até sua ida à capital para se tornar samurai.

Saiba também como ele provou seu valor ao salvar a cidade de um monstro devorador de pessoas e alçou ao mais alto degrau da hierarquia militar de seu povo.

Leia mais...