Se você morra perto da grande São Paulo, sabe que chuva é sinônimo de alagamento, trânsito ruim e caos. Mas você já se perguntou como ocorrem as chuvas? E os tão temidos raios e trovões? Então vamos lá pra leitura deste texto.

As chuvas são resultados de um fenômeno simples de vaporização. Quando há altas temperaturas, as águas da superfície terrestre tendem a evaporar.  Como o ar quente é menos denso que o ar frio, ele sobe formando as nuvens.

Quanto mais quente é o dia, mais nuvens são formadas e aglomeradas. As nuvens grandes e algumas vezes escuras são as nuvens de tempestades, as famosas cumbulonimbos.

Figura 1 Nuvem Cumbulonimbus – Educalingo

Na atmosfera, quanto mais alto, mais frio o ar se torna. Então, quando a nuvem com ar quente vai atingindo as alturas, ela vai diminuindo a sua temperatura. O vapor de água que está ali presente começa a se condensar e formar água e pedras de gelo. Quanto mais alto a nuvem está, mais fria ela fica. Desta forma o vapor de água se esfria, se transforma em água, e, conforme a nuvem vai subindo, a temperatura cai, e se formam as pedras de gelos ou granizo.

Com o aumento da densidade das pedras de gelo, ela se precipita e cai. Conforme as pedras vão caindo, elas vão atritando com o ar que está na nuvem, e assim este ar vai arrancando elétrons dos gelos. Desta forma a parte superior da nuvem fica carregada eletricamente positiva e a parte inferior fica carregada eletricamente negativa.

Lembrando um pouquinho de elétrica, sabemos que no interior dos átomos há cargas elétricas positivas e negativas. Quando um átomo tem números iguais de cargas elétricas negativas e positivas, ele está neutro. Mas, se este mesmo átomo perder cargas negativas, ele ficará mais positivo, e, se caso ele perder cargas positivas, ele ficará mais negativo.

Tendo isto em mente, vamos adicionar mais uma informação. Os átomos que possuem cargas de igual teor se repelem, e átomos que possuem cargas elétricas diferentes se atraem. Resumindo, dois átomos negativos se repelem, dois átomos positivos se repelem. Dois átomos, sendo um positivo e o outro negativo, irão se atrair.

As cargas elétricas negativas acabam se atraindo às cargas positivas do solo. Quando as cargas se encontram, elas geram luz e esta luz se estende ao longo do caminho que as mesmas fizeram. Este é o chamado raio.

Figura 2 Explicação das cargas elétricas dentro da nuvem – Ricardo UFRGS

Existem ocasiões em que a superfície terrestre está carregada negativamente e a nuvem com cargas positivas. Os raios podem também ocorrer entre duas nuvens ou dentro delas. Sempre seguindo o mesmo princípio de deslocamento de cargas elétricas.

Quando há esta descarga elétrica, a temperatura do ar no entorno se eleva, causando ondas de choque entre as moléculas. Estas ondas de choque geram som. Este é o trovão.

O raio e o trovão acontecem ao mesmo tempo, porém a luz é mais rápida que o som. Por isso o raio aparece antes do trovão.

Quer entender como este fenômeno acontece? Vamos imaginar um lago e um barquinho de papel no lago. Agora pense que você está no lago e joga uma pedrinha no lago próximo ao barco. Quando você joga a pedra, logo se percebe o fenômeno, porém as ondas chegam apenas depois no barco.

Então o raio nada mais é do que o deslocamento das cargas elétricas, a luz que você enxerga. O trovão é as ondas sonoras produzidas pelo choque entre as moléculas.

Já falamos dos raios dos trovões. E as chuvas?

As chuvas, como já dissemos lá em cima, é resultado da evaporação das águas da superfície terrestre. A água evapora se forma em nuvem que sobe na atmosfera, se esfria, com a mudança de fase, ela fica pesada e a água cai em forma de chuva. Aí o ciclo recomeça. Este ciclo é chamado de ciclo hidrológico.

Figura 3 – Ciclo da chuva – Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Se você deseja saber mais sobre meteorologia e chuvas, temos os textos aqui no portal que falam sobre o assunto.

Como saber se vai chover – http://desviantes.com.br/blog/post/como-saber-se-vai-chover/

O que é meteorologia – http://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/o-que-e-meteorologia/

REFERÊNCIAS

https://super.abril.com.br/blog/superlistas/9-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-raios/

https://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm

https://www.portalsaofrancisco.com.br/geografia/chuvas

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-formam-os-raios/

http://www.deviante.com.br/noticias/ciencia/o-que-e-meteorologia/