A história da música é repleta de personalidades cujos nomes carregam peso e majestade por si sós. Nesse 12º vídeo do canal O Que É Música?, chegamos também ao 2º episódio da série “Qual É A Importância?”, em que tentamos entender a história por trás desses nomes. E a bola da vez completaria 120 anos de idade no último dia 23/04. Hoje vamos tentar entender o que torna Pixinguinha um gigante da nossa música.

É impossível falar sobre Pixinguinha sem contextualizar o Rio de Janeiro do Século XIX, bem como os elementos essenciais que formaram a música brasileira. Com isso em mente, abrimos o vídeo voltando às raízes do Choro! Tentamos entender como a música dos salões de baile da Família Real se uniu às batucadas afro-brasileiras, dando origem à obra de mestres como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.

Com consciência das origens e características fundamentais do Choro, podemos finalmente tentar entender o que foi que Pixinguinha fez para se tornar o seu principal expoente. Acompanhamos a trajetória do exímio instrumentista e compositor desde o seu nascimento, no subúrbio do Rio de Janeiro, até o status de enorme fama e prestígio que ele atinge na sua vida adulta.

Ao longo do caminho, passamos pela sua vivência como flautista pelas noites cariocas, a formação d’Os 8 Batutas, suas turnês internacionais, e a sua posição privilegiada como maestro e arranjador da RCA Victor. Cada uma dessas experiências teve a sua importância em semear o legado ímpar que Pixinguinha deixou para a música brasileira. Legado esse que é marcado por uma enorme inventividade, mas, acima de tudo, por um forte espírito de miscigenação musical.

Se hoje em dia você ouve qualquer tipo de música brasileira, ou com influência brasileira, existe uma probabilidade colossal de que você esteja ouvindo algo que foi influenciado por Pixinguinha. Por que não, então, tirar esse tempinho para conhecer o mestre?

Aguce os ouvidos e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!