Seguimos com a segunda parte do episódio #11 do canal O Que É Música?!. Na primeira parte, falamos sobre a física e as características essenciais do violão. Agora, continuamos nossa conversa com o violonista Felipe Graciano, falando sobre algumas das principais aplicações práticas, e sobre alguns dos grandes mestres desse instrumento!

Iniciamos falando brevemente sobre a história do violão. Descobriremos qual foi o povo que o desenvolveu e o transformou no instrumento que é hoje. E spoiler: a resposta para esse questionamento já dá pistas muito fortes de por que esse instrumento é tão comum na música popular contemporânea!

Depois, seguimos discutindo a dicotomia que existe entre o violão com cordas de aço e o violão com cordas de nylon. Os nomes dos instrumentos deixam claro qual é a diferença essencial entre eles, mas será que isso resulta em alguma diferença sonora? Melhor ainda: será que o material das cordas faz com que esses instrumentos tenham aplicações musicais diferentes?

A partir dessa discussão, fazemos também uma comparação entre as escolas violonísticas brasileira e norte-americana. É sabido que o violão é um instrumento muito presente em ambas as culturas, mas tentamos entender se existe alguma diferença no seu uso entre elas. E com isso em mente, enfim, falamos sobre alguns grandes mestres da história recende do instrumento!

Aguce os ouvidos, e sejam bem vindos a mais um vídeo do canal O Que É Música?!