por Tarik Fernandes em 13/12/2018 |
“O século vinte será lembrado como um século marcado pela violência. Em uma escala jamais vista e nunca antes possível na história da humanidade, ele nos oprime com seu legado de destruição em massa, de violência imposta. Mas esse legado – resultado de novas tecnologias a serviço de ideologias de ódio – não é o único que carregamos, nem que devemos enfrentar.
Menos visível, mas ainda mais disseminado, é o legado do sofrimento individual diário. É a dor das crianças que sofrem abusos provenientes das pessoas que deveriam protegê-las, mulheres feridas ou humilhadas por parceiros violentos, pessoas idosas maltratadas por aqueles que são os responsáveis pelos seus cuidados, jovens oprimidos por outros jovens e pessoas de todas as idades que infligem violência contra si próprias. Este sofrimento – e há muitos outros exemplos que eu poderia citar – é um legado que se reproduz quando novas gerações aprendem com a violência de gerações passadas, quando as vítimas aprendem com seus agressores e quando se permite que se mantenham as condições sociais que nutrem a violência. Nenhum país, nenhuma cidade, nenhuma comunidade está imune à violência, mas, também, não estamos impotentes diante dela”.
NELSON MANDELA
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por Tarik Fernandes em 01/11/2018 |
Zika
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por Tarik Fernandes em 04/10/2018 |
“As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. Essas enfermidades também apresentam indicadores inaceitáveis e investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e em seu controle. Incapacitam ou matam milhões de pessoas e representam uma necessidade médica importante que permanece não atendida”. FioCruz
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por Tarik Fernandes em 20/09/2018 |
“A nosso entender, é necessário pensar a Educação e a Saúde não mais como uma educação sanitarizada (educação sanitária) ou localizada no interior da saúde (educação em saúde) ou ainda educação para a saúde (como se a saúde pudesse ser um estado que se atingisse depois de educado!). É preciso recuperar a dimensão da Educação e da Saúde/doença e estabelecer as articulações entre esses dois campos e os movimentos (organizados) sociais. E mais – como práticas sociais articuladas com as necessidades e possibilidades das classes populares na formulação de políticas sociais e das formas de organização social que lhes interessam”.
(Joaquim A. C. Melo, 1987).
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por Tarik Fernandes em 16/08/2018 |
“Indiscutivelmente, o conceito e prática de vacinação contra doenças infecciosas resultou em maiores benefícios para a saúde humana do que qualquer outro avanço cultural, social ou científico na história da humanidade. Como prova de sua importância histórica, as vacinas foram classificadas em primeiro lugar entre as dez maiores realizações de saúde pública do século XX. Através de seu uso, flagelos da natureza foram erradicados, controlados ou tornados irrelevantes, e gerações de crianças sobreviveram até a idade adulta, ilesos por doenças que foram letais no início da história.”
Andrew W. Artenstein, em Vaccines: A Biography, 2009.
*Este episódio só foi possível pelo apoio da Fiocruz a partir de seu Edital para Projetos de Divulgação Científica – 2018*
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