SciCast_MP3Cover

Numa dessas tempestades faltou energia na sala de aula do SciCast. Justamente no dia que recebemos a visita de Bluehand (sim, ele mesmo), durante a aula do professor Pena. Então, entre gritos e a luz de velas, conversamos sobre aquela que sem a qual não viveríamos no mundo de hoje, a água Eletricidade.

Preparem suas gaiolas de Faraday para este eletrizante episódio em que falamos sobre como o Alessandro, para dar a “volta” no Luigi, construiu uma pilha com perfumados lenços umedecidos. Descubra como uma ideia de bêbado baseada no desenho do pica-pau sobre o Benjamin Franklin provou que raios eram manifestações elétricas e como o ser humano é retardado ao ponto de brincar por séculos de dar choquinhos nos outros. Pense bem antes de achar que você está protegido de raios dentro do seu carro por causa dos pneus. E NÃO eletrifique a gaiola do seu hamster (mas se for fazer, mande um vídeo pra gente, #pfv).

Produção e Coordenação Geral: Silmar Geremia.  Coordenação deste episódio: Estrela Steinkirch. Equipe de Pauta: Tarik Fernandes e Cristian Gomes Revisores: Marcelo Guaxinim e Caroline FreireApresentação: Silmar GeremiaEngenharia de Som: Silmar GeremiaEdição, Sonorização e Mixagem: Silmar GeremiaConvidados Especiais: Roberto Pena e Caio Boiteux (BlueHand)Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Diretoria:

 

Arte dos Ouvintes:

Comentado no episódio:

 

Filmes e Séries:

Mythbusters S05epi29 – A bateria de Bagdá foi reproduzida com materiais que estavam disponíveis na época e foram avaliadas as suas funcionalidades, a bateria gerou uma corrente elétrica que permitiu a realização de galvanização de materiais, uma placa de zinco e cobre foram submetidas ao processo com resultados positivos. Outro teste foi a acupuntura, no qual a corrente elétrica estimularia os nervos, se mostrando plausível. O último teste foi para a “punição divina”, transmitindo corrente elétrica de diversas baterias a um metal o penitente levava choques por sua má conduta.

Penny Deadful: Em Penny Dreadful, alguns dos personagens mais famosos e assustadores da literatura mundial, como o Dr. Frankestein e sua criação, o eternamente jovem Dorian Gray e icônicas figuras do romance Drácula, estão todos vivendo nos cantos obscuros de Londres Vitoriana. Um Thriller psicológico que mescla histórias de terror clássicas e histórias originais em um drama inteiramente novo.

Voyage en électricité (Viagem na eletricidade): animação francesa, de 1981, em 26 episódios de cerca de cinco minutos, criado por Jacques Rouxel. Mostra conceitos básicos do que é a eletricidade e como ela é usada no nosso dia-a-dia.

Revolution (1ª Temporada 2012; 2ª Temporada: 2013): Nossa vida inteira depende da eletricidade, portanto, quando um grande apagão toma conta do mundo, a situação se modifica completamente. Aviões caem do céu, hospitais fecham suas portas e a tecnologia se torna algo do passado. Um grupo de pessoas luta para sobreviver e se reunir com seus entes queridos em um mundo onde todas as formas de energia desapareceram misteriosamente. Como seria viver em um mundo assim?

Shock and Awe: The Story of Electricity: minisérie britânica em três episódios que apresenta aspectos da história da eletricidade, foi uma co-produção da BBC e da Open-University em 2011 apresentada por Jim Al-Khalili.

Frankestein (1930): Boris Karloff estrela com o mais memorável monstro do cinema , no que é considerado por muitos um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. Dr. Frankenstein (Colin Clive) ousa mexer com a vida e a morte ao criar um mostro humano (Karloff) com partes de corpos sem vida. A adaptação do diretor James Whale do romance de Mary Selley e a apaixonada atuação de Karloff como a criatura em busca de identidade, fazem de Frankenstein uma obra de arte inesquecível.

 

Livros:

Frankestein (Mary Shelley): Escrito por Mary Shelley quando esta tinha 18 anos, Frankenstein conta a história do jovem e impetuoso Victor Frankenstein, que deixa família e amigos na Suíça e vai estudar na Alemanha. Sempre muito curioso sobre os mistérios da criação, ele não consegue se livrar de uma pergunta que o atormenta – de onde vem a vida? Após muitas tentativas, o Dr. Frankenstein acaba criando um ser semelhante aos homens. Ou nem tão semelhante assim, já que o que ele acaba inspirando é terror e medo. A história da criatura que foge ao controle do seu criador mostra as consequências da ambição desmedida e levanta discussões sobre os limites da pesquisa científica.