Durante a pandemia, muitas das práticas na educação tiveram que se adaptar, tanto para um novo formato ou até mesmo para uma nova metodologia. Algumas dessas mudanças já estavam sendo implementadas e foram aceleradas, algumas formas abandonadas com a volta ao presencial, mas e daqui pra frente? Como vai ser a educação do futuro?

 

Patronato do SciCast:

Sua pequena contribuição ajuda o Portal Deviante a continuar divulgando Ciência!


Contatos:

Fale conosco! E não esqueça de deixar o seu comentário na postagem desse episódio!


Expediente:

Produção Geral: Tarik Fernandes e Fernando Malta

Equipe de Gravação: Tarik Fernandes, André Trapani, Maria Oliveira, Samantha Martins e Letícia Aguiar

Edição: TalknCast

Citação ABNT: Scicast #527: Discutindo Educação. Locução: Tarik Fernandes, André Trapani, Maria Oliveira, Samantha Martins, Letícia Aguiar . [S.l.] Portal Deviante, 17/02/2023. Podcast. Disponível em: https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast-527


Referências e Indicações

Sugestões de literatura:

  • BEVILAQUA, Suelen; PELEIAS, Ivam Ricardo. “Em vez de dar o peixe, ensine a pescar”: A Heutagogia e a sua relação com os métodos de aprendizagem em cursos EaD no Brasil. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Adm e Contab. Brasilia – DF, 2013. 
  • BRITO. Evandro Oliveira. O ensino de filosofia e a base nacional comum Curricular para o ensino médio BNCC EM. In: FUNDAMENTO –Revista de Pesquisa em Filosofia, n.18, jan-jun-2019
  • CAMOZZATO, Bruna Koglin; RIBEIRO, Andréia Marcelino Ernesto; SANTOS, Ângela Ribas dos. Século XXI e o cotidiano da escola: questões filosóficas. In: Filosofia da educação. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
  • COSTA, M. L. F. História e políticas públicas para o ensino superior a distância no Brasil: o programa universidade aberta do Brasil em questão. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 12, n. 45, p. 281–295, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i45.8640149. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640149
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Edição 34, 2010
  • MARTINS, Ronei Ximenes; CELSO VALLIN, Fernanda Barbosa Ferrari. Introdução à educação a distância: guia de estudos. Lavras: UFLA, 2011. 
  • PASSOS, Marize Lyra Silva. Educação à distância: breve histórico e contribuições da Universidade Aberta do Brasil e da Rede e-Tec Brasil. Vitória, ES: Edição do autor, 2018.
  • PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Traduzido por Roberta de Moraes Jesus de Souza. De OntheHorizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001.
  • REIS. Bruno de Matos. Apontamentos epistemológicos sobre A BNCC: conhecimento e virtudes intelectuais. In: Anais CONEDU. VII Congresso Nacional de Educação. MacéioAL. Editora Realize. 15,16,17 de out.2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID7308_21092020192833.pdf 
  • WEBER, A. A. N. R. SANTOS, E. Educação online em tempos de mobilidade e aprendizagem ubíqua: desafios para as práticas pedagógicas na cibercultura. Revista EDaPECI, v.13. n. 2, p. 168-183, 2013

 

Sugestões de filmes:

 

Sugestões de vídeos:

Patricia A. Behar (UFRGS). Aspectos sócio-afetivos em ambientes virtuais de aprendizagem. https://www.youtube.com/watch?v=ighBe_pkpwc