Fenômeno que está no cerne da formação da identidade e, principalmente, do povo brasileiro. A escravidão africana inciou-se em um contexto onde as potências europeias viam a colonização das terras recém descobertas do lado de cá do Atlântico apenas como um empreendimento extrativista, em um primeiro momento, e mercantilista em uma segunda fase, quando potências como a Inglaterra se viram impelidas a conquistar novos mercados consumidores para os produtos que resultaram da sua revolução industrial.

 


CAMBLY

“Investir em você é sempre a melhor opção”

Independence Day! Não aquele filme clássico, mas está chegando o dia de libertar o seu inglês.

Claro que o Deviante tem um ótimo cupom de desconto! O Cambly tá com uma super promoção e chegou a hora de você entrar nesse clima de independência e LIBERTAR O SEU INGLÊS. Presta atenção no descontão: 55% de desconto em todos os planos anuais e mais 5% de desconto se você pagar à vista, mas é só até o dia 14/07. Clica nesse link aqui e usa o cupom do Deviante pra fazer sua assinatura!

Ah, e como o Cambly é incrível, com esse mesmo código você ganha também uma aula grátis pra experimentar e se apaixonar pela plataforma e quem sabe já aprender mais sobre o 4 de julho também.


55% off em planos anuais para libertar o seu inglês + aula grátis para experimentar o Cambly aqui: SCICAST55OFF
 

Patronato do SciCast:

Sua pequena contribuição ajuda o Portal Deviante a continuar divulgando Ciência!


Contatos:

Fale conosco! E não esqueça de deixar o seu comentário na postagem desse episódio!


Expediente:

Produção Geral: Tarik Fernandes e Fernando Malta

Equipe de Gravação: Tarik Fernandes, Anderson Couto, Marcelo Silva, Letícia Aguiar, Tágila Mendes

Edição: TalknCast

Citação ABNT: Scicast #491: Escravidão Africana no Brasil. Locução: Tarik Fernandes, Anderson Couto, Marcelo Silva, Letícia Aguiar , Tágila Mendes. [S.l.] Portal Deviante, 01/07/2022. Podcast. Disponível em: https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast-491

 


Referências e Indicações

Sugestões de literatura:

  • Um Rio Chamado Atlântico (2003), de Alberto da Costa e Silva.
  • Caetana diz Não: histórias de mulheres na sociedade escravista brasileira (2002), de Sandra Graham
  • FLORENTINO, Manolo. Tráfico atlântico, mercado colonial e famílias escravas no Rio de Janeiro, Brasil, c. 1790-c. 1830. História: Questões & Debates, [S.l.], v. 51, n. 2, dez. 2009. ISSN 2447-8261. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/19985/13171>. Acesso em: 21 jun. 2022. doi:http://dx.doi.org/10.5380/his.v51i0.19985.

 

Sugestões de filmes:

 

Sugestões de vídeos:

  • Alberto Silva – A Escravidão na História e na África. (https://www.youtube.com/watch?v=Dn_2RIo4QJc)

 

Sugestões de links: