Saturno, com seus anéis, é um dos planetas mais icônicos e conhecidos na cultura pop. Venerado por gregos, romanos, egípcios e por nós, chegou a hora de conhecer aquele que controla o tempo e nos deu o natal (ou quase isso).

 


CAMBLY

“Investir em você é sempre a melhor opção”

Queremos você rindo conosco! E para ajudar a provar que a Ciência tem que ser Divertida, o Cambly vai te dar mais uma oportunidade!

Essa é a MAIOR promo do Cambly que está de volta por tempo limitado. Use o código do Deviante para aproveitar os 60% de desconto em todos os planos anuais e ainda ganhar uma aula grátis para experimentar a plataforma.

Corre que a validade do código é até o dia 01/05, mas os cupons são limitados, então pode acabar antes!

60% OFF + aula grátis para experimentar o Cambly aqui: SCICASTMAIOR
 

Patronato do SciCast:

Sua pequena contribuição ajuda o Portal Deviante a continuar divulgando Ciência!


Contatos:

Fale conosco! E não esqueça de deixar o seu comentário na postagem desse episódio!


Expediente:

Produção Geral: Tarik Fernandes e Fernando Malta

Equipe de Gravação: Tarik Fernandes, Marcelo de Matos, Roberto Spinelli, Bruno Gallas, Lennon Ruhnke, Felipe Queiroz

Edição: TalknCast

Citação ABNT: Scicast #482: Saturno. Locução: Tarik Fernandes, Marcelo de Matos, Roberto Spinelli, Bruno Gallas, Lennon Ruhnke, Felipe Queiroz. [S.l.] Portal Deviante, 22/04/2022. Podcast. Disponível em: https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast-482

 


Referências e Indicações

Sugestões de literatura:

 

Sugestões de filmes:

  • Interestelar

 

Sugestões de vídeos:

 

Sugestões de links:

 

Sugestões de games:

  • Kerbal Space Program

 

Imagens da Pauta

Sondas Cassini (Nasa) e a Huygens (ESA+Agência Espacial Italiana)

 

Propellers (hélices). São efeitos causados por luas menores que orbitam o planeta por entre os anéis, gerando perturbações em forma de hélice. Enquanto algumas pequenas luas varrem sua órbita, coletando material gravitacionalmente, e formando os gaps nos anéis, os propellers ainda são muito pequenos, gerando uma perturbação nas partículas em forma de hélices.

 

Exágono no polo norte de Saturno grande o suficiente para caberem dois planetas Terra. Bem no meio do hexágono existe um grande furacão conhecido como Rosa de Saturno

Sete grupos de anéis principais. Os anéis não estão localizados em ordem alfabética porque foram nomeados na ordem de sua descoberta. Do interior para o exterior, os anéis são chamados D, C, B, A, F, G e E.

 

Possui uma camada de gelo de aproximadamente 100 km onde existe um oceano salgado na subsuperfície. Próximo ao polo sul essa camada é mais fina, onde existem as Listras de Tigre, que são formações geológicas lineares, com depressões onde no centro existem fraturas, que dão acesso ao oceano, permitindo que plumas de vapor e gelo sejam ejetadas por geisers para o espaço.

 

Mimas

 

Iapetus

 

IApetus

 

 

Fonte: https://www.nasa.gov/connect/ebooks/the-saturn-system.html