No SciCast #406 vimos o que é a epistemologia e o que ela estuda, debatemos o que é conhecimento e quais os seus limites e começamos a ver a separação entre a filosofia e a ciência como formas diferentes de conhecer o mundo. Agora vamos descobrir como o entendimento sobre o conhecimento científico evoluiu a partir de Kant, focando no positivismo e em seus primeiros críticos. 

 


CAMBLY

Assinando um plano anual do Cambly até o dia 15/01, com o seu código ou link os seguidores terão automaticamente um super desconto de 47% off nos planos anuais.

Quer um 2021 diferente? Aproveite esse super desconto no Cambly: SCICAST21START

Basta fazer uma conta gratuita e usar o código ;)

App do Cambly para iPhone
App do Cambly para Android


 

Patronato do SciCast:

Sua pequena contribuição ajuda o Portal Deviante a continuar divulgando Ciência!


Contatos:

Fale conosco! E não esqueça de deixar o seu comentário na postagem desse episódio!


Expediente:

Produção Geral: Tarik Fernandes e Fernando Malta

Equipe de Gravação: Tarik Fernandes, Marcelo de Matos, André Trapani, Bruno Gallas, Livia Nádia da Costa Leite, Luis Felipe Figueiredo, Felipe Novaes, Maria Oliveira

Edição: TalknCast

Citação ABNT: Scicast #415: Epistemologia 2. Locução: Tarik Fernandes, Marcelo de Matos, André Trapani, Bruno Gallas, Livia Nádia da Costa Leite, Luis Felipe Figueiredo, Felipe Novaes, Maria Oliveira. [S.l.] Portal Deviante, 22/01/2021. Podcast. Disponível em: https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast-420/

Imagem de Capa: Jânio Garcia (Portfólio • Instagram)


Referências e Indicações

SciCast 406. Epistemologia

 

Sugestões de literatura:

  • BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
  • CARNAP, Rudolf. Meaning and necessity: a study in semantics and modal logic. Chicago: The University of Chicago Press, 1947.
  • CARNAP, Rudolf. Pseudoproblemas en la filosofía: la psique ajena y la controversia sobre el realismo. Tradução de Laura Maues de Schrenk. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 1990.
  • CASTAÑON, G. A. Introdução à epistemologia. São Paulo: E.P.U., 2007.
  • CHALMERS, A. F. (1981). O que é ciência afinal? Tradução por Raul Filker – Brasília: Editora Brasiliense, 1993.
  • FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • HAHN, Hans; NEURATH, Otto, CARNAP, Rudolf. A concepção científica do mundo — O Círculo de Viena. Tradução de Fernando Pio de Almeida Fleck. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 10, p. 5–20, 1986.
  • MASSONI, N. T. Epistemologias do século XX – Textos de apoio ao professor de física. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2005, 96 p.
  • WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Tradução de Marcos G. Montagnoli. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

 

Sugestões de vídeos:

  • CrashCourse, o significado do conhecimento (questionamentos recentes se é crença verdadeira e justificada), tem legenda em português: https://www.youtube.com/watch?v=kXhJ3hHK9hQ 
  • Webinar Introdução à história da filosofia. Aula 4: Filosofia fenomenológica-hermenêutica x Filosofia analítica

Prof. Me. Ernesto Giusti: https://fb.watch/26iMky8Bdj/ 

 

Sugestões de links: