Quem nunca passou frio por não escutar o que a mãe disse e não levar o casaquinho? Ou levantou no meio da noite, não achou o chinelo e ao pisar no chão preferia que ele fosse lava? Isso tudo acontece, devido à nossa temperatura corporal, que é influenciada constantemente pela mudança da temperatura ambiente. A temperatura corporal é aumentada através de atividades físicas, tremores (calafrios) ou proximidade de locais quentes como uma fogueira ou lareira.

O aumento de temperatura pode levar a hipertermia (temperatura acima de 40°C), causando convulsões ou morte (temperatura acima de 43°C). Já a hipotermia (temperatura abaixo de 35°C) pode ser causada por drogas, álcool, sedativos, antidepressivos e incapacidade de manutenção da temperatura. A perda de calor leva à tremores involuntários (calafrios), fadiga, sonolência, alterações na memória, frequência cardíaca baixa, extremidades (dedos, pés e mãos) em tons azulados (casos mais graves podem levar a perda de dedos ou até mesmo pés e mãos) e morte.

Para que a temperatura corporal seja mantida em valores ideais (36,5 a 37°C), o hipotálamo, atua controlando batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo, produção de suor, arrepios (piloereção) e produção de hormônios tireoidianos.

Produção de calor

A produção de calor é consequência do metabolismo de um organismo, que consiste na quebra de nutrientes e a produção de biomoléculas, da mesma maneira que uma máquina ligada esquenta devido à sua atividade. O papel do metabolismo é facilmente observado durante exercícios físicos, como correr ou andar de bicicleta. Quando corremos, nossos músculos utilizam o ATP (Adenosina trifosfato), que é a molécula energética do organismo e, ao quebrá-la, as células e os tecidos são capazes de realizar uma ação (contração dos músculos das pernas ao correr) e produzir calor.

Quebra de ATP = Ação + Calor

O calor produzido pelo metabolismo basal ou por atividade física é direcionado à pele através do controle dos vasos sanguíneos pelo hipotálamo. Na pele, as glândulas sudoríparas, expelem o suor, para resfriar a pele.

Perda de calor

A perda de calor pode ocorrer de diversas formas, sendo elas:

  • Irradiação de ondas de calor (60%);
  • Evaporação de suor (22%);
  • Condução para o ar (15%);
  • Condução para Objetos (3%).

A radiação é a forma de perda de calor de maior importância, ela ocorre através da emissão de raios infravermelhos de comprimento de onda de 5 a 20 micrômetros. Tudo oque não apresenta temperatura de zero absoluto, emite calor sob forma de radiação.

O ar, com ou sem a ajuda do suor, é capaz de conduzir o calor e este é removido devido às correntes de ar. A condução também atua na água, esta por sua vez tem maior capacidade de condução.

Ao perder calor o hipotálamo entra em ação, diminuindo a sudorese, direcionando o sangue para regiões de órgãos vitais (coração, fígado, pulmões…), estimulando a ereção dos pelos corporais e os famosos calafrios, que consistem em contrações involuntárias dos músculos para aumentar a temperatura corporal.

As roupas, ao contrário do que se acredita não proporcionam calor mas sim  possuem a função de diminuir a perda de calor através da radiação e da condução (ar e objetos) ao atuar como uma barreira ou escudo contra a perda de calor. Então, na próxima vez que sua mãe pedir para você levar o casaquinho lembre desse texto e leve o casaquinho.


Bruno Henrique Homem  estudante de biomedicina, padawan de iniciação científica, cavaleiro de Ouro de gêmeos e doutor em procrastinação por videogames e carrego sempre minha toalha, enquanto não entro em pânico. @thisistody.