Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #37: Mesopotâmia

por em sex 11America/Sao_Paulo jul 11America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 2 comentários

Scicast #37: Mesopotâmia

Mesopotâmia, que em grego quer dizer “região entre rios” foi uma parte do Oriente Médio banhada pelos rios Tigre e Eufrates, que nascem nas montanhas da atual Turquia e desembocam no Golfo Pérsico, onde hoje se encontra o Iraque. Muitos povos se encontraram e se misturaram ali, aprenderam a extrair da terra seca seu sustento, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros. Sumérios, Babilônicos, Assírios e Caldeus formaram a “civilização mesopotâmica” e com sua cultura, ciência, arte e deuses desencadearam a aurora da civilização.

Os mesopotâmicos criaram o primeiro livro já registrado, O Gilgamesh, inventando assim o próprio registro histórico em si. Sem os mesopotâmicos, a civilização atual poderia ser bem diferente da maneira como é hoje. As escolhas que fizeram, os riscos, a energia que investiram em suas idéias e buscas, resultaram no mundo que conhecemos. No episódio de hoje do podcast sobre História mais divertido da internet brasileira (nunca serão), viajaremos rumo ao crescente fértil e seus arredores, trazendo mais situações inusitadas e conflitos sem fim. Conheça aqui a grande bagunça que foi a aurora da civilização nesta aula épica sobre a Mess Opotâmia.

Não perca seu olho se você precisa dele, pague o peso do seu inimigo em ouro, nomeie corretamente os rios a montante e a jusante, tire sarro dos hebreus sem ser hebreu e corra para as montanhas com Silmar, Ronaldo, Bárbara, Matheus (Prof. Barbado) e Marcelo (Guaxinim).


Comentado neste episódio:

Vídeo

  • The Agricultural Revolution – Crash Course World History #1: série de vídeos em formato de aula, apresentada por John Green, aborda neste primeiro episódio a “evolução” e o desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária e os benefícios que esse novo meio de conseguir comida trouxe às populações.
  • Indus Valley Civilization – Crash Course World History #2: nesse episódio, John Green comenta sobre a Civilização da Vale do Indo, que pode ter se originado e construído cidades antes dos povos da Mesopotâmia e do Crescente Fértil.
  • Mesopotamia – Crash Course World History #3: não cansaremos de indicar os vídeos do Crash Course, pois sua qualidade e didática são excepcionais. Nesse vídeo, o assunto é a Mesopotâmia, e como as cidades e a sociedade nessa região do Mundo se desenvolveu.

Literatura

  • Introdução à História do Homem – Os Primeiros Povos, as Primeiras Civilizações, Comércio e Guerras (1994): primeira parte da Coleção História do Mundo, lançada pela Editora DK, é bastante utilizada por professores para montar aulas, principalmente no Ensino Médio. Em seus 7 fascículos ela aborda desde a Introdução à História do Homem e à Pré-História Humana até os Dias Atuais (ou melhor, até o início da década de 1990). Com muitas figuras, fotos e textos curtos e interessantes, essa coleção é mais apropriada para divulgação e auxilio do professor em sala de aula do que como uma fonte de pesquisa acadêmica em nível de graduação.
  • Guia Ilustrado Zahar História do Mundo (Philip Parker): também já citado no SciCast, este guia aborda sucintamente os principais aspectos da linha temporal estudada por nós no ensino fundamental e no médio. Parker procura abordar a História de todos os continentes, destacando acontecimentos importantes respectivos de cada um durante os períodos pré estabelecidos pelos capítulos do guia.
  • Atlas da História do Mundo – História Completa da Jornada Humana (Jeremy Black): este Atlas Histórico contem um dos melhores materiais para se ensinar a história: mapas mostrando fonteiras de impérios antigos. O objetivo desta coletânea é mostrar todos os passos que os seres humanos tomaram no decorrer das eras, desde o surgimento dos primeiros hominídios (mostrando como se “espalharam” pelo mundo) até o início do novo milênio (mais exatamente, 2004). É um livro sem igual, contendo mais de 400 mapas temáticos de TODOS os continentes.

Games

  • Mesopotamia – Cradle of Civilization: jogo de tabuleiro para até 4 participantes, criado pela Eurogame e com aparência semelhante ao War, em que cada jogador controla um dentre os primeiros clãs a se assentarem às margens do Crescente Fértil. Porém, ao invés de guerrear entre si, os clãs devem explorar áreas desconhecidas, construir cabanas para se abrigarem e criar centros agrícolas a fim de recolher o precioso e desejado Maná. Além disso, todos devem cooperar para construir um magnífico templo em homenagem ao deus Marduk. Cada clã deve levar suas ofertas para este poderoso templo, na esperança de ganhar as bênçãos e proteção da divindade, e ganhará o jogo aquele que trouxer todas as ofertas de seu povo ao templo pela primeira vez. Cada partida dura em média uma hora, e todas as instruções são em inglês (ainda sem versão em português).

Saiba Mais

  • Geacron: é um Atlas Histórico Mundial e de Linhas do Tempo desde 3000 a.C., interativo e disponível na internet de graça. É possível acompanhar a “evolução” das civilizações e reinos pré-históricos até a época atual. Para acompanhar a “evolução” da Mesopotâmia, coloque “-3000” no lugar da data “2014”; isso atualizará o mapa do link para as fronteiras dos reinos do ano 3 mil AEC.

 

%d blogueiros gostam disto: