Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

SciCast #195: Missão Jaci Parte 1 – Programa Espacial Brasileiro

por em 12 12America/Sao_Paulo maio 12America/Sao_Paulo 2017 em Ciência, Destaque, Scicast | 28 comentários

SciCast #195: Missão Jaci Parte 1 – Programa Espacial Brasileiro

Deviantes e Derivadas sejam bem vindos ao inicio de um grande projeto! A Missão Jaci! O projeto, fictício, de enviar um homem, preferencialmente o Tarik, para a Lua!

Nesse primeiro episódio ficaremos em solo, pois vamos falar do histórico espacial brasileiro! De seu surgimento ao momento atual!

Então venha pegar carona nessa cauda de cometa, digo nesse foguete!

3… 2… 1…

Arte da Capa:


Publicidade:

  • Nas Aulas de programação Lucas Caton você vai aprender a criar páginas web dinâmicas, aplicações nas quais o usuário precisa se autenticar (login e senha), enviar emails através da sua aplicação, criar layouts para páginas mesmo sem ter experiência em design, negociar a venda de projetos,, descobrir qual salário é justo para o seu nível e muito mais. E tudo isso Online!O curso começa com explicações básicas sobre programação, não requer nenhum conhecimento prévio na área. A linguagem utilizada é Ruby, uma das mais poderosas e populares do mercado, além de ser gratuita e ter código-fonte aberto. Todas as ferramentas, softwares ou serviços utilizados no curso são completamente gratuitos.Para ouvintes do Scicast, o valor fica de R$200 por R$29. Não perca tempo e se inscreva logo!

    Não deixem de comentar nas redes sociais e no post pra ajudar o Scicast ainda mais a crescer e continuar produzindo e tornando a ciência cada dia mais divertida!


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Saldão da Loja do SciCast – corram!


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Pauta/Gravação: Naelton Araújo, Roberto Pena, Miriam e Lucas Vitrine: Jânio Garcia


Material Complementar:

Curso de Astronáutica no Planetário do Rio

Filmes:

Céu de Outubro

Os Eleitos

Destination Moon

  • Johny W. Alves

    Comecei a ouvir agora e quero saber: Quem escreveu a belíssima entrada, a história a alvorada brasileira me emocionou, mas depois rolou uma lágrima de tristeza sabendo que a nossa alvorada brasileira vai demorar

    • Fernando Malta

      Queria dar um tom ufanista exacerbado, Johny. Um mundo ideal, talvez ainda um pouco distante, mas não por isso inverossímil… ;-)

    • Naelton Araujo

      parecia o Peron … ou JK… talvez até Getúlio… kkk… mas missões tripuladas tem o papel mais político mesmo… pra explorar o universo sondas automaticas são mais produtivas… mas as missões tripuladas são as q tem apelo popular…

  • Que episódio lindo!
    É um passo para que a ciência comece a ser vista como investimento e não como gasto. O MIT, por exemplo, só aceita teses com potencial financeiro, de lucro, não tem essa bobagem nacional de separar academia e mercado. Com o corte no orçamento que houve no meu curso de mestrado aqui na UnB ficou claro que precisamos sim das empresas.
    Apenas vejam que as críticas que as pessoas fazem não são totalmente descabidas. A Nasa é alvo constante das mesmas críticas, chegando a ter uma redução significativa em seu orçamento.
    É evidente que temos capacidade de tudo isso e muito mais. Estamos indo numa boa direção. Contudo, para mim, o maior problema é que nada no Brasil acontece na velocidade do resto do mundo. E possivelmente perderemos uma janela de oportunidade que não aparecerá de novo…

    • Naelton Araujo

      Isso é uma realidade triste… tivesse poucos avanços…muitas pausas exageradas e…. o que é pior … evidentes retrocessos

  • David Castro da Silva

    Gostaria agora de agradecer publicamente o Portal Deviante, especialmente o Scicast, por me ajudar a me manter em forma. Explico: como não curto academia, meu exercício mesmo era uma corridinha de vez em quando. Mas com uns 15 minutos, com 1,5km, no máximo 2km, eu perdia a paciência e desistia. Agora eu corro ouvindo o Scicast, e quando olho para o relógio já tem passado 40, 45 minutos, sempre tendo percorrido mais de 4km, às vezes 5km.
    =D

    • João Paulo

      Compartilho de algo parecido.

      Minha esposa começou a praticar corrida de rua e eu fui no embalo, mas meio desanimado. Quando resolvi correr ouvindo podcasts melhorou bastante.

      O engraçado é que às vezes acontece de estar correndo e dando risada e o pessoal achar estranho.

      • Naelton Araujo

        Cara eu faço o mesmo… esses podcast fazem a gente fazer papel de doido…kkk

        • João Paulo

          Exato, eu costumo ouvir no carro indo e voltando do trabalho. Mas às vezes preciso explicar para algum carona que não é uma rádio específica e sim um podcast. Daí vai toda aquela explicação do que é um podcast.

  • Evandro

    Episódio excelente, estão de parabéns!

  • Jean

    Adorei o episódio! Acabei me interessando na aulas do Naelton no planetário, como entrar em contato com ele pra saber se ainda há vagas?

  • Jonas Lima

    Sem dúvida alguma o Brasil tem o MELHOR potencial para lançamento de foguetes, mas nem os nossos representantes e muito menos a população busca explorar isso. São por pessoas como o Lucas, que eu ainda tenho fé na expedição brasileira ao espaço!

    • Naelton Araujo

      É uma pena mesmo…muita maré contraria.

  • Darley Santos

    É, tem um longo percurso então viu… O país não tem um “cultura espacial”, pois teria talvez que romper com miopias, padrões culturais e psicologismos ancestrais de Macunaíma, uma rapsódia autenticada desde a elite até as classes mais populares. Dessa forma, fica compreendido que simplesmente pensar JÁ em ter um programa espacial fica em descompasso com a realidade do “afegão médio subsaariano” brasileiro… Mas de toda forma, colocado assim, se torna factível a “Missão Jaci”, conferindo ao sucesso desta uma apoteose tupiniquim, tendo o eterno alvo Tarik como beneficiário indireto – subiu, subiu aos céus na “cauda do cometa” o Tarik, o Tarik!

    • Naelton Araujo

      Pelo tempo q começamos (pioneiros no cenário sulamericano e terceiro mundista) era para ja termos, pelo menos, a missão completa: um satélite nacional em órbita baixa. O programa Apollo foi um dos maiores empreendimentos do ser humano: muito dinheiro, muita gente gabaritada, muita instituição de pesquiaa dedicada e bastante tempo pra ir do Explorer 1 a Apollo 11. Sei não, acho q vou ser o chato dizendo: vai demoraaaar! ?

  • Maurício Birochi Sarti

    Bom dia Galera do SciCast, ainda estou ouvindo o episódio, mas queria deixar o obrigado à vcs, meu filho faz ensino técnico em programação, qdo vi a promoção do curso do Lucas Caton comentei com ele e fomos ver se ele se interessava, conclusão, acabamos assinando. Ele achou o curso bem interessante e vai ser de muita utilidade.
    Um grande abraço a todos.
    Vida Longa e Próspera, que a Força esteja com vcs e Allons´y.

  • Gutenberg L. Santos

    Olá pessoas! Programa maravilhoso!!! Sou muito fã de todo o assunto relacionado ao espaço e à tecnologia espacial. Gostaria de pedir que, no próximo episódio sobre o tema, vocês comentem sobre os problemas e possíveis soluções para o lixo espacial que circula nosso pálido ponto azul. Agradeço antecipadamente pela atenção e que a FORÇA esteja SEMPRE com TODOS VOCÊS!

  • Mauricio Marquevicz

    Primeiramente ave deviante!!
    Poxa gente, que legal!!! Eu sou antigo no SciCast já, mas sempre tive vergonha de postar kkkk… Iniciei minha vida acadêmica cursando Eng. Aeroespacial lá em Joinville, SC… Criei o primeiro grupo de estudos em foguetes lá na UFSC, na época, mas após ir em alguns simpósios da AAB/AEB, conversar com alguns professores no ITA, eu me desestimulei com o cenário brasileiro… Segui para Eng. de Materiais na própria UFSC-Floripa, mas o sonho de trabalhar com o programa espacial ainda continua!! Hoje me foco mais em materiais poliméricos semicondutores =o (também fiquei de cara quando descobri plásticos que conduzem eletricidade kkkkk O povo aí da missão não quer mais alguém pra trupe que curta sensores???)

    Para finalizar, eu gostaria muito de conversar com o Lucas sobre as oportunidades neste ramo… =D
    Vida longa e próspera!

  • Matheus Pereira Furlan

    como vcs falam de foguetes q n falam de KSP?

    • Naelton Araujo

      O Kerbal Space Program é bom pra incentivar vocações mesmo… meu filho (que é de Humanas) de vez enquando me pergunta como fazer alguma manobra orbital… lá tem missão pra Lua também… mas idéia era ser maiz ou menos pé no chão… contar a história da AEB… no próximo episódio devemos viajar mais… eu constumo citar o KSP no meu curso…valeu pela lembrança…https://kerbalspaceprogram.com/en/

    • Rodrigo Fonseca

      S2 KSP

  • mstrey

    Li o POST e não achei o link pro canal do YouTube da Mirian e do Lucas. Eu que tô ratiando ou não tem mesmo?

  • Naelton Araujo

    Interessante ver como o orçamento da NASA se comportou desde o projeto Apollo até os dias de hoje: https://leadingspace.wordpress.com/2010/10/28/show-me-the-money/

  • Olá pessoal,

    Parabéns pelo programa e foi muito bom ver o tema abordado, principalmente porque trabalho na Agência Espacial Brasileira. Aliás, minha única crítica vem justamente a esse fato: vocês convidaram um monte de gente que está tangencialmente relacionada ao Programa Espacial Brasileiro mas esqueceram de convidar alguém que esteja diretamente envolvido com ele. Seria importante para completar o programa ter o ponto de vista das instituições diretamente envolvidas. Enfim, fica a dica e já me coloco à disposição para colaborar com os próximos.

    Sobre os temas abordados, uma consideração importante: apesar de IAE e INPE serem instituições antigas, a AEB teve seu primeiro concurso público em 2014 e os primeiros funcionários da casa assumiram em Julho de 2016. Nos mais de 20 anos da Agência, somos a primeira leva de funcionários concursados. Isso demonstra alguns dos problemas sobre visão elencados durante o programa.

    Enfim, para quem começou a se envolver no tema de vez há pouco tempo, é bastante motivador trabalhar com o Programa Espacial. Mas sim, temos um longo caminho pela frente. Um abraço e até a próxima.

  • Rodrigo Fonseca

    Que abertura MARAVILHOSA!
    parabéns aos envolvidos!

%d blogueiros gostam disto: