Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #180: UX – Experiência do Usuário

por em sex 17America/Sao_Paulo fev 17America/Sao_Paulo 2017 em Destaque, Scicast | 15 comentários

Scicast #180: UX – Experiência do Usuário

Sejam bem vindos Deviantes e Derivadas a mais um SciCast tecnológico! Essa semana vamos falar de UX, ou seja, vamos falar sobre como melhorar a vida daquele que quando te diz que quer um pato esta pensando no ornitorrinco.

Saiba quais os avanços da área, suas tecnologias, sua logica aplicada e, principalmente, tente ver o macaco.

Arte da Capa:

 

 


Publicidade:

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Avisos Paroquiais:


Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Gravação/Pauta: Natalia Nakamura, Ronaldo Gogoni, Fabricio “Jedi” Vaz e Gabi ReciputtiArte da Vitrine: Google Images.


Material Complementar:

Podcast Movimento UX

UX Magazine

  • Cadê link pro vídeo? :D

  • Gleuton Dutra

    Muito bom, muito divertido. Adorei.

  • Felipe Viveiros da Rocha

    Adorei o podcast.
    Comecei o curso de Design no meio do ano passado na UFSC e essa é uma área que gosto bastante.
    Queria o nome dos livros e das referências que citaram no programa, pois tava interessado em me inteirar mais nesse assunto.

  • Gleuton Dutra

    Guaxa, qual distro você utiliza?

  • Ezequiel Oliveira

    Será que algum dia vai sair um Scicast sobre processamento de dados? Como transformar dados em informação,

  • Darley Santos

    A experiência do usuário é TUDO!!!

  • Rodrigo Braga

    Certa vez comprei dois itens em uma mesma compra em uma loja on-line. Alguns dias depois recebi o e-mail pedindo para eu dar minha opinião sobre os produtos. Elogiei um e critiquei o outro (justifiquei, dei meus motivos). Depois conferi no site, meu elogio do primeiro produto estava lá publicado, mas a crítica ao segundo não… (é pra fazer de conta que é bom, é isso mesmo, né?)

  • Ruy Acquaviva

    Acho muito ruim para o podcast colocar informações erradas. O que foi falado sobre a instalação de programas no Linux está completamente errado e colocar informações falsas assim compromete a qualidade do podcast. Para instalar um programa no Linux basta escolher na loja do usuário e clicar no botão “INSTALAR”.
    A pessoa que estava falando errado sobre o Linux chegou ao cúmulo de dizer que é necessário saber o nome do programa no Linux, como se no Mac ou no Wundows não precisasse. Como é? Os outros dois sistemas adivinham o pensamento do do usuário? No Linux você pode entrar na loja de aplicativos e escolher pelo ícone sem nem saber o nome do usuário, pode pesquisar pela função do software, exatamente e de forma muitas vezes mais prática do que nos outros dois sistemas.
    O que não pode é comparar o passado do Linux com o o atual dos outros dois sistemas, no passado instalar softwares no Windows já foi muito mais difícil. com instaladores incompletos que muitas vezes travavam por falta de uma DLL, precisava procurar o software em locais completamente diferentes um do outro não havendo um repositório de referência e por aí vai, hoje avançou muito, mas o Linux também avançou. A usabilidade do Linux hoje não fica nada a dever em relação à usabilidade do MacOS e do Windows.
    Não se trata de opinião, trata-se dos FATOS, o que foi afirmado no podcast está ERRADO. O Scicast é um excelente podcast e é muito raro cometer uma falha como essa, mas infelizmente desta vez aconteceu.

  • Fernando Nandico Aquino

    Galera, aqui do meu lado como audiência espero um certo padrão “Scicast” aí nas afirmações dos convidados.

    No minuto 16 algum dos convidados diz que o termo UX tem 4 anos e que a pessoa trabalha na área há 8 anos e tal. Eu parei a audição na hora. É uma discrepância muito grande com a realidade.

    Minutos antes no mesmo cast foi citado Don Norman que escreveu sobre esse termo em 1995 e tem registro do assunto sendo discutido em listas por ele em 1993, então tem pelo menos 24 anos de história na terminologia. Se o argumento descambar para popularização, desde 2000 acompanho as pessoas discutindo e aplicando isso aqui no Brasil. Então a afirmação não se sustenta de jeito nenhum.

    Aceitar o desafio de falar em um veículo que carrega tanto prestígio para mim a pessoa precisa se preparar. Não pode dar uma canelada dessa dimensão. Quem estiver usando o cast como inspiração profissional não se prejudicar replicando esse tipo de desinformação. Tem muita gente que inclusive acredita que UX está no final do ciclo e não é mais novidade.

    Vou lá ouvir o restante do cast para ver se não tem mais nenhuma canelada desse calibre.

    • Fernando Nandico Aquino

      OMG, Scicast possui algoritmo de auto-correção: No minuto 24, outra pessoa no mesmo cast conta exatamente o que anotei aqui como crítica, falando do Don Norman e contando a origem da filosofia, abraçando o aspecto etimológico com o que é dito no mercado.

      Apesar de eu ter ouvido 150 de 180 scicasts, não consigo associar nome à pessoa para os envolvidos nessas duas passagens. Mas dane-se, não importa dizer quem errou. Era mais para não deixar uma canelada dessa magnitude passar em branco ou anotar como case para briefing para convidados não tirarem coisas da cartola.

  • Rammstein ( JF )

    Olá, faz algum tempo que não escuto o podcast e fiquei curioso ao baixar o programa, sou direcionado pra upa pagina ao qual tenho que converter o arquivo, poderiam me explicar essa solução de vocês ? Obrigado.

    • Fernando Malta

      Oi Ramnstein. Fazemos isso porque o arquio no servidor é em formato m4a, que é mais leve (o que diminui nossos custos com servdores; caso o ouvinte prefira baixar em MP3, já o direcionamos a um servidor online que converte para este formato. :-)

      • Rammstein ( JF )

        Tudo bem e obrigado.

%d blogueiros gostam disto: