Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #141: Sono e Sonhos

por em sex 24America/Sao_Paulo jun 24America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 73 comentários

Scicast #141: Sono e Sonhos

Sejam bem vindos Deviantes e Derivadas a mais… Ei, já é meia noite e um, acorda ai… Vem ouvir o episódio…

E essa semana vamos falar sobre aquilo que Podcasters, Dentistas e gente triste não faz! Essa semana vamos falar sobre o sono (e consequentemente sobre sonhos)!

Quais são as fases do sono correto? E as do sono incorreto? Quem é bom de cama? Qual a relação entre o último estágio do sono e a impotência? E, principalmente, entenda como NÃO funciona a projeção astral e os sonhos premonitórios.

p.s: Nenhum Tarik foi muito maltratado durante a gravação deste podcast.

Capa141

Publicidade:

Contato Comercial:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Pauta/Gravação: Marcelo RigoliWerther Kroling e Marlyni Zens Arte da Vitrine: Google Imagens

 

 

Comentado no Episódio e Leituras complementares:

Teste realmente rápido e simples proposto em 1991 pelos pesquisadores Adan e Almirall, o  Horne & Östberg Morningness–Eveningness questionnaire: A reduced scale.

Sonhos Lúcidos – MeiaLuaCast #49

Filme Insônia

 

  • Marcelo Rigoli

    Melhor historinha de abertura ever!

    • MarceloGuaxinim

      Obrigado.

  • João Nunes Rios

    Muito bom episódio galera! Me lembrei de como o sono fez parte das piadas internas entre eu e meu irmão com histórias de sonhos malucas que vão desde uma visita de Luke Skywalker até uma intervenção cirúrgica em um sapo com a presença do Cid Moreira.

    Pois é, esses são dois exemplos de como meu irmão é doido. Minha contribuição foi com a famosa conversa dormindo que meu irmão presenciava, morria de rir e tinha que anotar em um papel para me contar depois.

    Começar a sexta feira com vocês já se tornou hábito. Como eu durmo cedo (e pelo teste simples que eu fiz está certo assim mesmo) só escuto de manhãzinha e é sempre inspirador. Grande abraço!

  • Bicuinha

    Milha mulher só consegue dormir realmente bem, em lugares desconfortáveis e barulhentos… Isso é normal???

    • Leandro Almeida

      Olha, pesquisas revistas para a OMS chegaram à conclusão que os níveis de ruído nos quartos de dormir devem ser de apenas 5 dB(A). isto porque
      a poluição sonora, consciente ou inconscientemente, piora significativamente a qualidade absoluta do sono das pessoas, acarretando piores desempenhos físico, mental e psicológico.

      Mas se sua mulher CONSEGUE dormir e se sente bem, então o sistema dela já se acostumou e se aptou.

      • Marcelo Rigoli

        Boa! Isso aí!

    • Fernando Malta

      O importante, acho eu, é que ela consiga dormir. Se isso não atrapalha ela ou você, não vejo motivos de preocupação. =)

    • Werther Krohling

      E eu que só consigo dormir ouvindo podcast ou rádio CBN! Sério isso.

    • Marcelo Rigoli

      Às vezes as pessoas se acostuma a dormir em certas posições e situações e isso fica pareado com o ato de dormir. Muita gente depois que passa o verão tem dificuldade de dormir sem o barulho do ventilador/ar condicionado pois simplesmente se acostumou com aquilo, por exemplo.

  • Lucas Cardoso

    Ainda estou ouvindo o episódio de hoje, mas eu precisava vir comentar algo aqui. Não que vá realmente acrescentar em algo o que foi dito no episódio, no máximo, exemplificá-la, mas me ajudou a entender algo de verdade.
    Eu tenho um problema todas as vezes que chegam férias ou greve, como é o caso de agora, pois ao ficar sem fazer muitas coisas no dia, me canso pouco e demoro mais para ter sono. Com isso, cada vez mais eu começo a dormir em um horário mais tarde, até que chega num ponto em que eu estou indo dormir com o amanhecer e, dependendo de quanto tempo eu durmo, acordando com o anoitecer.
    Quando isso começa a acontecer, eu até tento começar a dormir mais cedo, fazendo alguma coisa durante o dia, mas o resultado é quase sempre longas horas na cama sem fazer nada, muito menos dormir. Sabendo disso, das últimas 2~3 vezes que isso aconteceu, eu resolvi tentar ficar acordado mais tempo pra conseguir voltar a horários mais normais.
    O período de transição é meio tenso, tenho que realmente não ter nada de muita importância marcado porque, apesar de tentar fazer isso o mais rápido possível ficando um máximo de tempo acordado direto, o sono ganha quase sempre, fazendo com que esse período dure mais ou menos uma semana. Uma semana em que eu começo a dormir 11h da manhã, depois 15h, depois 19h e depois, já num horário mais normal, umas 22h.
    Sempre achei mais fácil fazer isso do que me forçar a dormir mais cedo, mas não sabia um porquê disso. Ao ouvir no podcast que o ciclo de um dia biológico, teria mais que 24h, quase 25h já e comentarem justamente isso, inclusive com a afirmação do Tarik sobre ser mais fácil viajar de leste para oeste por causa dos fusos horários.

    Acho que era só isso mesmo. Pode não ter muita importância pra vocês, mas achei muito legal a relação do episódio com algo que aconteceu na última semana e, até então, não sabia haver nenhum fundamento por trás disso haha
    #TeamTarik aliás, porque ser hipster e odiar tudo que é bom é melhor hahahah

    • Marcelo Rigoli

      Basicamente você deu a volta no fuso horário, o negócio conseguir conciliar o teu horário de sono com a tua rotina ;)

    • Eu faço isso também às vezes, dou a volta no relógio. Não sei se é bom ou ruim, mas não deixa de ser divertido.

  • Diógenes A. Cardeal

    Existem muitos mitos sobre o período ideal que temos de dormir por dia, nesse cast foi abordado os fatores fisiológicos do sono de forma abrangente, por isso sou fã do scicast!

  • Kelvin Costa

    Plz Tarik me ajuda
    Eu tenho ótimas noites de sono, durmo muito bem
    Mas minha memória é PÉSSIMA, vcs disseram que quem dorme mal, afeta a memória, to sem entender

    • Fernando Malta

      Kelvin, quando a gente diz que ajuda, não quer dizer que é a ÚNICA coisa que influencia. A memória é influenciada mais por um monte de outros fatores, desde ambientais a biológico, mesmo.
      Mas o mais legal disso é que ela pode ser treinada e você pode melhorá-la! Mas pra falar melhor sobre o tema, deixo aqui para nosso querido produtor, que tem muito mais gabarito do que eu. ;-)

      • Kelvin Costa

        Valeu man o/
        Fico mais aliviado saber que ela pode ser melhorada :)

        • Marcelo Rigoli

          Cara, se realmente tu achas que a tua memória está ruim faz uma avaliação neuropsicológica com um psicólogo. Às vezes parece que é memória mas pode ser atenção, por exemplo. E sim, existem muitas alternativas pra melhorar isso!

  • Leandro Almeida

    O cérebro não consegue prever o futuro através do sonho, ok. Mas e naquelas ocasiões em que alguém te empurra para te acordar no exato momento em que alguém no sonho -por exemplo- te empurra em um precipício?
    Como o cérebro previu o fato real e fundiu o no sonho?

    • Fernando Malta

      Te dou duas opções, Leandro:
      – Como comentamos, uma das hipóteses do sonho é que ele tenta dar sentido às bizarrices do cérebro. Talvez o sonho do precipício seja justamente porque você sentiu estar caindo.
      – Mera coincidência. =D

      • Leandro Almeida

        Isto é realmente muito interessante!

  • Eric Souza

    Olá ‘Derivantes’! Se com um pedido, vocês realizaram um excelente episódio sobre Botânica. Peço encarecidamente um ‘cast’ à respeito de Climatologia! Ou sobre Minerais! Enfim desde já obrigado pelo conhecimento, e quando puder participarei como patrono.

  • Marcus Ferreira

    Não é por nada não mas o Tarik não seria o Batman do Scicast. Se fosse pra organizar os participantes por personagens do Batman eu acho que ficaria assim:
    Marcelo Guaxinim- Pinguim (quer que todo mundo o ame, e defende o seu animal de semelhança como se fosse o melhor do mundo)
    Tarik – Rei Relógio (sempre preocupado com prazos e horarios, nunca se diverte, e acha que dormir é igual a jogar tempo fora)
    Jujuba – Poison Ivy (adora plantas e animais, mas por dentro esconde uma escuridão e desejos de dominações mundiais)
    Fencas – Cara de Barro (consegue se dobrar e desdobrar pra conseguir ajudar a equipe, pode não ser o mais lembrado, mas aqueles que lembram lhe tem um enorme respeito)
    Marlyni – Harlequina (uma pessoa doce e gentil, mas algo no meio do caminho a tornou uma sadica torturadora, ou no caso dentista)
    Werther – Duas Caras (uma pessoa respeitável, e de conhecimenots apurados, mas ao mesmo tempo esconde uma mentalidade digna de uma criança de 7 anos)

    • Fernando Malta

      HAHAHAHAHAHAHAHAHA
      Cara de barro é ao menos mais digno que Mulher-Gato. Obrigado, Marcus! ;-)

    • Willian Spengler

      Não se engane! Werther é o Coringa mesmo!

    • Werther Krohling

      Huahuahuahauhua. Adorei a mentalidade de criança de 7 anos!

    • Marcelo Rigoli

      Quinta série dominga geral!

  • Maurien Aragaki

    Excelente episódio, a abertura (a escrita pelo Marcelo Guaxinim) foi a mais engraçada de todas, que criatividade!! Ri muito. Mas vcs já ouviram falar de gente q resolve problemas durante um sonho, é bem interessante, aquele que vc passou um tempão pensando e a resposta vem no sonho.

    Agora, Fernando Malta vc é muito corajoso, ou conhece bem o público do Scicast lançando um desafio desses

    • MarceloGuaxinim

      OBRIGADO!

      Quantas vezes vc esta trancado em um jogo, ai vai dormir e no dia seguinte passa a fase/chefe de primeira. As vezes dormir serve só pra organizar as ideias, ou mesmo era o cansaço que te impedia de prosseguir.

    • Fernando Malta

      Confio nesses ouvintes maravilhosos que temos! ;-)

  • Guilherme Yuki

    Só para adicionar, uma noite acabei dormindo com o podcast ligado e acordei exatamente na parte que eles dizem que não se aprende nada ouvindo enquanto dorme.
    Realmente, é verdade.

    • Fernando Malta

      Hahahahahahah
      Haja coincidência nisso! =D

    • Marcelo Rigoli

      Só espero que tu não tenhas sonhado com a gente… hahaha

      • Guilherme Yuki

        Só sonho com o Tarigo. Hahahaha

  • Wagner Tsuchiya

    Bom episódio, me fez lembrar de um artigo sobre outros tipos de ciclos de sono, além do cicardiano, que eu li faz um tempo. Os citados sonos polifásicos.
    O artigo era parecido com este: http://highexistence.com/alternate-sleep-cycles/
    Mais info em: https://www.polyphasicsociety.com
    Nunca tive cohones de tentar aplicar isso na minha vida! :)

  • Tiago Sotero TiagoJedi

    Resposta a pergunta de vos ao meu comentário pessoal.
    As aberturas do guacha em squete são ótimas, me traz aquele ? carrrrrlos Alberto da praça manja. Dps vem a abertura da jujuba com fencas e outros sempre bem legais e era dessa q eu falava, acho q é a homenagem mais bacana para essa midia ever, dps tem a entrada no assunto sempre legal demais o conteúdo e dps a vergonha alheia das músicas q nos sempre achamos horríveis , mas sempre estão em nossos apps de música.
    Galera um abraço e uma sugestão façam uma camisa apenas com o logo sem muitos desenhos algo mais mínimista ficaria muito bacana e eu pagaria com gosto.

    • Willian Spengler

      Eu também!!!

    • Fernando Malta

      Obrigado pelo elogio. ;-)

    • Juliana Vilela França

      Poxa obrigada por nos explicar, estávamos numa guerra pra saber qual abertura foi citada ^^ E seria bem legal uma camiseta mais minimalista mesmo, vou levar a dica pra diretoria <3

    • Marcelo Rigoli

      Valeu pelo feedback cara!

  • Samanta Miranda

    Me identifiquei com as pessoas que falam durante o sono. Isso acontece muito comigo hahaha….cara, eu falo, grito, converso e digo coisas aleatórias xD

    • Fernando Malta

      Enquanto você não bater em ninguém, tá valendo. ;-)

    • Marcelo Rigoli

      Tem uma professora minha que conseguiu a combinação do cofre do irmão dela assim, toma cuidado heim… #fikdik hehehe

  • Gabriel Muller

    Acreditem ou não eu já tive vários sonhos premonitórios ( é essa a palavra?) E conheço várias pessoas que tiveram, toda vez que eu tenho eu aviso alguém, assim eu consigo provar que é verdade! Inclusive já previ uma tentativa de homicidio no lugar que eu trabalhava

    • Leandro Almeida

      Seu celular vai tocar no exato momento que vc ler isso

      (…)

      É claro que não tocou, mas
      E SE TOCASSE?
      Mera coincidência, como disse o Fernando Malta

      • Fernando Malta

        Ou isso. :)

    • Fernando Malta

      Não é questão de acreditar, Gabriel. É possível que você tenha sonhado com algo e isso veio a acontecer depois.
      Contudo: você consegue diferenciar um sonho “normal” destes “premonitórios”? Porque uma outra explicação igualmente razoável é que isto não passa de um Viés de Confirmação (https://pt.wikipedia.org/wiki/Vi%C3%A9s_de_confirma%C3%A7%C3%A3o):
      – Você sempre sonha => muitas vezes lembra do sonho => por vezes o que lembra do sonho se confirma => “Puxa, foi premonitório”
      – Você sempre sonha => muitas vezes lembra do sonho => outras vezes, é somente um sonho => “Mais um dia normal.”
      Ou seja: não é que o sonho seja premonitório, mas você acaba guardando mais justamente (e tão somente) o sonho que acaba se confirmando, reforçando achar que houve uma premonição. =)

      • Gabriel Muller

        Nope! Eu tenho sonhos que eu SEI que são premonitórios, por isso que eu disse que eu aviso as pessoas, inclusive já tive premonições acordado (Um andaime que despencou em frente a uma loja que eu trabalhava, e um cliente me xingando numa loja) O padrão é sempre próximo de 24h depois da sensação vem o fato (Tenho conversas de facebook onde confirmo isso, e amigos que confirmam pq eu aviso eles) Inclusive sou agnóstico, extremamente cético e racional, não acredito em karma destino nada disso, mas acontece e eu confirmo

        • Fernando Malta

          Se você diz, de fato não tenho como contradizer.
          Se é algo que você gosta e não sente necessidade de uma explicação adicional, excelente. :)

  • Kiefer Kawakami

    Águas-vivas não são consideradas animais em quais aspectos? Porque estão dentro do reino animalia, mas nunca li nada a respeito de serem consideradas ou não como animais.

  • Gabriel Gomes

    Outro ótimo cast galera, só senti falta dos chamados sonhos lúcidos, tenho muita curiosidade pra saber se essa parada realmente existe ou se é apenas outra baboseira que dizem por aí… Se for verdade é uma ótima opção pro Tarik haha, assim ele não vai sentir que o tempo passado dormindo foi tão desperdiçado. Abraço pra todos.

    • Marcelo Rigoli

      Verdade! Ficou pra uma próxima comentarmos!

  • Ana Da Rocha Kurata

    Preciso dizer que toda vez que escuto a música nas apresentações imagino um guaxinim e uma jujuba em 32 bits em pose de luta (e um Tarik de braços cruzados logicamente)

    • Fernando Malta

      Mas é assim mesmo que funciona, Ana. Mas emm 8 bits, porque somos baixo-orçamento.

    • Juliana Vilela França

      AHAHAHAH adorei, queria ter verba pra fazer essa anima em pixel art XD

    • MarceloGuaxinim

      excelente imagem mental!

  • Victor Hugo

    Coisas como sonhos lúcidos e projeções astrais, as vezes estão ligadas com religião(espiritismo), não sei se ficou legal o deboche que rolou.

    • Fernando Malta

      Oi Victor!
      Não foi deboche; apresentamos uma visão científica sobre o assunto e, sim, fomos céticos.
      A interpretação que religiões ou cultos possam vir a dar sobre o efeito científico é de livre escolha de cada um, assim como acreditar nos mesmos. Não é porque se dá a explicação científica sobre algo que a sua crença sobre seu significado NECESSARIAMENTE precisa ser alterada. A ciência se foca muito mais no COMO, não tanto no PORQUÊ.
      Ao meu ver (e isso não é a opinião de todos os participantes ou do podcast em si) religião e ciência podem, ao seu modo, coexistir. ;-)

      • Werther Krohling

        Não foi deboche. Eu mesmo já tentei isso no meu passado de crente. E acredite, isso não funciona.

  • Figueiredo Felipe

    Mais um cast incrível de vocês!!! Parabéns pessoal!!!
    A abertura foi sensacional!!!

  • Yuri Motoyama

    Parabéns por mias um maravilhoso cast! Tenho um podcast de divulgação sobre ciências aplicadas a saúde e considero vocês meus padrinhos (mesmo sem vosso consentimento, rs). Bom, coincidentemente na minha pós, eu estava tendo uma aula sobre neurobiologia do comportamento e caímos na discussão sobre o sono. Um ponto interessante sobre o sono para as pessoas que praticam atividades físicas é que o anabolismo muscular (síntese de novas proteínas) ocorre durante as fases mais profundas do sono. Então, não adianta o cabra treinar horas a fio e não ter um sono de qualidade. Muitas pessoas não apresentam boa performance esportiva ou até resultados estéticos por uma má qualidade de sono. Outra curiosidade sobre o sono diz respeito ao momento que comentaram sobre aquela pesquisa feita onde o coitado ficou 11 horas sem dormir. Atualmente são feitas algumas pesquisas para saber qual o limite de sono para que um organismo pare de funcionar (literalmente morrer de sono, rs) e o método é bem aterrorizante. O animal (geralmente ratos ou camundongos) fica em uma plataforma bem pequena cercado de água. Quando ele entra na fase de sono onde existe algum tipo de atonia muscular ele cai na água e acorda. Um bom método de tortura né? Beijos e abraços!!!

    • Fernando Malta

      Correção: 11 DIAS.
      D-I-A-S.
      Cara, não sou de dormir muito, mas não vejo tortura pior…

      • Juliana Vilela França

        Eu viro uma fera com sono XD e com fome. Acho que sou meio Tamagochi (entregando a idade forte)

        • Marcelo Rigoli

          HUahuhuauhauha “meio tamagochi”, adorei.

          Também sou.

  • marcos

    Ótimo Scicast, aliás qual é a música que começa a tocar aos 42:50?

    • Juliana Vilela França

      vamos chamar a entidade chamada editor pra responder essa… XD

    • Adriano João Silva

      Opa Marcos, me desculpe a demora, a Jujuba me invocou faz uns dias, mas só tive tempo agora de te responder.

      Então, o nome da música é Double Helix. Você pode baixar ela aqui – https://www.youtube.com/audiolibrary/music – Ela é livre de direito autorais.

      Digite no campo de pesquisa o nome da música e seja feliz ;) Essa música é muito foda. hehehe

      Abraço.

  • Thiago R. M. dos Santos

    Só uma canelada, falaram que água viva não é animal, quando na verdade é sim, faz parte dos cnidários ou celenterados, uma filo do reino animal?

    • Marcelo Rigoli

      Incorrendo no risco de explicar a piada, acho que ele inclusive diz que não só não é um animal como é uma água! Hahaha

    • MarceloGuaxinim

      ou seja eu estava certo, e o tarik tentou apagar meu brilhantismo. como sempre;

  • Fernando Maia Filho

    Ta demais esse cast! Lembrando que existe uma pressão importante das Especialidades Médicas que atuam na medicina do sono para liberar a melatonina junto à anvisa.
    A privação de sono que acontece principalmente nas grandes cidades pode estar envolvida com uma quantidade importante de alterações psíquicas nestas populações.
    Parabéns aos envolvidos nesse cast. abraços!

  • Bruna Azevedo Defert

    Ótimo episódio! Eu tenho um sono de pedra, só se o mundo estiver acabando pra eu acordar durante a noite. Já meu marido é totalmente o oposto, se o cachorro levanta durante a noite, no outro cômodo da casa, pra se ajeitar na cama dele meu marido acorda. Por várias vezes ele me contou pela manhã de um temporal de quase levar a casa embora e eu não tinha ouvido nada durante a noite.
    Eu também falo dormindo às vezes e ele, claro, se aproveita disso pra rir da minha cara. Não o culpo, eu faria o mesmo. Tenso é a sensação de “o que que eu to fazendo?” que vem quando você acorda e percebe que não estava falando nada que fizesse sentido apesar daquilo ter parecido muito plausível no contexto do sonho maluco que você estava tendo.
    E fiz o teste, resultado: Nenhum. -.-

  • orafaelreis

    Sempre falei com minha namorada sobre não existir saldo de sono. Não é porque você não dormiu as 8h necessárias, ao longo da semana, que, no sábado, você deveria compensar essas horas. Obrigado por poder sempre citar esse episódio como argumento a partir de agora. o/

%d blogueiros gostam disto: