Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #130: Invasões Bárbaras

por em sex 08America/Sao_Paulo abr 08America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 18 comentários

Scicast #130: Invasões Bárbaras

Salve Deviantes! Essa semana o SciCast irá continuar indiretamente a trilogia de ROMA (sim, uma trilogia de quatro casts, afinal história é CIÊNCIA humana).

Esta semana: Quem foram as tribos que invadiram Roma? Que outras invasões aconteceram? Quem eram os germanos? Bar bar bar? E, principalmente, qual o povo bárbaro que os podcasters descendem (SPOILER: os GODOS).

Print

Capa130

Publicidade:

Interessado em livros de história? Acesse o site da Livraria Berlim, e aproveite pra conferir os livros em destaque esta semana:

 

Marie Curie Front

 

Contato Comercial:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo GuaxinimEquipe de Pauta/Gravação: Dani Madrid, Matheus Professor BarbadoRoberto Pena e Willian Spengler. Arte da Vitrine: Google imagens.

 

Comentados no Episódio:

Curso de Inverno de Farmacologia FMRP – USP

Mapa da Idade do Bronze do Norte da Europa

CÉSAR, C. Júlio – “As Guerras das Gálias” (Commentarii de Bello Gallico – 50AEC), 2013, Cenatur Editions. Facilmente encontrável em Pdf, no Skoob, E-book Amazon e em http://www.thelatinlibrary.com/ para original em Latin!;

TÁCITO, C. Cornélio – “Germânia” – (P. CORNELI TACITI DE ORIGINE ET SITV GERMANORVM – n. 56/57 dEC. ) para original em Latin http://www.thelatinlibrary.com/tacitus/tac.ger.shtml e http://www.ricardocosta.com/traducoes/textos/germania-98-d-c em português.

TOTAL WAR: ATTILA, da Creative Assembly – muito indicado já em outros casts de História, a franquia total war faz um bom trabalho misturando jogo de estratégia baseado em turnos, com batas épicas em tempo real! Nessa edição do jogo, você acompanha não só a migração dos Hunos, como a dos principais povos germânicos e a eventual queda da Roma Ocidental. Atualmente tem 2 DLCs de campanha: Uma falando sobre as campanhas de Justiniano e Belisário para reconquistar o Império Ocidental e reunificar os romanos, sob a liderança de Constantinopla; e a mais rescente que é a campanha de Carlos Magno para formar seu grande império dos Francos!

Coleção Grande História Universal – A Alta Idade Média – Ed. Folio: Coletânea de livros enciclopédicos explicativos, que fazem uma verdadeira “linha” do tempo com os acontecimentos Históricos mais relevantes em todos os continentes.

Os Visigodos e a Expansão Moura: video-aula da Cpharadi – Cultura y Tradición Djudeo Española, contando rapidamente a trajetória dos Visigodos na Península Ibérica, até a invasão dos mouros e árabes, nos anos 600 – 700. 

A História do Mundo para quem tem pressa, por Emma Marriot – coletânea de rápidos textos sobre os princiais acontecimentos da História Mundial, resumidos em 200 páginas, vale a pena dar uma olhada nesse livro.

Os Bárbaros – os Francos, da BBC: Uma série de documentários retratando e analisando a trajetória de vários povos germanicos que invadiram Roma. Nesse episódio, completo no Youtube, historiadores falam sobre Os Francos!

DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DO MUNDO, por Edmund Wright e Jonathan Law: Um verdadeiro dicionário de temas, termos e conceitos Históricos, ajuda a compreender rapidamente um evento ou conceito histórico de seu interesse. Ajudou muito na pauta.

MACEDO, José Rivair. Conquistas Bárbaras. In: MAGNOLI, Demétrio. HISTÓRIA DAS GUERRAS. São Paulo: Contexto, 2011

GUERRAS, Maria Sonsoles. OS POVOS BÁRBAROS. São Paulo: Ática, 1986.

ANDERSON, Perry. PASSAGENS DA ANTIGUIDADE AO FEUDALISMO. São Paulo: Brasiliense, 1982.

LOT, Ferdinand. O FIM DO MUNDO ANTIGO E O PRINCÍPIO DA IDADE MÉDIA. Lisboa: Ed. 70, 1985.

ARIÉS, Philippe; DUBY, Georges (Orgs.). HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA: DO IMPÉRIO ROMANO AO ANO MIL. Vol 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GIORDANI, Mário Curtis. HISTÓRIA DOS REINOS BÁRBAROS. Vol 1 e Vol 2 Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

OS ANGLO-SAXÕES, do Discovery Civilization, um documentário completo, de uma hora de duração, que conta as origens dos anglo-saxões e suas influências na História da Grã-Bretanha, desde suas origens na Alemanha até a grande migração e formação dos reinos nas Ilhas. Está completo no Youtube

OS BÁRBAROS – OS SAXÕES, da History Channel, mais um documentário da série do History, Os Bárbaros. Dessa vez, falando dos Saxões, completo no youtube.

Do Discovery Civilization, SEGREDOS MEDIEVAIS, onde temos uma jornada pela Europa à procura de evidências que comprovem a organização e atuação dos povos chamados bárbaros. A série procura mostrar uma outra visão sobre esses povos, essenciais na criação do mapa moderno da Europa, além daquela visão transmitida até hoje.

Mapa da divisão dos reinos anglo-saxônicos da Ilha da Grã-Bretanha

As Crônicas de Arthur (trilogia), de Bernard Cornwell – Uma das melhores adaptações do mito do “rei” Arthur, esse romance histórico em trilogia do Bernard Cornwell acompanha exatamente o período das invasões saxãs à Grã-Bretanha, destacando o conflito dos reinos e povos celtas “romanizados” contra esses invasores vindos do mar.

As Crônicas Saxõnicas (coleção), de Bernard Cornwell – talve a “obra prima” desse escritos, as Crônicas Saxõnias são uma coletânia de, até agora, 8 livros, narrando o período das Invasões e conquistas vikings nas Ilhas Britânicas e a formação de um único reino unificado, a Inglaterra.

Crash Course com John Green “The Vikings” em inglês, sem legendas.

Série de vídeos: Byzantine Empire

  • Inoue

    Tive um ataque de riso com a invasão bárbara da Bárbara Paes. http://scienceblogs.com.br/dragoesdegaragem/2016/03/dragoes-de-garagem-73-mulheres-na-ciencia-2/
    Como dizem lá no sul: “Mas que barbaridade tche!”
    Vida longa e próspera.

  • Singham

    Esse cast está uma barbaridade. E fico feliz com o casting dele… De altíssimo nível. Continuem assim. Grande Abraço.

    Mann bhanwar uthe, tann sihar uthe
    Jab khabar uthe ke aawe, Singham

  • inuyashagui

    Gritando aqui: BAR BAR BAR!

  • Willian Spengler

    É assim que meu fusca anda!!!! Ahhhh é assim que ele vai parar!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=7lwLr8zAwm4

    • Dany Madrid

      <3!!!!

  • Vinícius Felipe

    Cadê o link para o curso de farmacologia citado na leitura de emails? ):

  • Visigótico….gótico… GÓTICO!!!!
    Buuuummmmmm
    E foi assim que minha cabeça explodiu…

    • Fernando Malta

      =O
      Te falar que “descobri” há pouco também, Alfalfa. Sei exatamente como se sente…

  • Bruna Marcelino

    Primeiramente, tenho que parabeniza-los pelo scicast de história! Muito bom esse episódio!!!! Queria deixar aqui uma sugestão, Vocês podiam fazer um podcast sobre o Império Bizantino, tenho muito curiosidade sobre esse o imperador Justiniano e toda sua briga com a igreja católica…

    • Fernando Malta

      Aguarde e confie, Bruna. ;-)

  • Victor Quaresma

    Terei uma prova relacionada ao assunto e a galera do Scicast sempre me ajudando!

    • Fernando Malta

      o/

    • Werther Krohling

      #tamosaÊ

  • Figueiredo Felipe

    Excelente cast pessoal!!! Este é o primeiro de muitos que irei ouvir. Curti demais a forma com que abordam os temas.
    Lembrou-me muito as aulas de medieval que tive no decorrer da graduação e, obviamente, os debates e analogias feitos nos corredores entre os alunos e os professores.

  • John L. F. Silver

    Essa intro…

  • Rodrigo Braga

    Muito bom essa quadrilogia Império Romano/Invasões Bárbaras! Ouvi as 4 na sequência de uma vez!

    Uma curiosidade extra: olha só outra palavra com a latinização do germânico transformando “w” em “gu” (assim como William->Guillaume):

    https://en.wiktionary.org/wiki/war#Etymology
    https://pt.wiktionary.org/wiki/guerra#Etimologia
    https://fr.wiktionary.org/wiki/guerre#.C3.89tymologie

%d blogueiros gostam disto: