Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #43: Forças da Física

por em sex 22America/Sao_Paulo ago 22America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 1 comentário

Scicast #43: Forças da Física

No início era a Singularidade. Nada do que conhecemos existia. Nem mesmo o nada existia. Ninguém sabe o que existia. O que os cientistas sabem remonta há 14 bilhões de anos, mais ou menos. Mas o momento zero (t = 0) é um mistério. Sabe-se o que existiu depois de alguns nanossegundos a partir do inicio (t + alguns nanossegundos), mas não exatamente no momento inicial (t = 0). Aí aconteceu. BIG BANG!

O que virá depois? Não sabemos, só fazemos uma leve ideia. Medimos. Especulamos. Temos certeza é do que faz o mundo, do que são feitas as estrelas. O que mantém os planetas, as galáxias, e todo o resto juntos. O tecido principal que move o Universo é baseado em forças. As Poderosas Forças da Física.

O SciCast de hoje trás os físicos Caio Gomes e Roberto Pena para uma aula extravagante sobre as poderosas Forças da Física. Os alunos fanfarrões Jorge, André e Silmar tentam de todas as maneiras acompanhar, mas conseguirão eles manter o foco ou serão eternamente encaminhados para a detenção?

Foto da Arte: Pablo Rigamonti.

Detenção:

Cinema

  • Gravidade (2013): Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.
  • O Grande Truque (2006): Robert e Alfred são dois mágicos que possuem grande rivalidade entre si. Quando Alfred passa a apresentar um truque novo e espetacular, Robert passa a viver a maior obsessão de sua carreira: descobrir o segredo do rival, a qualquer custo. A máquina foi inventada por Nikola Tesla.
  • A Prometida (1985): insatisfeito com o resultado da criação original, o Barão Von Frankenstein (Sting) cria uma bela mulher, que supostamente seria a companheira do monstro. Porém logo que a viu o barão a quis para si. Iisto provoca uma luta entre a criatura (Clancy Brown) e o barão, que acabam incendiando a torre que era usada como laboratório. O barão chama sua criação de Eva (Jennifer Beals), pois era a primeira mulher daquela espécie. Apesar dela ser bem bonita, ela inicia sua vida sendo por dentro pouco mais do que um animal. Ajudado pela Sra. Baumann (Geraldine Page), sua fiel governanta, ela transforma Eva em uma debutante da aristocracia. Entretanto o barão não estava preparado quando Eva começa a ter pensamentos e desejos sexuais próprios. Paralelamente a criatura original fugiu após o incêndio e, como o barão o descartou, o monstro põe o pé na estrada. Ele conhece Rinaldo (David Rapaport), um anão que quer ir até Budapeste para trabalhar no circo. Como Rinaldo não se assustou, ele e a criatura fizeram amizade e viajaram juntos. A criatura passou a dizer que se chamava Viktor e, como Rinaldo, se tornou um artista de circo, mas ainda ansiava pela noiva. Conectado psiquicamente a ela, ele retornou ao lugar da criação mútua deles. É quando a criatura encontra Eva enredada em um triângulo amoroso entre um pretendente inexperiente, Josef Schoden (Cary Elwes) e o barão.

Literatura

  • O Monstro de Frankstein (Mary Shelley: 1851): Mary Shelley (1797-1851), mulher do poeta inglês Percy B. Shelley, escreveu Frankenstein para participar de um concurso de histórias de terror realizado na intimidade do castelo de Lord Byron. A história do dr. Victor Frankenstein e da monstruosa criatura por ele concebida através da eletricidade, como uma forma de Frankenstein saber como reviver as pessoas e trazer sua mãe de volta dos mortos. O livro foi inspirado em Giovanni Aldini

Games

  • Electromagnetic: descubra o poder do eletromagnetismo neste jogo de plataforma puzzle. Atire os obstáculos e impedimentos em seu caminho, e use os poderes para escapar deste laboratório perigoso. Use todos os poderes disponíveis para você, e certifique-se de ter abundância de energia extra antes de tentar passar sobre um poço de lava.
  • Olá a todos. Parebéns pelo excelente epiosódio, com certeza um dos melhores do SciCast e uma das melhores explicações para não-físicos sobre as forças da física. Uma pergunta: Como a energia escura entraria nisso tudo? No modelo padrão e nas forças da física como estão forumadas atualmente? Ainda não se tem uma detecção confirmada da energia escura, mas já se supões que ela é responsável pela aceleração da expanção do universo. Um grande abraço e continuem com o excelente trabalho.

%d blogueiros gostam disto: