Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #34: Oceanografia

por em sex 20America/Sao_Paulo jun 20America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | Nenhum comentário

Scicast #34: Oceanografia

Há milhares de anos, um pensador nos disse: conhece-te a ti mesmo. E iniciamos a busca pelo conhecimento da psiquê e biologia do ser humano. Não satisfeitos em apenas conhecer o homem, olhamos para o céu, movidos por nossa curiosidade infinita e hoje já ultrapassamos os limites do Sistema Solar. Mas, até agora, pouco sabemos sobre o interior do planeta e principalmente seus mares e oceanos. Para nos ajudar nessa jornada, surgiu a disciplina da Oceanografia (que não estuda apenas baleias e golfinhos ;).

Pegue seu escafandro e mergulhe junto com a equipe do SciCast, que traz Ronaldo (Willy), Carol (Dory), Marcelo (Sandy), o capitão da Nau Silmar (Tutubarão). Ouça as melhores histórias da Menina Andréa (Ariel), saiba onde vai dar pé, descubra se gosta ou não da macrofauna cativante, tente se comportar como a Dori por duas horas e aprenda de uma vez por todas com quantos paus se faz uma canoa.

Comentado neste episódio:

Vídeo

  • A Big Blue (1988): lançado em alguns países sob o título francês Le Grand Bleu, trata-se da história de amizade e rivalidade desportiva entre dois mergulhadores campeões no século 20: Jacques Mayol (interpretado por Jean-Marc Barr) e Enzo Maiorca (renomeado para “Enzo Molinari” e interpretado por Jean Reno).
  • Black Fish (2013): documentário dirigido por Gabriela Cowperthwaite, e apresentado no Sundance Film Festival em 19 de janeiro de 2013, concentra-se em Tilikum, uma orca que vive no SeaWorld, e a controvérsia sobre orcas criadas em cativeiro.
  • Free Willy (1993): é um drama familiar norte-americano, estrelado por Jason James Richter como um menino delinquente que se apega a uma orca cativa, homônimo do filme “Willy”, que deu origem a três sequências: Free Willy 2 (A Aventura Continua), Free Willy 3 (O Resgate) e Free Willy (A Grande Fuga), além de uma série animada de televisão com curta duração.
  • Procurando Nemo (2003): é a quinta animação computadorizada lançada pela bem-sucedida parceria entre os estúdios Disney e a Pixar, vencedora do Oscar de Melhor Animação. Nemo, um jovem peixe-palhaço, é capturado inesperadamente e seu pai Marlin se vê obrigado a embarcar em uma emocionante aventura de resgate. No caminho ele conhece Dory, uma peixinha muito divertida que vai ajudá-lo a enfrentar tubarões, águas-vivas e muito mais.
  • Bob Esponja, Calça Quadrada: é uma série de animação criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, sendo produzida e exibida pelo canal Nickelodeon. A série narra as aventuras e os empreendimentos do personagem-título e de seus diversos amigos na fictícia cidade subaquática de Bikini Bottom (Fenda do Biquíni).
  • A Pequena Sereia (1989): é um filme de animação baseado no conto homônimo do escritor Hans Christian Andersen, com imagens belíssimas e .
  • SHARKNADO (2013): é um filme B de horror e catástrofe feito para a televisão cujo plot consiste  em uma tromba d’água que eleva os tubarões do oceano e os deposita em Los Angeles (totalmente plausível, claro).
  • Tubarão (“Jaws”, 1975): quando um gigantesco tubarão branco começa a ameaçar a pequena comunidade da ilha de Amity Ville, um chefe de polícia, um cientista marinho e um pescador grisalho partem rumo ao mar para detê-lo. Dirigido por Spielberg e vencedor do Globo de Ouro e Oscar por melhor trilha e montagem.
  • Splash: Uma Sereia em Minha Vida (1984): um homem se reencontra com uma sereia que o salva do afogamento como um menino e se apaixona sem saber quem (ou o que) ela é.

Literatura

  • Moby Dick (Herman Melville, 1851): o título da obra faz referência ao cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, luta para destruí-los. Este livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador Ismael, mescladas a grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, e armazenamento de produtos extraídos das baleias. O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou. Disponível em edição de bolso.
  • Vinte Mil Léguas Submarinas (Júlio Verne, 1870): publicado originalmente em francês, com o título Vingt mille lieues sous les mers, é uma das obras literárias mais famosas do escritor, publicada pela primeira vez em 1870. Também em edição de bolso.

Games

  • Mário no Mar: ajude o Mário a coletar modinhas e cogumelos coloridos, enquanto desvia de toda a macrofauna cativante do fundo do mar. Em flash, livre para jogar.
  • Finding Nemo Sea Safari: puzzle do tipo labirinto, com uma mecânica simples e muito desafiante, estilo Sokoban, também em flash.

Saiba Mais

  • O Lugar da Oceanografia (Afrânio Mesquita, 1994): reflexões sobre os estudos oceanográficos, e as transformações sofridas ao longo dos séculos nesta área do conhecimento.
%d blogueiros gostam disto: