Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #30: Alimentos Transgênicos

por em sex 23America/Sao_Paulo maio 23America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | Nenhum comentário

Scicast #30: Alimentos Transgênicos

Como todo bom nerd que somos, o que adoramos? Comidas! E é partindo disto que a equipe do PodCast sobre ciências mais divertido da internet resolveu investigar os alimentos transgênicos. No episódio desta semana vamos debater todas as vantagens e as desvantagens desta nova tecnologia que vem revolucionando a indústria alimentícia de todo o planeta.

Afinal de contas, alimentos transgênicos fazem realmente mal a nossa saúde? Quais os impactos de se introduzir nos nossos pratos de comida uma tecnologia ainda não 100% dominada pela ciência dos laboratórios? Seremos obrigados a viver em um mundo onde não há rabada? Entre na fila do bandejão você também e baixe já o episódio 30 do #SciCast.

E como host temos o mestre cuca Silmar, auxiliado por Ronaldo, Estrela (brilha muito no… não péra…), Pedro e o convidado especial e crítico gastronômico Giovani de Oliveira Arieira. Estejam todos “AVISADOS”.

Comentado neste episódio:

Vídeo

  • Jurassic Park (Spielberg, 1993): clássico filme baseado na obra de Michael Crichton. Os dinossauros são clonados a partir de um fóssil de mosquito que teria armazenado sangue dos dinossauros. Como o DNA encontrado está com algumas partes faltando, no lugar em que há falhas na sequencia, os genes de uma espécie de sapos são usados para completar as lacunas, ou seja, são dinossauros transgênicos. O processo sai do controle e os dinossauros passam a se reproduzir em massa.
  • Rótulos transgênicos (Repórter ECO 2011): reportagem da TV Cultura alerta para a falta de rotulagem nos alimentos transgênicos.
  • O Veneno Está na Mesa (Silvio Tendler): documentário brasileiro que denuncia a utilização excessiva de agrotóxicos no Brasil. Ele relata vários princípios ativos dos agrotóxicos que já estão proibidos em vários países da Europa, nos EUA e China mas que, há cinquenta anos, era uma novidade que foi recebida bem, pois aumentou muito a produção de alimentos.
  • O Mundo segundo a Monsanto: produzido pela autora do livro homônimo, este documentário mostra como esta multinacional está patenteando sementes transgênicas e introduzindo-as em países emergentes como o Brasil. No documentário é dito que com o plantio de sementes patenteadas pela Monsanto, o pólen destas “contamina”  outras variedades existentes na região, que passa a produzir sementes com as características  das da Monsanto. Esta então processa os produtores vizinhos e exige legalmente destes o pagamento de royalties à empresa, por estarem produzindo sementes que são patentes dela. (versão dublada).
  • Riscos de Transgênicos (Roda Viva): programa com o polêmico autor internacional, Jeffrey M. Smith é um porta-voz líder sobre os perigos à saúde dos organismos geneticamente modificados ou transgênicos. Sua pesquisa respeitada globalmente e seu estilo magnético de comunicação capturaram a atenção do público desde 2003. No seu livro, Roleta Genética, ele revela documentos com informações pouco – ou não divulgadas – sobre testes de segurança de alimentos transgênicos que, certamente, provocarão fortes emoções ao leitor.
  • Dia de Campo na TV: mitos e verdades no refúgio de transgênicos: Reportagem especial com especialistas esclarecendo algumas informações muitas vezes difundidas e contraditórias.
  • Mudança de Perspectiva sobre Transgênicos: palestra em que o ativista Mark Lynas, conhecido por sua militância contra o os transgênicos, declara, durante a Conferência Agrícola de Oxford, dia 3 de janeiro de 2013, estar arrependido por ter combatido os organismos geneticamente modificados (OGM).

Literatura

Games

  • Plague Inc. (Ndemic Creations): Você pode infectar o Mundo? Plague Inc. é uma combinação única de alta estratégia e simulação assustadoramente realista. Seu objetivo: evoluir uma praga mortal adaptando-a contra tudo o que a humanidade pode se defender, pondo um ponto final na história humana.
  • Pare os legumes geneticamente modificados: O coelhinho com muita fome resolveu modificar geneticamente os legumes da fazenda para ficarem maiores, mas os vegetais se revoltaram contra o coelho. Ajude o coelho a sair desta roubada, acabe com todos os gigantes vegetais.

Saiba Mais

  • OGM e o Princípio da Precaução : breve artigo publicado no portal do Ministério do Meio-Ambiente abordando os principais pontos acerca da Biossegurança e o Princípio da Precaução adotado pelo Brasil e diversos outros países.

 

Você pode assinar o #SciCast através do iTunes ou usar o Feed RSS no seu agregador preferido.

%d blogueiros gostam disto: