Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #29: Pré-História

por em sex 16America/Sao_Paulo maio 16America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 3 comentários

Scicast #29: Pré-História

Viajando por diversos éons e catástrofes, esta semana o podcast sobre ciência mais divertido da internet deixa de lado a tecnologia do futuro e volta seus olhos para o passado, vasculhando e entendendo como afinal (ainda) existe vida neste pálido ponto azul, que chamamos de Lar.

Entenderemos como os seres vivos no nosso planeta evoluíram para o que são hoje. Quais os perigos e intempéries as plantas, os animais e nós mesmos tivemos que superar para reinar no planeta Azul? Você sabe de quantas extinções a vida na Terra já teve de se recuperar? Escute agora o episódio #29 e descubra qual é o gosto de um Velociraptor.

E para tentar colocar na rota esta máquina do tempo, temos nosso comandante Silmar, contando com o apoio (e as cervejas) de Ronaldo, Matheus Silveira, Marcelo Guaxinim e nosso convidado especial, Reinaldo, do Blog Darwin e Deus. Afinal, somos todos Trilobitas.

Comentado neste episódio:

  • Divisão das Eras: entenda o conceito e conheça o quadro das eras geológicas.
  • Snowball Earth: período em que a toda a superfície de Terra virou uma “bola de neve” decorrente de uma das grandes glaciações.
  • Grande extinção do Permiano-Triássico: artigo (em inglês) sobre os eventos que ocorreram há 252 milhões de anos atrás e que acabou com 90% de todas as especies vivas.

Vídeo

  • A guerra do fogo: a guerra do fogo conta a saga de uma tribo e seu líder, Noah, que tenta recuperar o fogo recém-descoberto e já roubado.
  • Crash Course World History – The Agricultural Revolution: neste vídeo, John Green investiga os primórdios da civilização humana. John mostra como as pessoas desistiram da caça e coleta para se tornarem agricultores, e como esta mudança tem influenciado o mundo em que vivemos hoje.

Literatura

  • História da civilização Ocidental, do Homem das Cavernas até a bomba atômica (Edward M. Burns): o livro de Burns é um dos principais usados pelos professores para ter uma base para montar aulas. Ele tenta englobar toda a História da Civilização Ocidental desde os seus primórdios (como os “homens das cavernas”) até sua contemporaneidade (que seria lá pelas décadas de 1960 – 1970). (Arquivo em PDF).
  • Guia Ilustrado Zahar História do Mundo (Philip Parker): Guia Ilustrado Zahar História do Mundo é, como o titulo afirma, um guia rapido e ilustrativo da linha temporal estudadas por nós no ensino fundamental e no médio. Ele é muito básico, trabalhando quase em tópicos com a maioria importantes no estudo da história. Ele aborda a História (ou tenta abordar, dando o seu máximo) a História de todos os continentes, destacando acontecimentos importantes respectivos de cada  continente durante um período pré estabelecido pelo capitulo do guia.
  • Atlas da História do Mundo – História Completa da Jornada Humana (Jeremy Black): esta obra visa mostrar todos os passos que os seres humanos tomaram no decorrer das eras, desde o surgimento dos primeiros hominídeos (mostrando com se “espalharam” pelo mundo) até o inicio do novo milênio.

Games

  • Franquia Empire Earth: é um jogo de estratégia em tempo real muito similar a franquia Age of Empires, porém com uma diferença crucial na linha do tempo. Empire Earth coloca você no controle de uma tribo de Homo sapiens, sem tecnologia alguma, te obrigando a desenvolve-los gradativamente. Saindo da Idade da Pedra, seguindo para a Idade dos Metais, invenção da escrita e assim por diante, além de ter o acréscimo de poder deixar o jogador evoluir tanto a civilização a ponto de chegar num futuro distante, com robôs gigantes e naves espaciais.
  • Franquia Sid Meyer’s Civilization: Civilization é um jogo ímpar na historia dos jogos de estratégia baseado em turnos. Você pode escolher inúmeras civilizações, dos Assírios, Cartagineses, Babilônicos, Incas e Chineses até civilizações “mais novas” como os Ingleses, Franceses, Russos e sim, “Americanos” (subentenda-se Estado Unidos). Você precisa desenvolver toda sua civilização, desde pequenas aldeias agrícolas e sem escrita, para gigantescos impérios, montando toda infraestrutura necessária (econômica, política e social.)

Saiba Mais

  • Serra da Capivara: artigo da UNESCO sobre a serra da capivara e as teorias sobre os primeiros hominídeos na América do Sul.

 

Você pode assinar o #SciCast através do iTunes ou usar o Feed RSS no seu agregador preferido.

  • Muito bom episódio. Elogios à parte pra trilha sonora… Blind Guardian, Dream Theater… show demais!

  • Ótimo episódio! Acompanhar toda a evolução até o surgimento do homem com vocês foi demais. E cada dia que passa percebo que meu gosto musical é muito similar com o do Scicast (ou com o do Silmar). Ouvir Blind Guardian no meio do episódio foi realmente foda!

  • Yuri Morales

    Muito show o episódio, parabéns também pela trilha sonora de fundo.
    Parabéns à toda a equipe do Scicast.

%d blogueiros gostam disto: