Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #11: Superbactérias Parte 1

por em sex 10America/Sao_Paulo jan 10America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 8 comentários

Scicast #11: Superbactérias Parte 1

No episódio desta semana do podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira (rá), Silmar Geremia, Jorge Costa, Ronaldo Gogoni e Matheus Gonçalves (equipe #SciCast), aliados ao pesquisador mestre em microbiologia Samir Elian (Meio de Cultura e @samir_elian), exterminam os maiores mitos sobre as superbactérias, e alertam para os riscos da automedicação. Aprenda também como construir uma máquina de supervilão.

Comentado neste episódio:

 

Cinema

  • Defeating Superbugs (Documentário: BBC Horizon, inglês sem legendas):  a BBC encontra os cientistas que estão rastreando a disseminação destes potenciais assassinos em todo o mundo, e descobre que os pesquisadores estão desenvolvendo novas técnicas para ajudar a derrotar estas superbactérias. Interessante e atual, só não tocou na ferida que é a auto medicação e o uso indiscriminado de antibióticos.
  • Contágio: não relacionado diretamente com bactérias, mas entrou apenas porque as bactérias ajudaram a promover o filme
  • Campo 731: Bactérias – A Maldade Humana (Hei tai yang 731): mais conhecido como “Men Behind the Sun” (1988), é um filme forte ao extremo. O filme retrata o campo de cobaias humanas, liderado por uma equipe chamada Esquadrão 731, que desenvolvia armas biológicas e testavam em humanos, que eram chineses presos, sendo um dos quadros mais tristes da história mundial. As cenas presenciadas no filme são aterradoras.

 

Literatura

  • Contágio: O surgimento de uma epidemia (vírus e bactérias raros) na cidade de Nova York leva um médico a investigar os planos de saúde dos Estados Unidos.
  • Bactérias, Vírus e Fungos (Xavier e Laurence Rolland, PT, 2000): responsáveis por 90% das reações bioquímicas produzidas na Terra, os micróbios estão presentes em grande número e em todas as partes da terra, incluindo os meios extremos. Nesta obra é feita a história da microbiologia questionando-se os prós e os contras desta ciência controversa. Se a microbiologia está na origem de armas eficazes na guerra contra os micróbios patogênicos, ela explorou igualmente o poder dessas armas com fins mais sinistros do que altruístas.
  • Flying the Coop: Antibiotic Resistance Spreads to Birds, Other Wildlife: além de corvos, os genes de resistência aos antibióticos de uso humano foram detectados em gaivotas, moscas, traças, raposas, sapos, tubarões e baleias, assim como na areia e em amostras de águas do mar na Califórnia e Washington (Scientific American, em inglês).

 

Games

  • Plague Inc. (iOS e Android): jogo cujo objetivo é aniquilar a população da Terra com uma doença, mais rápido do que os países conseguem desenvolver a cura. Possui várias modalidades de jogo: fungos, bactérias e vírus.
  • Bacteria Simulator 2: o que aconteceria se colocássemos num mesmo ambiente plantas, bactérias herbívoras, onívoras, predadoras, vírus e amebas? E se, para apimentar um pouco a diversão, fosse possível adicionar um acelerador de reprodução? Divirta-se por horas simulando um microbiota e observando suas interações: neste xadrez microscópico, quem é o Rei?

 

Saiba Mais

  • Postulado de Koch (slides em pdf): elaborado por Robert Koch em 1911, padronizou uma série de critérios experimentais para demonstrar se um organismo é ou não o causador de uma determinada enfermidade.
  • Pesquisa na Embrapa: utiliza bactérias, vírus e fungos para desenvolver medicamentos e cosméticos.
  • Morbidostato: uma máquina de criar superbactérias (paper).
  • Vitor Felipe

    Muito, mas muito, muito bom mesmo.

    O podcast está ficando cada vez melhor, com assuntos bem interessantes.

    • Silmar

      Muito obrigado Vitor. Nos esforçamos para fazer programas cada vez melhores. Continue com a gente, tem muita coisa boa em 2014.

  • Ótimo e tenebroso episódio. Rs… Tenho medo do que vai ser da humanidade quando as bactérias realmente chegarem ao topo da sua evolução…

    Valeu, abraços!

  • Cara, você vem me surpreendendo episódio após episódio. Sinceramente, pensei que não gostaria muito deste pelo tema, mas caramba, vocês conseguem manter um papo tão descontraído e informal que prendem minha atenção do começo ao fim. Ah, e o volume da música desta vez estava muito bacana. Continuem sempre assim, evoluindo sempre. Já no aguardo da parte 2. Abraços! ;-)

    • Silmar

      Obrigado novamente por estar com a gente Diego e pode ter certeza que o esforço é consciente para melhorar sempre. Abraço.

  • Felipe de Aquino
%d blogueiros gostam disto: