Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #99: Big Data

por em sex 11America/Sao_Paulo set 11America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 18 comentários

Scicast #99: Big Data

SciCast_MP3Cover

Querido ouvinte, sabemos tudo da sua vida, presente, passado e futuro… Mas relaxa! Esse não é um SciCast sobre alguma pseudociência, é sobre Big Data! Pesando bem isso é realmente uma pena, pois não conseguimos trazer a pessoa amada em 3 dias…

Então sente-se com calma enquanto varremos toda sua vida virtual para descobrir qual tema você gostaria de ouvir na semana que vem… (SPOILER Já tá gravado, nem vamos mudar)… com Silmar Geremia (Insert), Ronaldo Gogoni (Delete), Marcelo Guaxinim (Update), Caio Gomes (Set) e Licio Fonseca (Where)! (tbm achei LÍCIO um nome engraçado…)

 

Produção Geral/Edição: Silmar Geremia. Equipe:  Marcelo Guaxinim, Ronaldo GogoniConvidados Especiais: Caio Gomes Licio FonsecaArte da Vitrine: Silmar Geremia.

 

Links Patrocinados:

 

Publicidade:

 

Recrutamento SciCast:

 

Especial Aniversário SciCast:

  • Participe da promoção especial do aniversário de 2 anos do SciCast e concorra a 5 kits especiais. Basta enviar para o email [email protected] o maior número de referencias ao filme Prometheus que você conseguir isolar em todos os episódios do programa já publicados.

 

Contato Comercial:

Ajude a levar o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Comentados no Episódio

Videos:

Desenvolvedores Hadoop

Big data na Campus Party, palestra discutindo como a nuvem pode auxiliar (e ja vem auxiliando) o processamento de grandes quantidades de dados tanto agilizando o processamento quanto barateando-o por trabalhar na medida da demanda do cliente.

Livros:

[Procurem no sebo] No RPG Paranóia os personagens jogadores interpretam os habitantes do complexo Alpha que são divididos hierarquicamente e comandados por um computador central. No jogo há várias facções de conspiradores que defendem ou querem destruir o computador manipulador, e os jogadores, ao contrário da maioria dos RPG’s, jogam uns contra os outros delatando ações suspeitas e de traição contra o computador. O Computador absorve toda informação de que precisa de câmeras e dos próprios habitantes delatores do Complexo Alfa, o mesmo modo de conseguir informação nos Big Datas, pelos próprios usuários e monitorando suas ações (usado para o mal).

1984 (George Orwell, 1948): Pensando numa tecnologia de previsão tão eficiente que já detectou a gravidez de uma mulher, antes dela mesma, graças a seu comportamento de consumo, temos algo que poderia se tornar um BigBrother de George Orwell, um sistema de controle dos cidadãos que funcione como ferramenta para o totalitarismo.

Nerdologia 40 sobre Big Data.

Games:

Watch_Dogs – Jogo de ação em que você joga como Aiden Pearce, um hacker brilhante e ex-bandido que entra em confrontos violentos em busca vingança após uma tragédia familiar. O game se passa na cidade de Chicago em um futuro bem próximo, época em que toda a infraestrutura urbana e até mesmo as pessoas estão sob domínio de vários dispositivos eletrônicos ligados ao sistema operacional central da cidade, chamado CTOS. Watch_Dogs acontece em uma cidade totalmente viva, que se transforma na arma perfeita para sua vingança e combina tecnologias de ponta e design sofisticado em um jogo de mundo aberto realista. Com o smartphone de Aiden, os jogadores têm o controle em tempo real sobre a infraestrutura da cidade, podendo prender o inimigo em um engavetamento de 30 carros através da manipulação de semáforos; parar um trem e, em seguida, embarcar para fugir das autoridades. Qualquer coisa ligada aos CTOS pode se tornar uma arma.
Em Watchdogs, os jogadores trabalham com hackers que dispõem de uma tecnologia absurda que controla qualquer tipo de dispositivo elétrico. Uma ideia do que poderia ocorrer com uma pequena falha num mundo de informação interligada.

Textos:

Matéria original sobre UTEVA

Google flu trends Brasil

Discussão sobre o uso da internet para autoatentimento médico. aqui

Artigo sobre a rede Target e o teste de gravidez, também citado no Nerdologia 40 sobre Big Data.

[ARTIGO] Como usar o Twitter para controle de estoque na lojinha de camisas do scicast

[IMAGEM] Infográfico básico com o conceito de Big Data e alguns de seus usos.

  • inuyashagui

    Boa! Vou acrescentar esse ao meu “armazém de dados”!

  • lipe

    curti o tema acho que vou dormir e deixar pra ouvir amanha mas desde já parabéns

  • “…vamos precisar do Computador para a pergunta.”

    Eu ri com a referência :)

  • Johnn Erick

    lol tenho q montar um seminário sobre big-data lol nada melhor que pegar informações de um scicast lol

  • Paulo Roberto Galliac

    A ciência que deixa de lato a ética da discussão prejudica ela mesma.

    Foi muito pouco ou nada discutida a ética do Big Data. Essa ferramenta já é usada e muito para o mal. Veja o império da mídia e corporações ao influenciar opiniões no planeta. De onde acham que está vindo essa onda conservadora? A cada dia aumenta a xenofobia, racismo, homofobia no mundo todo.

    Watch Dogs (Um Game) só em trailer abordou bem isso, que esses dados são usados contra os nossos direitos. Criando uma visão única e megalomaníaca distorcida de mundo. Uma visão mais de corporacracia, murdocracia e plutocracia. Governos ultraconservadores e que até flertam com a extrema direita em benefício do lucro. Assim viabilizando mais guerras, refugiados, crise econômica e concentração de renda.

    Hoje quase 1% detém quase 50% de toda renda do planeta. Tudo isso está conectado. Não são frutos do acaso da sociedade moderna. Tudo meticulosamente planejado. Mas muitos ignoram a informação mais óbvia de todas em uma época da informação. Nossa autodestruição. Por quê? Fanatismo consumista e das corporações, que quase IMPÕEM uma visão ÚNICA de mundo. A geração dos meus pais era mil vezes mais consciente do que a geração atual, que é submissa, conservadora, extremamente consumista, fútil e autodestrutiva.

    Na idade média tínhamos a igreja hoje temos a Mídia de MASSA conservadora, que prejudica o trabalho da ciência. Poucos questionam a realidade e assim triunfa a ignorância do planeta:

    https://www.youtube.com/watch?v=tIupDnWk0ko

    • Paulo Roberto Galliac

      Esse documentário é gratuito assim como vários da carreira do John Pilger no site dele e muitos poucos buscam essa informação: https://www.youtube.com/watch?v=10iiUYLOd7E

    • Você tem certeza que Big Data e midia conservadora estão ligados? A mídia liberal também não usa Big Data? Quando vejo a mídia conservadora tentando promover algum estudo furado como base de suas agendas, normalmente os dados são fabricados ou distorcidos, mas nunca vi de Big Data.

      Eu não vejo conexão entre Big Data e xenofobia, racismo e homofobia. Eu vejo com consumismo, afinal, grande parte da utilidade da Big Data está no marketing.

  • Lionel Seku Mello

    “Page Rank é o ranking do (Larry) Page!” Explodiu minha mente!!! Maldito Page, mal posso ver seus movimentos…

    • Rodrigo Dias

      Caramba , galera muito inocente, desde que soube o nome dos fundadores do Google, fiz essa associação

  • Leonardo Gonçalves de Souza

    Galera, só pra avisa que o “Minuto da Terra” (canal de divulgação científica em animação com até 3 minutos) voltou a ser publicado e, como tem tudo a ver com o SciCast, queria deixar aqui pra galera conhecer lá tbm https://www.youtube.com/watch?v=1_b4aI07VNE :D

    • Lionel Seku Mello

      Vale a pena, ótimo canal!

  • Everton Bortolini

    Caso alguém não achou o link do mapa com os Scicaster, segue -> https://www.google.com/maps/d/edit?mid=zRqJMi9DVOOs.kZ-HoUz_ErLM&usp=sharing

    • Augusto Dala Costa

      Caramba Everton, tu por aqui! Tempos de UTFPR, meu rapaz =)

      • Everton Bortolini

        Espalhando os mapas pelo mundo. hehe

    • Augusto Dala Costa

      Holanda é Caio Gomes na certeza, agora Irlanda e Japão, parabéns, viu!

  • Luis WF

    E eu aqui me ferrando no Sql, kkkk

  • Lionel Seku Mello

    O que dizer sobre as pesquisas de Epstein? “Google pode definir eleições e deve ser controlado, diz pesquisador de Harvard”: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150901_epstein_google_jf_lk
    Acho que seria muito difícil tentar controlar o Google ou demais sites buscadores, até porque se envolver interesse político nessa questão vai ser algo que se acabará em pizza pro benefício político geral…

%d blogueiros gostam disto: