Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #89: Célula

por em sex 10America/Sao_Paulo jul 10America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 18 comentários

Scicast #89: Célula

SciCast_MP3Cover

Atualmente estão descritos aproximadamente quatro bilhões de seres vivos, entre protozoários, bactérias, plantas e animais. Embora todos esses organismos possuam características diferentes, todos apresentam a mesma unidade básica: a célula.

Todos os organismos são constituídos de no mínimo uma célula, por esse motivo ela é conhecida como a unidade básica da vida. Ao longo do processo evolutivo, uma única célula foi capaz de se organizar com diversas outras, gerando toda a nossa biodiversidade.

A atividade de um organismo depende tanto do funcionamento individual como coletivo das células. Tanto as formas de vidas mais simples, como as mais complexas são capazes de gerar uma nova vida por meio de uma única célula.

 

Seja um Patrono através do:patreon-logoSeja um Patrono através do:logo_pagseguro200x41

 

Produção/Apresentação: Silmar GeremiaCoordenação: Tarik FernandesPauta: Werther Krohling, Cristian Gomes e Marcelo GuaxinimConvidado Especial: Fernanda SchusterEngenharia de Som/Edição: Silmar GeremiaFelipe ReisArte da Vitrine: Pablo Rigamonti.

Contato Comercial:

Ajude a levar o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Comentado no episódio:

Animação: Respiração Celular

  • Werther Krohling

    Hahahahaha… só agora li na descrição do cast. “A maior vergonha do Tarik”.

    • inuyashagui

      Também tive um amigo que sofreu o fenômeno de invaginação

    • inuyashagui

      Kra, a sua voz e jeito de falar são muito parecidos com um colega de trabalho aqui… bizarro

      • Werther Krohling

        Hahajaja mostra pra ele.

  • Antonio Pereira

    PARASIT EVE!

    • Jorge Lopes

      Um dos maiores clássicos do psone.

  • Vegetal: Comida de Comida.

    #euri :)

  • inuyashagui

    Silmar matando a pau na edição desse cast. Melhor só o de primeira guerra mundial, que foi o cast com melhor edição que já ouvi até hoje (e olha que sou fã de longa data de outros casts). Parabéns mais uma vez.

  • Caramba, esse foi uma verdadeira aula. Me senti de volta no cursinho do pré-vestibular :D

  • Esse assunto me trouxe muitas lembranças, foi exatamente estudando o livro de Bio1 de Sônia Lopes que a minha vida de estudante mudou, todos esses nomes de organelas na proporção que iam falando eu ia recordando 1995, um tempo muito legal, foi muito nostálgico e prazeroso ouvir este Podcast

  • Thiago Gabriel Cairo

    Ótimo programa, como sempre.

    Gostaria apenas de apontar dois pequenos erros que foram falados no programa. As plantas não respiram apenas a noite, a respiração celular ocorre durante 24 horas. E parte do processo de fotossíntese (a fase química do processo) acontece durante a noite também.

    E as células vegetais possuem membrana plasmática, ela se encontra entre o citoplasma e a parede celular.

    São bobeirinhas, más acho interessante adicionar.

    • Werther Krohling

      Thiago obrigado pelo comentário. Realmente você está certo, canelada nossa!

  • carlos

    Já que não deixam chamar os vírus de vida se alguém perguntar eu vou falar que são robôs, o objetivo dos dois é destruir a humanidade mesmo

  • Jorge Lopes

    Mais um ótimo programa, me fez relembrar muitas aulas da minha professora de ciências do ginásio que era xiita em explicar a matéria e cobrar posteriormente a mesma.

  • Schmidt

    Quando falou em mitocôndrias só consegui pensar em Parasite Eve…..acho que estou jogando muito video game!!

  • Yuri Latalisa

    Sobre o conteúdo, nada a falar. Ótimo como sempre. Fernanda deu show.

    Mas… sobre o aspecto técnico eu tenho que ser um pouco chato.

    Já faz alguns programas que tenho tido um certo problema com a trilha sonora escolhida. Quando não é Heavy Metal Melódico (como nesse programa) é algum outro estilo tão legal, como no último que tocou John Denver, que eu acabo cantando a música e paro de prestar atenção no assunto. Várias vezes tive de voltar o player e ouvir novamente. O_o

    Eu sou fã de Heavy Metal, mas esse não é um estilo musical que sirva para ser usado como trilha sonora de nada (pelo menos não de um programa de ciência), do contrário o Blind Guardian teria feito a trilha de ”O Senhor dos Anéis”.

    Tá ficando ”canastrão” com esse tipo de trilha. Tipo Manowar, sabe? Eu ACHO (opinião pessoal, subjetiva, sem nenhum embasamento objetivo ou empírico) que a trilha sonora deveria ser mais sóbria e instrumental: como a trilha de Cosmos. Um exemplo que poderia ter sido usado nesse programa era a trilha sonora do game ”Plague Inc.” (http://www.youtube.com/watch?v=IZHtxF12QWw)

    Só isso pessoal. Desculpa a chatice. Continuem o, sempre bom, trabalho.

  • Fernando Gomes

    Acho que vale a pena comentar sobre o video do Pirula onde ele fala sobre a Lynn Margulis e as curiosas mitocôndria https://www.youtube.com/watch?v=X4JQKdW8PiY

  • Lys Marie

    Qualquer estudante que vier me perguntar algo sobre células agora, vou indicar o SciCast. Nossa, eu ouvi durante a ida e volta do trabalho e me senti numa verdadeira aula de Biologia. Eu tive um professor de Biologia muito bom e se ainda tivesse contato com ele, acredito que ele gostaria de ouvir esse cast. Parabéns pelo trabalho pessoal! E que a ciência continue cada vez mais divertida, com a ajuda de vocês!! :-)

%d blogueiros gostam disto: