Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #88: Pensamento Científico

por em 03/07/2015 em Destaque, Scicast | 91 comentários

Scicast #88: Pensamento Científico

SciCast_MP3Cover

Queridos ouvintes, vocês já devem ter aprendido muita coisa com o SciCast, de Energia Nuclear, Memória e Eletricidade até Origem da Vida e Petróleo. Ou seja, passamos para vocês informações científicas das mais diversas áreas de maneira descontraída e interessante.

Mas, no episódio dessa semana conversamos sobre o alicerce de todos os SciCasts e que está conosco em todos os momentos do nosso dia-a-dia: o Pensamento Científico.

Aperte o Play, use o Pause à vontade e venha aprender como levar ciência para sua vó, como identificar as principais falácias que tanto prejudicam os debates cotidianos e lembre-se de SEMPRE comer brócolis. Nós avisamos…

 

Seja um Patrono através do:patreon-logo Seja um Patrono através do:logo_pagseguro200x41

 

Produção/Apresentação/ Edição: Silmar Geremia. Coordenação: Gustavo SimioniPauta: Tarik Fernandes e Lucas BalaminutConvidados Especiais: Matheus Gonçalves (Toad) e PirullaArte da Vitrine: Pablo Rigamonti. Edição do Email Dramatizado: Bruno Grandolpho.

 

Contato Comercial:

Ajude a levar o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Comentado no Episódio:

SciCast – Ceticismo e Pseudociências

SciCast – Método Científico

Vídeo Pirulla – A Desculpa Do Entretenimento

Texto do Matheus sobre divulgação científica

Vídeo do Pirulla sobre a mente descontínua

Vídeo do Clarion sobre a Caixa de Bombom

Playlist do Clarion sobre Falácias

Video do canal do Jimmi sobre por que a pseudociência se prolifera

 

The Ilustrated Book of Bad Arguments: Livro ilustrado de Ali Almossawi, dedicado inteiramente a explicitar falácias argumentativas comuns no nosso cotidiano de forma simples e divertida. Pode ser lido (com todas as ilustrações) em Português.

O Mundo Assombrado Pelos Demônios: Carl Sagan dedicou a vida ao desenvolvimento e divulgação da ciência, recebendo diversos prêmios e medalhas por essa contribuição. Preocupado com o vírus do analfabetismo científico, que faz com que hoje muitos acreditem em explicações místicas e ficções, Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia, revidando com informações surpreendentes, transmitidas de forma clara e irreverente.

Carta a uma nação cristã: Poucos anos atrás, seria um ato de enorme coragem declarar-se ateu e afirmar que as crenças religiosas não passam de ilusões infantis, um falso conforto contra a dura realidade do sofrimento e da morte. Mais que isso – afirmar que as religiões são maléficas e estão colocando em risco a civilização e a sobrevivência da humanidade. Mas é exatamente o que Sam Harris faz neste livro. Sem meias palavras, argumenta contra o suposto bem que as religiões exercem sobre o ser humano, contra a existência de um Deus onipotente e misericordioso, e contra o ‘Design Inteligente’, novo nome dado ao criacionismo pelos conservadores religiosos.