Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #86: Arquitetura de Computadores

por em sex 19America/Sao_Paulo jun 19America/Sao_Paulo 2015 em Destaque, Scicast | 22 comentários

Scicast #86: Arquitetura de Computadores

SciCast_MP3Cover

Para compreendermos o mundo percebemos que teríamos que contar as coisas. Mas o controle sobre a quantidade não era o suficiente. Então vimos que precisávamos guardar essa conta e sobretudo entender seus padrões e suas particularidades. Porém, esse mundo que ansiávamos quantificar foi ficando muito mais complexo com a evolução social, econômica, bélica e das revoluções sociais. Com isso as velhas maneiras de calcular já não eram mais suficientes.

Várias outras maneiras foram surgindo, todas geniais em seu tempo, até que criamos máquinas grandes, cheias de válvulas e pessoas operando. Contudo, ainda não era o suficiente. Eis que a década de 1960 nos brinda com mais coisas além da Pop Art e Woodstock: a possibilidade de reduzir prédios de máquinas em objetos bem menores e mais eficientes que chegariam, hoje, aos nossos bolsos e até dentro de nossos corpos.

Neste episódio vamos conhecer melhor a arquitetura destas máquinas fantásticas, a Arquitetura dos Computadores. Vamos saber como nós saímos de construtos tão grandes quanto edifícios mas com um poder de processamento pífio para os dias de hoje (mas que foram fundamentais no esforço de guerra e na conquista do espaço) para as incríveis máquinas que fazem de tudo e que cabem em nossos bolsos. Entenda quais são os níveis de máquina, para que serve um barramento, o que são ALU, UC, CPU, aprenda um pouco mais sobre os diferentes tipos de memória e acenda uma vela para Andrew Tanenbaum.

 

Seja um Patrono através do:

patreon-logo

Seja um Patrono através do:

logo_pagseguro200x41

 

Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação: Ronaldo GogoniPauta: Augusto Granjeia e Gustavo SimioniEngenharia de Som/Edição: Silmar Geremia. Participação: Ronaldo Gogoni, Augusto Granjeia e Gustavo SimioniConvidados Especiais: Caio Boiteux (BlueHand) e Caio GomesArte da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Ajude a levar o SciCast mais longe:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Documentários:

Vale do Silício – A História dos Revolucionários: Documentário sobre a criação dos transistores por William Shockley e como eles influenciaram a eletrônica a partir da década de 1950, passando pela criação do microchip, circuito sólido e circuito integrado pela empresa americana Fairchild Semiconducter, até a criação da Intel.
Arquivo N Globo News – Computador: O Parceiro do Homem: Como o computador evoluiu e entrou na vida das pessoas arquivando receitas de bolos, fazendo planilhas de dados, processamentos de textos até a aparição dos games e da interatividade proporcionada pela internet.

 

Viagem Dentro do Computador: Vídeo interativo, que mostra como são e como funcionam as coisas dentro de um computador.

 

A História do Computador em MinutosEm apenas 5 minutos, mostra como a história do computador acompanha a história da humanidade e como os computadores começaram a se miniaturizar, principalmente na época da corrida espacial.

 

História dos Computadores: Vídeo de 4 minutos que mostra a evolução dos computadores a partir de fotos das máquinas, desde o ábaco até os computadores atuais.

 

Fabricação de Microprocessadores: Documentário da Discovery sobre como é a fabricação de um microprocessador.

 

Como Funciona um Computador: Animação de 8 minutos que mostra como acontecem os problemas em um computador e como eles são solucionados.

 

Como Surgiu e Como Funciona o ComputadorVídeo educativo de 13 minutos que conta um pouco da história do computador e mostra como funcionam os transistores, o sistema binário, cartões perfurados, teclado, bits e bytes.

 

 

Filmes:

Alphaville (1965):  O longa se passa na cidade de Alphaville, que pertence a outra galáxia. O lugar é dominado por Alpha 60, um supercomputador tirano que aboliu os sentimentos da população. É um dos primeiros filmes a sugerir que a tecnologia poderia afastar emocionalmente as pessoas.

 

TRON (1982): Conta a história de um programador que, ao tentar invadir um mainframe, é convertido em bits e enviado para dentro do sistema. Apesar da premissa fantástica, respeita as noções da computação real.

 

Amores Eletrônicos (1984): A história de um arquiteto que se apaixona pela sua vizinha violoncelista junto com seu computador, Edgar.  Mostrou tecnologias que não tinham sido inventadas naquele tempo ou que estavam ainda em desenvolvimento — como o reconhecimento de voz, segurança eletrônica de casa, desenhos 3D e alta resolução em cores gráficas.

 

PI (1998): Filmado em preto e branco, conta a história de Max, um gênio da matemática que constrói um supercomputador que o faz compreender toda a existência da vida na Terra através de padrões que se repetem, além de prever acontecimentos no mercado da bolsa de valores. Ele, então, passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.

  • Micreiro: Há tempos que não ouvia essa expressão :)

  • ThallisPHP

    Na faculdade de Sistemas de Informação fiquei de DP nessa disciplina, porque eu programava durante as aulas XD

  • Meu, realmente o Blue Hand está on fire nesse episódio, que beleza!!!

    Pra quem gosta do assunto, que é o meu caso, ficou realmente um ótimo episódio!!!
    Mandaram muito bem galera, gostei bastante!
    Sobre o conteúdo não tenho muito a acrescentar, só que achei curioso a máquina do Turing não ser a Mark 1 no filme, claro que a máquina apresentada lá faz muito mais sentido visualmente falando para o filme.
    Show!
    Valeu!
    Abraço!!

  • ThallisPHP

    O problema da realidade é que tem muito paywall kkkkkk

    Sensacional esse programa!

  • Anderson Paranhos

    Em breve o Bluehand deixará de ser membro do Nerdcast pra se tornar membro do Scicast, nos últimos meses ele esteve mais aqui do que lá, rs.

    • Werther Krohling

      Olha a intriga….. ;)

    • Yuri Latalisa

      É porque lá virou Curso de Empreendedorismo e apresentação de Cases de Sucesso: Romero Britto, Flávio Augusto etc.. Que o Bluehand fique por aqui mesmo.

  • Daniel Cabral de Oliveira

    O Blue Hand deve ter enchido a cara de café!!!
    Pude relembrar minhas aulas em ciência da computação lá em 1998…
    Só não vou ter ninguém para comentar este podcast por aqui…rsrsrsrs

    • Átila Camurça

      Segundo ele, ele não gosta de tomar café.

  • MarceloPires

    Parabéns pelo Programa. Matei saudades de várias coisas, fiquei sabendo de outras, muito bom mesmo. Blue Hand estava ligadaço, detonou.

  • MarceloPires

    Aproveitando o oportunidade, criei um grupo no WCG para os ouvintes do SciCast contribuirem com a pesquisas em várias áreas doando tempo ocioso de seus computadores. Acessem lá e participem. http://www.worldcommunitygrid.org/reg/viewRegister.do?recruiterId=409241

  • inuyashagui

    Parabéns equipe do SciCast por mais um ótimo programa! Conheci vocês a pouco tempo devido a comentários no NerdCast (agradeçam o Lucas Bahamut) e me apaixonei, tanto pelos assuntos abordados como pelo formato do programa. Em breve me tornarei patrono pois acredito muito no trabalho de divulgação da ciência da forma que vocês e o Átila fazem.

  • Ruy Acquaviva

    Aproveitando o tema gostaria de deixar uma dica para quem viveu ou apenas se interessa pelo cenário da computação pessoal nos anos 80. O seriado Halt and Catch Fire tem esse cenário como ambientação e está em sua segunda temporada. A história é interessante independentemente da ambientação, mas quem está familiarizado com termos técnicos como firmware, drive de periféricos, debugar, sistema operacional, etc, aproveita muito mais da história porque as questões técnicas de informática (dos anos 80) são abordadas com precisão técnica e perfeitamente integradas na história. Muitas das coisas colocadas neste podcast são abordadas no seriado e fazem parte da trama da história. Para quem ainda não conhece vale a pena conferir.

  • Primeiro episódio que ouvi do SciCast e gostei demais!

    Blue Hand é foda, o cara saca demais. Curti demais o programa e vou ouvir os episódios antigos.

    Fiz Ciência da Computação e estudar arquitetura e organização de computadores foi uma das coisas que mais curti. Cheguei a fazer a implementação de uma arquitetura didática, o Neander, em um simulador de circuitos só pra ver funcionando.

    Parabéns, continuem com o excelente trabalho!

  • Ravi Oliveira

    que medo, depois de ouvir isso eu já não tenho mais certeza de que todos meus jogos da steam vão funcionar para sempre.
    porque ouvindo notei que essas intrigas e gambiarras da informática são muitos maiores e mais recorrentes do que qualquer filme sobre a Apple. puta q pariu q bagunça.

  • ThiagoV

    Parabéns! Tem sido meu podcast favorito nos últimos meses.

  • SatanGhost Peladão

    O cast era sobre Arquitetura de Computadores ou sobre a História da computação? Ninguém fala de instruções, de pipeline, do funcionamento do processador, conflito e dependência de instruções. Chato se aterem mais ao mercado da computação do que a computação em si… Alguém chegou a comentar do Patterson e do Hennessy?
    Esperava mais desse cast.

  • Filipe Siegrist

    2 anos quase e esse continua sendo o melhor Scicast. Saudades do bluehand

  • Romulo Martins

    Saudade de quando o SciCast falava de ciencia …. hoje em dia só fala de humanas

    • Fernando Malta

      1/3 dos episódios são de humanas, Romulo. A gente faz questão de equilibrar as coisas justamente pra evitar essas críticas. ;-)
      Se quiser conferir, é só ver a listagem dos episódios! =D

      (e lembrando que “humanas” também é ciência ;-) )

      • Romulo Martins

        bem, acho que você entendeu o que quis dizer … então …

        • Fernando Malta

          Assim como eu acho que você entendeu o que eu quis dizer quando afirmo que não falamos apenas de humanas.
          ;-)

%d blogueiros gostam disto: