Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #57: Luz

por em sex 28America/Sao_Paulo nov 28America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 14 comentários

Scicast #57: Luz

Saiba, ó Príncipe, antes dos anos que engoliram Atlântida, das cidades brilhantes e em um mundo antes que os mundos de fato existissem, houve uma era inimaginável, repleta de portentosos reinos de pura energia. E todos os seus súditos eram partículas, dispersas nos éons do espaço-tempo.

E uma dessas partículas era a mais especial de todas, pois ela carregava a Luz. Essa partícula é o fóton e ainda hoje vários deles estão entre nós. Iluminando nossa vida, fazendo as plantas crescerem, energizando cidades.

Aqui seremos seus cronistas e lhe conduziremos para o reino iluminado, ainda que muitas vezes não o enxerguemos. Hoje iremos explorar aquele que esteve entre nós desde o primeiro dia.

Nesse SciCast, ajude-nos a encontrar dados significativos para a última pergunta.

E que se faça a Luz.

btn_donateCC_LG
120x53-doar-laranja

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Estrela Steinkirch e Eder SantanaRevisor: Jorge Flávio Costa. Apresentação: Jorge Flávio Costa e Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som:  Jorge Flávio Costa e Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Estrela Steinkirch. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti. Convidados Especiais: Rafael S. Calsaverini e Roberto Pena.

 

Diretoria:

 

Comentados no episódio:

 

Livro:

  • Temas Atuais de Física – A Luz (Ricardo Barthem, 2005): A Luz é um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. Isto decorre do caráter fisiológico de sua percepção e das dificuldades em se lidar com as grandezas envolvidas. Por conta desta complexidade, os aspectos perceptivos e práticos são essenciais na sua compreensão. O conhecimento científico é apresentado segunda a seqüencia histórica. Com noções básicas sobre a formação de imagens, descreve-se a óptica do olho humano e de alguns sistemas ópticos. Das limitações da óptica geométrica surgiu a óptica física. A união com o eletromagnetismo, no final do século XIX, deu origem a Teoria da Relatividade. O século XX ainda nos reservou novas e intrigantes descobertas apresentadas, através das experiências que revelaram a natureza quântica da luz e suas implicações tecnológicas. Este livro faz parte da coleção “Temas atuais em Física”, uma série de livros de divulgação científica realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física.

 

Vídeos:

  • BBC: Luz Fantástica: Light Fantastic: explora o fenômeno que nos rodeia e que afeta praticamente todos os aspectos das nossas vidas, mas que nós nem questionamos por ser tão banal: a luz.
  • Episódio 01: Estudiosos gregos, árabes, e mais tarde, europeus, como Descartes e Newton, tentaram compreender a luz para poderem perceber melhor a essência de Deus. O primeiro episódio mostra-nos o como as origens da ciência moderna vieram do desejo de penetrar na natureza divina da luz.
  • Episódio 02: O segundo programa explora a ligação entre o desenvolvimento das ferramentas práticas que manipulam a luz e a emergência de novas ideias. Conheça a interessante história do arruaceiro e gênio da astronomia Tycho Brahe. Saiba como a emergência do vidro e do cristal venesiano na renascença mudaria a forma como os seres humanos podem ver o mundo ao seu redor. A observação de Galileu de que o Sol não anda ao redor da Terra, foi feita com um telescópio que tinha sido inventado por soldados e mercadores venezianos. Acompanhe a evolução desse instrumento através dos séculos e o surgimento do microscópio. Nesse episódio veremos como William Herschel e seu super telescópio descobriu que a luz tinha uma velocidade e qual era ela. E finalmente como a luz foi capaz de derrubar uma das maiores objeções dos criacionistas contra a teoria da evolução de Charles Darwin e transforma-la de uma mera possibilidade em uma forte e respeitada teoria científica.
  • Episódio 03: O mundo à noite visto do espaço. Milhões de luzes brilham pela superfície do globo. Essa é a história de como aprendemos o que a luz realmente é e, ao fazê-lo, criamos o mundo moderno. Há cerca de 150 anos a luz deixou de viver no céu e começou a viver no mundo material. Tornou-se um tipo de produto que podia ser comprado e vendido, era artificial. E dominar a luz artificial desbloqueou os segredos da própria luz. Um segredo tão extraordinário que iria revolucionar nosso entendimento de como o mundo funciona. Mas isso também tinha um preço com o qual ainda estamos aprendendo a viver.
  • Episódio 04: Todas as culturas humanas constroem muitas das histórias que contam entre si, seus rituais, suas religiões e sua ciência inspirados pela luz. Homens de Deus declararam a luz, divina. Cientistas curvaram-na através do vidro para ver as profundidades do espaço e os minúsculos interiores das células. Parecia que entender a verdade sobre a luz, entenderíamos a verdade sobre todas as coisas. No entanto, quanto mais as pessoas podiam manipular a luz, mais intrigante e enganadora ela se tornava. E contrariando a idéia de que luz e verdade caminham juntas, descobriu-se que muito do que a luz nos dá é uma ilusão.
  • Einstein 1905, o Ano-Luz (L´année Lumière): Albert Einstein é um gênio reconhecido universalmente. E=MC² é a sua fórmula mais famosa. Mas quem pode dizer o que há por trás dessa equação. Eis o paradoxo: Einstein é o gênio mais midiático, muito mais que Newton e sua maça e que Pasteur e a cura da raiva mas é o mais incompreendido de todos. Em 1936 Charles Chaplin o definiu bem em Londres, onde está sendo aclamado na companhia de Einstein: Eles me aplaudem porque me entendem e a você, porque não entendem.”
  • Edmilson_Junior

    Acho que é a primeira vez que baixo no dia do lançamento, finalmente o

  • Marcos Afonso

    Muito jóia! Terminei a maratona a 3 semanas mas não arrumo muito tempo pra escrever.. ^^

    Já que falaram de daltonismo/como o cérebro enxerga, já viram este documentário???

    http://www.youtube.com/watch?v=vN-khJXx7d4&list=PL57064BBE8F5078F7&index=2

  • Lucas Balaminut

    Ontem, eu levei um amigo ver Interstellar, e o assunto descambou pra física depois. Ele não sabia da dualidade da partícula, nem de nenhum fenômeno ou experimento de física quântica. Eu tentei explicar sobre a velocidade absoluta da luz, e ele não conseguiu acreditar. O SciCast veio no momento perfeito pra ele ouvir. Awesome timing!

    • O conceito da velocidade absoluta da Luz é o que mais dá nó no cérebro da gente.

      • Lucas Balaminut

        SIM! Se fosse velocidade infinita, daria pra entender melhor, pois seria infinito pra todos os referenciais (mesno infinito ou mais infinito é simplesmente infinito). Essa “limitação” da velocidade da luz, quando juntada com o fato de que a luz é absoluta, quebra com a relatividade. Mas faz sentido ter uma “limitação” pois, se tivesse velocidade infinita, toda a história do universo teria se passado para o photon. Hahaha chega de viajar agora.

  • Priscila Guerrero

    Episódio muito interessante, especialmente por acabar com o mito do daltonismo.

  • K’ Keystone Herbett

    Um dos melhore episódios até hoje. Robert E. Howard na intro foi foda!

  • gandralf

    Human vision extends beyond the ‘visible’ spectrum to infrared http://ow.ly/FcMPY

    Divirtam-se

  • Muito bom o episódio pessoal! Aprendi muita coisa que desconhecia. Já tinha certo conhecimento sobre cores e como que a luz “funciona”, por causa de uma disciplina da faculdade chama “Interface Humano-Computador”. Nessa disciplina pude aprender o efeito das cores nas pessoas, além de entender como a cor é “criada”. Mesmo assim, desconhecia do esquema das mulheres enxergarem mais cores. Seria esse o motivo que, nós homens, falamos apenas azul, azul forte, azul fraco, e as mulher possuem uma infinidade de nomes para as cores? hehehe

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • cidadao

    Essa partícula tá de onda !

  • Muito bom esse SciCast. E graças a ele, o meu cérebro virou um purê.

  • Alexandre Strapação G Vianna

    Sempre fiquei imaginado se era possível construir algum dispositivo para armazenar os raios de luz, achei um link sobre um “pote” para armazenar a luz: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fisicos-criam-dispositivo-capaz-armazenar-luz&id=010115090730#.WOvyDYjyvb0

%d blogueiros gostam disto: