O cuteleiro é uma das profissões mais antigas da humanidade, que caminhou juntamente com o ferreiro como as duas profissões mais importantes na idade média. O ferreiro se encarregando de “calçar” os cavalos, que eram o meio de transporte mais importante da época, e os cuteleiros se encarregando da fabricação das armas; ambas tinham o artesanato como forma produção.

A metalurgia desenvolveu várias técnicas, conseguindo inúmeras ligas metálicas. Porém mesmo com a avanço tecnológico à seu favor, os metalúrgicos chegaram à conclusão que a maneira de conseguir os melhores resultados na confecção de objetos cortantes era a forma mais antiga e quase no esquecimento, isto é, utilizando a forja, a bigorna e o martelo para dar ao aço a forma desejada, resistência pretendida (têmpera) e afiação mais duradoura.

Corte algumas cabeças com a ajuda de Roberto Pena, Silmar, Ronaldo, Marcelo e Eder Santana.

Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

Diretoria

Vídeos

  • Man At Arms: canal onde um grupo de ferreiros de verdade dão vida a armas de mentira. Eles constroem na vida real armas da ficção, principalmente de filmes e games.
  • Fruit Ninja in Real Life to Dubstep!: o que seria melhor para testar o poder de uma lâmina do que frutas? Veja o Fruit Ninja da vida real ao som de um belo dubstep.

Games

  • Bushido Blade (1997): lançado para PlayStation 1 é um jogo focado em combate “real” com armas, em sua maioria, de corte, neste jogo de luta os personagens não possuem uma barra de vida um corte bem executado pode definir a luta. O jogo explora diversos tipos de estilo de combate armado. Ele possui uma continuação que conta com mais cenários e mais personagens.