Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #100: Calouros

por em 18/09/2015 em Destaque, Scicast | 32 comentários

Scicast #100: Calouros

A palavra “calouro” tem origem no termo grego “kalógerós”, que significa “bom velho”. Era um tratamento medieval reservado aos monges, cujo sentido se ampliou com o passar dos séculos, passando a designar os estudantes internos e universitários de modo geral. Em algum ponto desse trajeto a palavra calouro perdeu o respeito inicial (provavelmente em alguma festa muito louca que terminou com a galera nua em uma delegacia as 4 da manhã, com seu pai se recusando a te buscar por vergonha… te obrigando a dividir uma cela com Janjão… Quem nunca, né gente?)… Com o tempo calouro virou bixo, bixa, bixo geográfico, bixo de pé, bixo grilo, bicho da goiaba e etc…. Falando em respeito, sabe o que um calouro tem mais do que eu e você?

EXATO! UM CALOURO TEM MAIS QUE SE F OUVIR O SCICASTPODCAST!

Acompanhe como cada um dos participantes entrou na graduação! Faça o trote nos bixos Silmar GeremiaMarcelo GuaxinimFernanda Schuster,Werther KrohlingFabricio VazJujuba e Giovani Arieira. Aprenda a consolar uma pessoa enquanto comemora uma vitória, descubra se é possível tomar cerveja plantando bananeira, entenda o curso de humanas (ou não =/ pobre de mim gente =/), saiba a diferença de universidade e faculdade, vá para o boteco e finalmente saiba o que acontece em congressos pelo Brasil (Spoiler: Amnésia, macacos e apresentação oral, mas tudo com uma amiga nossa, não com a gente).

 

Publicidade:

 

Links Patrocinados:

Contato Comercial:

 

Recrutamento SciCast:

Especial Aniversário SciCast:

  • Participe da promoção especial do aniversário de 2 anos do SciCast e concorra a 5 kits especiais. Basta enviar para o email [email protected] o maior número de referencias ao filme Prometheus que você conseguir isolar em todos os episódios do programa já publicados.

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Produção/Apresentação: Silmar Geremia. Coordenação/Pauta: Marcelo Guaxinim. Participação: Silmar GeremiaMarcelo GuaxinimFernanda SchusterWerther KrohlingFabricio VazJuliana Jujuba. Convidados Especiais: Giovani Arieira. Arte da Vitrine: Jânio Garcia.

 

Links Comentados:

IV Simpósio de Dispositivos de Assistência Ventricular e Coração Artificial
Data: 25/09/2015
Local: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (Próximo ao Parque Ibirapuera) – São Paulo

Poster

Inscrições

OctoberTest – Dia 10/10/2015 na Faculdade CESUSC em Florianópolis/SC. Site do evento.

Uai Test – Encontro Mineiro de Teste de Software dia 21/11/2015 na UNIUBE em Uberlândia/MG. Site do evento.

18º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST).
Vai ser entre 30 de outubro e 2 de novembro em Belo Horizonte, MG.
O Encontro surgiu em 1988 com o propósito de promover um intercâmbio entre astrônomos profissionais, amadores e interessados no assunto. A 18ª edição será na Universidade FUMEC.
Durante o Encontro serão apresentadas diversas palestras de astrônomos renomados, além de trabalhos desenvolvidos por observatórios e instituições de todo o Brasil.
Realizado anualmente, o ENAST é o principal evento do gênero no país.
Mais detalhes e inscrição no site: http://www.enast.org.br/

 

História Vencedora do Concurso Cultural SciCast/Grupo A:

A história vencedora é da Luana Cristina Lemos, uma guria que estava em recuperação em química orgânica, precisando SÓ de 8,2 pontos pra conseguir passar. Acontece que, durante as aulas, quando o professor falava, ela ouvia assim:

Qual a chance de passar, faltando apenas 7 dias para a prova final? ESTUDAR infinito, claro! Se fechar no quarto, devorar todos os livros, pensar, respirar e viver química orgânica.
Acontece que, só pra facilitar a vida, eis que chega pra visitar, o sobrinho pequeno, e a família resolve fazer um passeio no sítio! Lá vai a guria se isolar e estudar, ouvindo as risadas e todas as pessoas se divertindo na piscina, enquanto ela, forever alone, tenta traduzir e entender os exercícios de química, torcendo pra estudar os que vão cair na prova. Na véspera liga o amigo.
Você pensa: isso que é amigo, liga pra dar apoio moral, certo? Errado. Ele liga desesperado, achando que nunca vai conseguir tirar 7. E ela, já num estado de aceitação e conformismo, o acalma, dizendo que o tempo de desespero já foi, agora é ir lá e fazer o melhor. No fim das contas, a guria conseguiu passar com a nota… 8,2! Passou, se sentiu o Jack do Titanic, e agora, com o livro do Grupo A, nunca mais vai precisar ficar olhando a diversão sem poder aproveitar =)