De 19 de outubro à 01 de novembro acontece a 41ª Mostra Internacional de Cinema de SP, com exibições em diversas partes da cidade de São Paulo.

Dentre os mais de 300 filmes exibidos está o “Uma espécie de família”. O filme acompanha a história de Malena que adotou um bebê que prestes a nascer. Ela viaja para buscá-lo e acaba por ser chantageada.

Tendo que escolher entre aumentar o pagamento, previamente acordado, ou a criança irá para um orfanato. Então ela passa a ser atormentada por dilemas morais e legais, se questionando o quão disposta ela está para ficar com a criança.

O filme fala sobre maternidade, discutindo o quão distante se vai para conseguir ser mãe; mas também gera discussão sobre a diferenças sociais, já que Malena é médica e mora em Buenos Aires, enquanto a mãe da criança a ser adotada mora na periferia de uma pequena cidade e vive em condição de subsistência.

É um filme que prende pelas atuações destas duas personagens e pela inquietação gerada pelos acontecimentos e escolhas de Malena, sem grandes reviravoltas, mas com momentos emocionantes que valem a experiência. Não sei como estão os outros filmes da mostra, mas este vale um espaço na agenda.

Título original: Una especie de familia
País: Argentina, Brasil, Polônia, França
Tempo: 96 minutos
Ano: 2017