Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

O que é harmonia?

por em sáb 05America/Sao_Paulo ago 05America/Sao_Paulo 2017 em O que é Música? | Nenhum comentário

Se você se interessa pelo universo da música, é bem possível que já tenha ouvido falar a respeito desse termo misterioso chamado harmonia. Afinal de contas, o que é esse negócio, e por que é tão importante para os músicos? Estariam eles assim tão preocupados com a paz e tranquilidade mundial? Bom, paz e tranquilidade nunca são demais, mas não. Não é a isso que nos referimos quando falamos sobre harmonia no universo musical. Então, é chegada a hora de dedicarmos um vídeo do canal O Que É Música? para tentar esclarecer esse conceito.

Antes de mais nada, um segundo! Para conseguir entender a ideia de harmonia sem que ela dê um nó no seu cérebro, acho importante que você saiba o que são melodias e o que são acordes. E dificilmente esses conceitos vão fazer algum sentido sem que antes você compreenda o que são notas musicais. Para nossa alegria, o canal já está recheado de vídeos que cobrem em detalhes todos esses aspectos mais básicos do universo musical. Então corre lá e depois volta aqui!

Tudo certo? Ótimo, então prossigamos. Fiz questão de ressaltar a importância dos conceitos de acordes e de melodias, pois, a meu ver, harmonias nada mais são do que um encontro entre essas duas ideias. Se melodias são definidas pela sequência temporal de notas musicais, e acordes são definidos por agrupamentos simultâneos dessas mesmas notas, as tais harmonias – ou progressões harmônicas – são, por sua vez, definidas por sequências temporais de acordes.

Ao entender essa ideia, entenderemos também que harmonias tendem a adicionar uma camada a mais de possibilidades e de complexidade sonora ao universo musical. E é claro que passaremos por alguns exemplos práticos para entender exatamente como isso funciona.

E no momento em que finalmente se compreende o que é uma harmonia, surge a questão: afinal de contas, para que ela serve? Seria o seu objetivo fundamental dar movimento à música? Contextualizar a melodia? Ou pura e simplesmente preencher o espaço sonoro? Para saber a resposta a essas questões, é só clicar!

Aguce os ouvidos, e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!

%d blogueiros gostam disto: