Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

SciCast #214: Aquele com o Legado

por em sex 01America/Sao_Paulo set 01America/Sao_Paulo 2017 em Destaque, Scicast | 55 comentários

SciCast #214: Aquele com o Legado

Prometheus é um filme tão especial que ajudou a definir boa parte do crescimento do SciCast – quase que exclusivamente baseado em piadas de bebês azuis gigantes de fralda. Mas o filme nunca foi usado como analogia para explicar algo. Ou como desculpa pra falar sobre alguém.

Falamos sobre lembranças. Ouvimos inúmeras despedidas. Rimos de nossa trajetória. E homenageamos nosso criador.

E que seu legado continue a ecoar. E que seja gigantesco. Tal qual o seu nariz.

(Todos os áudios na íntegra e sem edição podem ser ouvidos no link deste post)

Arte da Capa:


Redes Sociais:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo GuaxinimEdição: Talk’ nCastEquipe de Pauta/Gravação: Fernando Malta, Tarik Fernandes, Juliana Vilela e Marcelo Guaxinim .Vitrine: Jânio Garcia (Portfólio • Instagram)


Depoimentos completos (sem edição):

  • Glaupe Cabral

    Não sei se vou conseguir ouvir…

    • Lucas Alexandre

      Somos 2, fiz o download ainda no trabalho e so poderei ouvir depois das 14hrs, pq nao sei se vou conseguir segura o suor ocular. :/

  • Willian Adriano

    To ouvindo como coração na mão… Grande Silmar das boas piadas e ótimas trilhas sonoras. Como Dr Hiluluk de One pIece disse:
    “Quando vocês acham que as pessoas morrem?
    Quando elas levam um tiro de pistola bem no coração?
    Não
    Quando são vencidas por uma doença incurável?
    Não!
    Quando bebem uma sopa de cogumelo venenoso?!
    Não!
    Elas morrem… Quando são esquecidas.”

    Silmar não será esquecido.

    • Adriano Alexandrino

      A humanidade tem a magia de esquecer, somos a excessão, seremos a excessão. Pois lembrarmos sempre que ouvir um episódio novo ou antigo do SciCast de quem criou o projeto e o fez voar.

  • Emilio Mansur

    Muitas pessoas são admiradas pelo resultado de suas obras. O Silmar me fez admirá-lo pela construção das mesmas. R.I.P. Silmar. Voa, Scicast.

  • Fernanda Schuster

    Caramba…..que homenagem linda vcs fizeram ao meu Silmar. Ele realmente amava o Scicast e tudo que estava relacionado a ele e acabou influenciando a nossa Maria nisso. Hoje estou eu aqui e quero agradecer do fundo do meu coração todo carinho recebido nos últimos dias, todas as homenagens. Certamente ele ficaria muito orgulhoso de ouvir tudo isso sobre ele e sobre os projetos que ele criou.
    Meu profundo muito obrigada!

    • Marcelo Chelli

      Infelizmente não conheci vcs pessoalmente, estou sentindo ( sem hipocrisia ) como no dia que perdi minha Mãe !!! Que Papai do Ceu te de forças pra continuar!!! Se eu estou sem chão imagino vc !!!

  • André Miola Bueno

    e cá estou eu de luto por um amigo q não conheci, por um abraço q não dei…

    </3

    T.T

  • ronaldo

    Maldita cebola…Renovou meu gosto pela ciência quando comecei a ouvir o Scicast, uma grande perda que deixa uma grande responsabilidade aos que seguem com o projeto, e também para nós que estamos aqui do outro lado ouvindo, pois é nossa responsabilidade passar o legado Geremia para as gerações futuras.

  • Keynann Zeferino

    Hoje eu posso dizer que vi um grande homem se tornar uma lenda. R. I. P Silmar

  • Bernardo Muller

    Umas semanas atrás ainda pensei: “E o Silmar, tempão que ele não participa do SciCast, será que nunca mais? Seria ótimo ouvir ele novamente no Scicast!” Acompanho o podcast a mais de dois anos, e receber essa notícia essa semana foi muito difícil, aquela coisa que você custa a acreditar. Ouvir o cast de hoje foi doloroso,difícil, apesar do clima animado que todos tentam manter. Parabéns a todos, e claro, ao Silmar pelo que ele construiu.

  • Mais um obrigado pelo episódio, como o Fencas disse no twitter está muito bonito, diria eu (na minha humilde e pequena opinião) lindo. Quando o Ronaldo falou eu não consegui segurar e chorei, estava indo para o trabalho e mesmo assim não me segurei, obrigado a vocês por terem feito essa homenagem, a toda a equipe do Deviante por continuar esse legado, e obrigado ao Silmar por ter criado esse projeto que me acompanha todos os dias, e me inspirando a continuar a sempre aprender e a passar o que eu aprendi. Onde quer que eu vá, vou levar a chama do Scicast para todos.
    Obrigado!

  • Caio Sérgio

    Parabéns pela homenagem a esse visionário que foi o Silmar. Contei as vezes que tive que segurar o choro e me sentindo próximo de alguém que sequer conhecia. Conheci o Scicast através da pauta sobre Interestelar, a partir dali me apaixonei por esse projeto. Conto os dias para que a sexta-feira chegue e assim eu poder aproveitar ao máximo o conhecimento advindo por vocês. Vai, voa Silmar, encontre os grandes nomes da Ciências e um dia todos nós nos tornaremos Poeira Estelar, seu legado jamais será esquecido e de fato, a ciência continuará divertida.

  • Tiago Gonçalves

    Como não chorar após ouvir este episodio magnifico, adeus Silmar, você se foi mas sua herança vai viver pra sempre

  • Bruno Aveiro

    Essa abertura do episódio…
    Não deixem isso acabar. Isso deve fazer parte de todos os episódios daqui pra frente.
    Parebéns pela homenagem!

  • Caramba, o irmão dele… nossa cara… 😭

  • Luciano l

    Gente não estou sabendo lidar… como lidar?!?!? Só consegui ouvir 0:8:22 do episódio, um dia eu termino😢😢 Maldito suor ocular…
    Criei um carinho enorme pelo projeto e tomei um baita susto com a notícia no Twitter… um “RIPSilmar” nunca teve tanto pesar

  • Cleiton Torres

    Caraca, coração realmente apertou. Rolou uma emoção braba aqui.

  • Arquiteto Gourmet

    É tão estranho como isso acontece sem a gente esperar, e talvez se esperassemos mesmo assim não estaríamos prontos. Ouço o Sci Cast a pelo menos dois anos, e a maioria das vezes é meu companheiro na hora de dormir, e por conta disso demoro uns dois dias para ouvir tudo. Vocês são tão próximos, que muitas vezes parece que conheço a todos a muito tempo, e até sonho em poder um dia falar no podcast. Sinto o mesmo peso que vocês sentem, por que parece que faço parte da família Scicast, sinto por nunca ter tido a chance de conhecê-lo pessoalmente, talvez até me motivasse ainda mais a querer fazer as coisas que faço por aqui, mas fico feliz por ter passado vários momentos de minha vida ouvindo suas histórias e de sempre que ele comentava sobre Prometheus concordar mentalmente que o filme era horrivel. Que ele possa está descansando sempre… e a gente que fica possamos sempre lembrar que a ciência não precisa ser chata. Um abraço a todos vocês… do Arquiteto Gourmet, Kenny Nogueira

  • Luiz Augusto Calvo Tiritan

    Tô aqui ouvindo o programa e chorando um pouco. Como pode esse sentimento surgir por uma pessoa que nunca vi? Mas gostava muito desse cara e da criação dele. Ouço o Scicast a mais de 2 anos e senti muito com a saída dele do posto de host. Meus sentimentos a família.

  • Nyell Quantos

    É muito estranho é uma pessoa que nunca conheci pessoalmente, nunca interagi com ela (a não ser por um e-mail trocado…) mesmo assim foi difícil lidar com aquela sensação de vazio após a notícia que ele havia nos deixado, e foi difícil ouvir esse cast, conter as lágrimas então… Obrigado scicast e muito obrigado Silmar, você vai fazer falta.

  • tiago vieira

    Está sendo difícil ouvir
    Mesmo sem conhecer pessoalmente o Silmar e todos vocês do Scicast estão comigo no minimo uma vez por semana, isso é mais tempo do que a maioria dos meus parentes
    meus sentimentos a todos, e, é de certo modo um conforto que voltaremos a ser poeira estelar

  • Bolellifmj

    Minhas sinceras condolências à família. Sinto a perda um amigo que não tive a oportunidade de conhecer. Descanse em paz.

  • LV

    Conheci o Scicast quando lançaram Energia Nuclear Parte 1. Episódio 10 de janeiro de 2014.
    Quase 4 anos escutando. E fiquei sabendo da notícia pelo Vitor do Peladinha.
    Uma perda inacreditável para todos nós e para o Brasil.

  • Paula Schunck

    Achei maravilhoso esse episódio e descobri mais sobre o Silmar, além do que mostrava no podcast.
    O coração doeu, chorei diversas vezes, como se fosse um amigo íntimo ou talvez até um parente próximo. Como explicar isso?
    Bom, quando foi falado sobre a Maria pela Jujuba, aí sim, eu descambei a chorar desesperadamente, pois perdi meu pai há pouco tempo e só quem perdeu um pai genial, sabe como é perder um pai genial. Assim como a Jujuba, e todos os outros SciCasters, gostaria e muito que se fosse do desejo da Maria e porquê não a Fernanda também participarem deste projeto tão maravilhoso que é o SciCast.

  • Álan Roberto S. Fidelis

    Família Scicast minhas condolências.
    Acompanho o scicast desde a entrada do Fencas como host, mas ao ouvir os episódios anteriores – por dos ep. de História e de Física – conheci o Silmar.
    Um grande entusiasta e colaborador no desenvolvimento do programa. Sua paixão, dedicação e contribuição para a Ciência será um legado eternamente lembrado.
    Por empatia, me emociono e sofro por tão grandiosas e doces palavras com as quais vós o homenagea.
    Maior emoção, com direito a uma lágrima no canto do olho, nas palavras do Spengler. E para mais emotivar, a dor e as lágrimas da Jujuba.
    Descanse em paz Silmar. Que Deus possa acolhe-lo em Seu Reino e confortar os corações dos amigos e familiares, que choram de saudades.

  • TiagoviT

    Parabéns pela homenagem deviantes!. A notícia me pegou de surpresa hoje ao iniciar o episódio do meia lua. Estava viajando de carro e tive que parar para entender o que houve. Ao ouvir o scicast me deparei com a triste realidade da perda e a emoção desta linda homenagem. Foram uma hora e meia de muitas lagrimas e risadas…
    Para a família eu desejo força! e que o tempo passe rápido pois é só ele para amenizar esta dor.
    Ao Silmar eu deixo meu agradecimento, póstumo… mas sincero, por toda a alegria e conhecimento q me proporcionou nestes ultimos anos e que o projeto vai irá me proporcionar nos próximos anos.

  • Adriano Alexandrino

    Difícil ouvir sem sentir um aperto do coração. MUITO OBRIGADO.

  • Darley Santos

    Meus pêsames deviantes. Ele e o Scicast se confundem, e é perceptível na fala de vocês o vazio que fica agora.

  • Fernando Malta

    Abrimos para toda a equipe atual fazer depoimentos, Felipe. As pessoas fora da equipe que falaram (Toad, Jorge, Caio e Nick) vieram espontaneamente para mandar um recado. Achamos uma iniciativa bacana demais deles. :-)

  • Leonardo Vasconcellos

    Eu como ouvinte do Scicast, não posso deixar de prestar minha homenagem ao criador desse projeto maravilhoso. Fiz maratona e hoje acompanho os lançamentos semanais, ouvi o Scicast desde seu primeiro episodio.
    O Scicast é muito importante para o brasil, pois ele tem o poder mudar as pessoas, eu mesmo mudei depois de virar ouvinte, ele abre nossa mente, e nos faz pensar, questionar e conhecer cada fez mais um pouco do nosso cosmos.
    Cabe a nós ouvintes e toda a equipe não deixar esse projeto morrer nunca, pois tenho certeza que o Scicast pode, e vai ajudar muito o Brasil, pois a mudança de um país começa por sua população, e a ciência é fundamental para nós.
    E o nosso querido Silmar é o criador desse projeto, isso o torna uma das pessoas mais importante para esse pais, e jamais deverá ser esquecido. Vamos todos juntos, equipes e ouvintes fortalecer cada vez mais esse legado.

  • Obrigado Silmar!

  • Vânia Paula Baía

    que homenagem linda!!! a 200 ep sigo vcs, desde o comecinho… força para seguir em frente

  • Keera Moon

    Foi difícil acompanhar e não me emocionar com essa homenagem. Cada depoimento disse um pouco do que eu sentia. Me pergunto como posso ter tanto carinho por pessoas que só ouço, que nunca vi pessoalmente e a unica interação são comentários nos posts e por e-mail? Essa é a magia do podcast, não são apenas hosts, participantes e convidados. São amigos queridos de todas as semanas. E um amigo se foi, mas deixou seu trabalho no coração de todos nós, ouvintes. Um beijo para todos e um abraço apertado para a família.

  • mariacmarinho

    Eu não tenho o costume de aparecer por aqui, porém senti que precisava fazer minhas condolências. A minha ficha ainda não caiu. Parece muito surreal pensar que o homem que iniciou esse projeto fantástico não está mais entre nós. Era perceptível como o Silmar era apaixonado pela ciência e desejava divulgá-la. Tomei um “tiro” no episódio da Marie Curie, quando ele se despediu; fiquei alegre quando ele fez pequenas participações nas entradas de alguns episódios; agora estou desolada. Descanse em Paz, Silmar.

  • Cleiton Torres

    Tentei escrever esse comentário desde que o programa 214 foi lançado, e não consigo.
    Ja passei dos 500 caracteres e apaguei, umas quinze vezes.

    Scicast, o podcast em que “rolou amor e esse amor deu cria”, estou extremamente emocionado com a partida do seu criador, Silmar. Me sinto um genro sem sogro.

  • Angriest_Kidy

    Vá em paz para as estrelas Silmar, em breve todos estaremos ai.
    Obrigado por tudo.

  • Eliane Lucas

    Não sei precisar como cheguei ao scicast, mas lembro bem, que virei fã logo nos primeiros 10min do episódio se não me engano, sobre superbactérias, o entusiamo do Silmar e a propriedade com que os convidados e demais integrantes davam no andamento dos diálogos era tudo muito fascinate, eu ria, aprendia, e, sim, me divertia muito com toda aquela dinâmica, aliás, essa sensação é a mesma até hoje. E é quase impossível ouvir algo relacionado ao sciecaste e não ouvir a introdução dada por ele, “vocês estão ouvindo o sciecast, o podcast sobre ciência mais divertido da internet brasileira.”. Confesso que, quando o Silmar se despediu oficialmente no episódio da Marie Curie, eu cheguei a pensar, que o sciecast não seria o mesmo, não manteria aquela dinâmica toda, embora eu já estivesse bastante familiarizada com todos da equipe, que por sinal é a equipe, ficou aquela ainda que mínima saudade/desconfiança do andamento do sciecast, felizmente eu estava totalmente errada, e vocês, Guaxa, Tarik, Fencas e Jujuba, deram continuidade a altura aos podcasts seguintes, ele deve ter ficado mega orgulhoso, assim como nós ouvintes nos sentimos totalmente acolhidos e resguardados por tamanho e brilhante projeto estar em tão boas mãos. Quando vi a nota pelo twitter, eu fiquei, como assim, o Silmar, caramba, não. Fui tomada por um misto de tristeza/aperto no peito, eu nem o conhecia, mas eu gostava dele mesmo assim. Ele era cativante por si só. Deu tudo por esse projeto, que nos traz tanto conhecimento e tantas alegrias semanais. Hoje é poeira estelar, mas deixa um legado sem igual, que vai reverberar por muitos anos. Parabéns a toda equipe, por tamanho episódio repleto de homenagem, episódio esse que doeu assistir, mas valeu cada minuto, e me deixou muito feliz em saber que vocês tiveram um ótimo mestre, e como bons aprendizes perpetuarão os seus ensinamentos.

    Voem Sciecasters voem. <3

  • Cristhian Camilo

    Boa noite, pessoal Deviante

    Acabei de conhecer o portal e os podcasts, a partir de uma nota no Dragões de Garagem sobre o Silmar. Não a melhor situação para tomar conhecimento, eu sei…. Ao ouvir esse último episódio, senti-me tocado, pois a homenagem de vocês a essa figura me fez lembrar de diversos amigos que já partiram e me emocionei com as lembranças…
    Boa sorte a vocês nesse trabalho lindo de divulgação científica. À família e amigos do Silmar, força e paz!!!

  • Meus sinceros pêsames galera deviante. Soube primeiro pelo cast dragões de garagem, aonde fizeram uma linda dedicatória ao Silmar. Após saber, corri aqui para escutar, e infelizmente confirmar que isso é verdade.
    A homenagem que vocês prestaram foi maravilhosa, eu não podia esperar menos vindo de vocês.
    Parabéns a todos, tenho um imenso orgulho e agradecimento por vocês fazerem parte da minha vida, e contribuindo para a minha evoluição tanto pessoal, quanto profissional.
    Tenho certeza que o Silmar amou tudo isso!!

    Muito obrigado por tudo sempre!!

  • emersonfn

    Poxa vida. Emocionado. Obrigado Silmar. Obrigado Scicast. Meu sentimentos e conforto a todos próximos. Eu aqui longe sem ter contato muito triste pela ida. Impressionante como me sinto intimo sem ter contato. MEUS SINCEROS SENTIMENTOS A TODOS.

  • Jean Rodrigo Ferreira

    Caraca! O Silmar MORREU????????? Cara estou perplexo!

  • Matheus Souza

    Nao costumo comentar, mas dessa vez nao consigo manter somente para mim, mesmo nunca tendo conhecido, Silmar e todos do Scicast esta comigo todas as semana em casa, no trabalho ou no carro, e por isso eu chorei neste episodio inteiro. Obrigado a todos!

  • Rodrigo (Bodas)

    Ótimo programa.
    Parabéns pela homenagem!!!
    Força para vocês!!! Bola pra frente!
    Desejo tudo de bom para o projeto e tudo mais!!!!
    Emocionante!

  • Salem Freitas Ribeiro Junior

    Se existe um host sem vaidade esse cara é o Silmar.
    Ele deixava o povo falar e não me cansava

  • Claudio Picoli

    Vocês fizeram uma homenagem linda. Fiquei muito emocionado. Sei que vocês não me conhecem mas como sempre ouço me sinto conhecendo vocês.

  • Bonita e merecida homenagem ao Silmar. O legado dele permanece. Carl Sagan teria ficado orgulhoso.

  • Thiago Melo

    Eu ainda não sei como lidar…. Eu tô até desatualizado em relação aos meus poadcasts mas não poderia esperar pra ouvir essa homenagem, e como sempre… Foi lindo! Diversos momentos eu me vi com um olho em minhas lágrimas.
    Todos nós sentiremos falta dele.
    O Silmar se tornou um herói pra mim. Quando conheci o Scicast eu me lembro de ter gostado tanto que fiz pelo menos umas três maratonas e nunca me cansava.
    E como eu adorava aquele nosso narizinho…
    Me lembro de quando fiz aquela montagem para concorrer ao SSD da Seagate, onde fiz questão de incluir Tibia e Prometheus por causa das piadas, porque sabia que ele gostaria, quando fizemos a homenagem com as batatas, com aquele Silmar palito de nariz dotado, onde no email que meu amigo enviou ele até falou que tinhamos usado o primeiro Silmar que fizemos como galhos da árvore que o Guaxa abraçava porque não tinha ficado legal. Lembro também da notícia de sua saída, como eu fiquei triste com isso… Eu achava que ninguém conseguiria substituir ele… E estava certo.
    Porém, como o Silmar disse e planejou, scicast não se trata de pessoas e sim do projeto, eu fiquei triste por não ter mais ele nos casts, mas fiquei feliz por conhecer o Malta, e acho que ele faz um trabalho impecável, assim como eu não gostava muito do Tarik no inicio, mas com o tempo eu fui me apegando a ele também e admiro muito ele.
    Eu esperava ver o Silmar novamente no Scicast, mas enfim…

    Embora todos vamos sentir falta dele, ele jamais será esquecido e acho que isso significa viver pra sempre afinal de contas… Como estava escrito no próprio twitter dele “A vida é muito curta pra ser pequena”… Acredito que a dele tenha superado a morte, porque o que ele deixou foi um legado e uma imensidão de pessoas que o amam, o admiram e que jamais vão esquece-lo…
    R.I.P. Silmar.

  • Claiton Santos

    Silmar Geremia

    Presente!

    Silmar Geremia

    Presente!

    Silmar Geremia

    Presente!

  • Tilho Silva

    TAVA ME SEGURANDO ATE ETE CAST MAS AGORA TO ENCHENDO UMA LAGOA

  • Tiago de Souza

    Poxa, estou profundamente triste, nem consego escutar o programa agora para não desabar.

  • Gabriela Keiko Haga

    Estou aqui, com lágrimas no rosto, após ouvir este cast… Mas fico feliz em saber que irão trabalhar no legado do grande Silmar, que o Scicast nunca irá acabar…
    Queria poder abraçar cada um. Nós, ouvintes, temos vcs como amigos (meus companheiros diários), e sinto a partida de um amigo que nunca conheci pessoalmente, mas me trouxe muitas alegrias.
    A ciência fica mais rica quando pessoas como Silmar nascem, crescem e fazem as pessoas ao seu redor crescer com ele.
    RIP Silmar
    E obrigada por tudo

  • Douglas De Oliveira Adriano

    eu sabia que ele estava afastado do projeto, mas meu favorito sempre sera o silmar comentando sobre homeopatia rs. Guardo apenas boas lembranças e mando apenas bons sentimentos a famila.

  • Ricardo Porfirio

    Em atraso, mas tambem gostaria de deixar a minha homenagem ao Silmar, realmente fez diferença não só a mim mas a milhares de pessoas.

  • Luiz Filipe S

    Obrigado mestre Silmar pelo legado!

%d blogueiros gostam disto: