Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

SciCast #210: O Último Teorema de Fermat 2

por em sex 04America/Sao_Paulo ago 04America/Sao_Paulo 2017 em Destaque, Scicast | 46 comentários

SciCast #210: O Último Teorema de Fermat 2

Sejam bem vindos Deviantes e Derivadas a mais um SciCast matemático!

Continuando a incrível saga para resolver o Teorema de Fermat, iniciado no SciCast 204, vamos conhecer novos personagens e histórias que rondam esse teorema…

O que é mais difícil: Fazer um cast melhor que a primeira parte ou resolver o teorema? Descubra aqui!

*Este episódio, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Arte da Capa:


Redes Sociais:


Saldão da Loja do SciCast – corram!


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo GuaxinimEdição: Talk’ nCastEquipe de Pauta/Gravação:  Roberto Pena , Felipe Queiroz e Jujuba Vilela Vitrine: Jânio Garcia (Portfólio • Instagram)


  • João Farias

    Eu quero muito ver esse filme. Dá pro Nolan fazer, ele é bom em explicações for dummies nos filmes deles, o que seria necessário nesse filme.

    • Não confia em mim não, p fazer o filme? ;)
      Já estou com os enquadramentos na cabeça.

      • João Farias

        Eu tinha comentado isso antes de ouvir o episódio inteiro.

    • Koruja

      Faço das palavras do João as minhas, nem tinha escutado o cast e já sabia que seria o melhor de todos, e foi, e agora tenho que escutar mais umas 10x como fiz com o primeiro. (No aguardo do cast sobre Feynman, no os Dragões de Garagem não fizeram ainda depois de eu mandar emails e ficarem na promessa).

  • sdq

    Scicast sobre Evariste Galois

    Seria muito interessante
    a história dele é a mais extraordinaria da matemática.

  • Caio César

    Acompanho o scicast desde os primeiros episódios e é a primeira vez que vou comentar, é preciso. Sou muito fã do trabalho de vocês, acho o valor dele imensurável, mas existe uma critica que deve ser feita. O GUACHINHIM ESTRAGA O SCICAST. Olha, o fencas é um excelente host, o melhor da podosfera disparado. Se o fencas é um ótimo host, o que dizer do pena? o melhor integrante de podcast que já vi. Os 2 episódios de física quântica, já ouvi mais de 10x, sem exagero, eu já decorei algumas frases, a dupla pena + fencas transformou aquilo numa obra prima (mesmo com o taric querendo mostrar que sabia em vez de contribuir com o cast, ex: o próprio milica já tinha mostrado que whatever????). Percebo que o guacha tem uma função administrativa no scicast, mas não entendo porque ele tem que estar em todos os episodios atrapalhando e quebrando o ritmo. Talvez a ideia inicial fosse dele ser um alivia cômico, mas não está funcionando. Mais um episódio arruinado por ele e dessa vez com ajuda da jujuba.
    Entendam, eu não me importo com piadas para descontrair, quebrar um pouco o ritmo. Mas o guacha não faz isso bem e acaba sendo irritante. Os 2 casts de física quântica são uma obra prima, estudo a respeito a muito tempo e não tem síntese melhor do que esses dois episódios, mas eu daria tudo pra tirar o guacha dali.
    Me desculpem se o tom pareceu um pouco irritado, eu sou um grande fã do trabalho de vocês, recomendo pra todo mundo, acho que já trouxe muitos ouvintes. Mas é que as vezes eu paro de acompanhar por causa do guacha, ele não poderia ficar só na administração? Não é nada pessoal, ele parece ser uma boa pessoa, mas acho que até nos casts da área dele ele não se sai bem. Abraços e ótimo trabalho!

    • sdq

      Para de ser chato mlk

    • Bruno Fernandes

      Dá pra eles, então.

      Desculpa, isso foi inapropriado. É que eu acabei de ouvir o MdM…

    • Carlos Henrique

      O guaxa é o alívio cômico do scicast, esse maldito já me fez segurar a gargalhada em público. E o propósito é justamente deixar divertido, cara. As pessoas normais (não nerds como a gente) precisam disso pra encarar um cast de matemática e física quântica. No episódio 1 desse tema do Fermat, dei risada toda hora que ele citava a falta do Netflix. O podcast sem ele não seria o mesmo.

      • Carlos Henrique

        Agora o Tarik realmente é bem dispensável as vezes, apesar de ter bastante conteúdo.. principalmente quando começa a dar pitaco das suas visões políticas onde não cabe, creio que ninguém tá interessado em saber disso.

        • Eduardo Tanoue

          eh uma brincadeira isso, neh?

    • Luiz Augusto Calvo Tiritan

      Assim como você não sou muito presente nos comentários e ouvi todos os episódios também, porém tenho que discordar de você e, como o Carlos Henrique falou, eles estão ali pois nem todos entendem os casts densos e é necessário algumas quebras para deixar a coisa mais “palatável”. Essa parte da matemática abstrata está sendo primorosa e TODOS que estão no cast estão excelentes em suas funções. Abraços e espero que continue nessa grande família scicast da qual fazemos parte.

    • Everton Rosa

      Caio, fica muito difícil concordar em qq ponto contigo pq do pouco que eu conheço do Marcelo e da Jujuba eles estão neste projeto para fazer dar certo. Para que cada vez mais pessoas vejam ciência como algo próximo. Algo q não é exclusividade de pessoas de monóculos.
      Se pensarmos em ciência apenas com as explicações teóricas e no ritmo q vc comentou, vamos continuar perdendo pessoas que se voltarão a discursos fáceis baseados em fé cega e de que “é assim porque Deus quis”.
      As piadas e brincadeiras não são ofensivas. O que é já é raro hoje em dia. Se vc acha q elas quebram o ritmo, abstrai! Foca na parte de conteúdo. Mas, não faça como aquela expressão “jogue fora a água da banheira com o bebê junto”.
      E, se vc me permite, pensa um pouco nessa intransigência e inflexibilidade, Caio. Ter uma visão que não permite ir um pouco mais pra lá ou um pouco mais pra cá impede q vc aproveite muito desse mundo.
      Pra terminar, saindo do lado mais equilibrado da conversa, tenha respeito por essas pessoas que fazem podcast. Gente como a gente que tem que lutar muitas batalhas no dia a dia. E mesmo assim arranjam tempo pra fazer algo cheio de carinho e boa intenção. E fazem isso, até onde eu sei, sem receber um centavo de você.
      Eu ia até dizer pra vc conversar no particular com eles. Mas melhor não… eles são muito do bem e não merecem ser contaminados com essas críticas não construtivas e retrógradas.
      Boa sorte na vida, meu caro!

  • Bruno Fernandes

    Eu gosto quando a Jujuba está no cast

    • Juliana Vilela França

      Own, obrigada! Eu adoro fazer parte desses eps, pra entender, eu sou muito apaixonada por aprender, e poder participar e realmente me fascinar com esses temas, imagino que como a maioria os ouvintes :)

  • André Miola Bueno

    EXTRAORDINÁRIO!!!

  • Marlyni Zens

    <3

  • Jujuba, é John Silver, não Silva xD

    • Juliana Vilela França

      Eita… Falei errado? Culpa do Tarik (pq sim XD)

  • Josy Machado

    Jujuba voltou com tudo!!!
    Resolveu o teorema e, como boa miçangueira, ainda reutilizou a folha fazendo papel machê!
    Ótimo episódio pessoal!!!

    • Juliana Vilela França

      Sempre! Por isso q não pude comprovar meu resultado…

  • Luiz Augusto Calvo Tiritan

    GALERRAAA!!! Tá parecendo fim de novela issso!!! Tô ouvindo esse cast de pé aqui. Vibrando com cada descoberta!!!
    Cara, quando o pena fala do mapa das funções, gritei sozinho aqui em casa. Meus vizinhos devem me achar louco!

  • Tiago Lima

    Um pequeno comentário, pois é algo que chamam a atenção no documentário da BBC.

    Para conseguir comprovar o teorema, Wiles usou o que havia de mais moderno na matemática, literalmente matemática do final do Séc. XX. Mesmo sendo genial, é bastante improvável que Fermat conhece essas ferramentas, então fica a pergunta, seria possível provar o teorema com matemática da época de Fermat? Teria o matemático realmente lançado uma bravata que depois se tornou um teorema?

  • Renato Martins Chaves

    Não superou o primeiro pq vocês enrolaram demais rsrs
    Mas com certeza isso daria filme.

    Tem um detalhe importante que ficou faltando: apesar do teorema ter sido resolvido, foi com uma matemática bem mais avançada que da época de Fermat. Nunca saberemos de que forma ele conseguiu resolver (se é que conseguiu rsrs) !!

    • Marcelo De Matos

      tirando exterminador do futuro, e vovozona, a continuação nunca supera o original.

  • Ana Da Rocha Kurata

    Quem diria que a matemática podia ser épica
    :*

  • Fernando Sá

    Enquanto ouvia o podcast ficava imaginando um vídeo no youtube com desenhos tipo os do Cosmos. Tudo em cima do áudio de vcs. O cara no sótão e a mulher na porta, ela chutando os dominós etc. Pessoal, faz o desenho. O audio já está pronto. Não vai faltar gente querendo ajudar a pagar os desenhistas.

    • Vamos começar a agitar a comunidade de fãs para fazer arte, desenhos, ilustrações em cima dos episódios. Quem agita? Bola uma hashtag sei lá.

  • Koruja

    Cade os links do episódio na publicação?

  • Naelton Araujo

    Como diria um dos meus vulcanos preferidos: Fascinante!

  • Alexandre Soares

    Cursei matemática e durante o curso a gente ouve alguns dos grandes nomes da matemática, mas só fui conhecer a história toda lendo o livro do Simon Singh. E apesar de já ter lido, foi muito bom ouvir a narração de vocês e relembrar de tudo aquilo. Obrigado mais uma vez, equipe do SciCast.

  • Dan Ribeiro

    Sensacional! Melhor podcast que já ouvi… parabéns!

  • Naldo Brutal

    Meu episódio favorito, com certeza o melhor

  • João Paulo

    Cara, o interessante é perceber que o Wiles estava no sótão, de boas calculando, daí toca Legião Urbana – Faroeste Caboclo e ele lembra do Galois, continuando assim progredindo assim nos seus cálculos…

    Pena: quando Wiles derrubou a última peça do dominó, virou para sua esposa e disse:

    Wiles: se aprume que vou lhe usar agora é publicar…

    • João Paulo

      …progredindo assim***…

  • Bruno Prado

    Andrew Wiles já é meu herói favorito!
    Só achei desnecessário matar o cachorro dele para dramatização do enredo.

  • Eduardo Villela

    No final do Cast falam de um documentário sobre o tema. Alguém sabe o nome?

  • Eduardo Villela

    @jujubavi:disqus Sabe o nome do documentário?

  • Thiago Benevides

    Foi um momento muito oportuno fazer este cast sobre o ultimo teorema de Fermat, pois não sei se vocês sabem mais estamos comemorando o biênio da matemática https://www.bieniodamatematica.org.br/ e ano que vem vai ter o maior congresso de matemática do mundo trazendo grandes nomes da matemática http://www.icm2018.org/portal/en/.

  • Phillipe Tenório

    Deviam fazer um seriado, estilo “The Big Bang Theory”, sobre o Teorema de Fermat. Ia encaixar direitinho! kkkk

  • Thiago Benevides

    Poderia ter um cast sobre a Hipótese de Riemann uma conjectura que foi proposta em 1859 que está em aberto sendo que o Clay Mathematics Institute ofereceu um milhão para quem conseguir provar ela.

  • Guilherme Lemos Do Vale Souza

    Nossa mãe do céu, que cast maravilhoso. Fiquei boquiaberto, onde foi que essa história nos levou. Sempre fui péssimo em matemática. Mas concordo com o Pena que matemática pode ser “facilmente” compreendida, ao se adicionar a história por de trás dela.
    Eu acabei simplesmente me apaixonando e acabei me pegando curioso para saber onde isso tudo ia chegar, Estão todos de parabéns pela criação e montagem da pauta. Levando a sério o lema de vocês.Fico feliz de saber que existem pessoas que trazem informações e conhecimentos de forma divertida, e de fácil compreensão. Obrigado scicaster, e que continuem assim sempre.

  • Alexandre Hagihara

    Pessoal, eu voltei no ritmo de acumular podcasts e só terminei de ouvir hoje (14/08/17). Episódio sensacional, demorei 3 dias para escutar ele todo (pra ver como estou meio sem tempo ultimamente), e planejo escutá-lo novamente, sabe lá quando, talvez nas ferias.
    Mas, seguindo as recomendações de leitura, fui pesquisar sobre o livro “O Último Teorema de Fermat: a história do enigma que confundiu as mais brilhantes mentes do mundo durante 358 anos”, do Simon Singh no site da Amazon e para a minha surpresa, ele está disponível para quem tem Kindle Unlimited.
    Quero deixar claro que não estou aqui para promover a Amazon nem os serviços dela, não estou ganhando nada com isso, e sim, ajudar um pouco a quem também estiver interessado. Esse serviço de assinatura tem degustação de 30 dias, então você não precisa desembolsar nada para ler este livro.

  • Mateus Rodarte

    O que foi esse cast?

    Coração na boca na parte das três palestras… :O

    Para sempre será um dos meu prediletos…

  • Hani C Yehia

    Achei o “O Último Teorema de Fermat 2” sensacional, com detalhes incríveis, como o nome da amada de Galois: Stephanie du Motel. Porém, ao pesquisar um pouco sobre as curvas elípticas na wikipedia[1], encontrei y² = ax³ + bx + c e não y² = ax³ + bx² +c, como narrado no áudio. É um detalhe pequeno, mas não custa registrar. [1]https://en.wikipedia.org/wiki/Elliptic_curve

  • Lennon Biancato Ruhnke

    Galera, já no começo vocês comentam que tentam achar a solução para os primos, porque dos seus múltiplos estaria provado por consequência, mas o 2 é primo e nessa lógica os seus múltiplos deveriam ter resultados positivos, não? Ou a ideia é que, se não existe solução para um primo, não existe para seus múltiplos mas se existe para ele, não necessariamente existe para seus múltiplos, isso?

%d blogueiros gostam disto: