Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

SciCast #208: Morte

por em 21/07/2017 em Destaque, Scicast | 26 comentários

SciCast #208: Morte

Certeza inconteste a morte é tão intrigante quanto a própria vida. Se com o avançar da Ciência mudamos a definição de vida, fizemos o mesmo com a morte a medida que desenvolvemos técnicas de ressuscitação e prolongamento da vida por aparelhos. Essa mesma ciência nos mostrou o que há antes da nossa atual existência, com a evolução. Mas até hoje não sabemos nada do pós-morte.Nesse campo as religiões povoaram nosso imaginário com histórias extraordinárias sobre mundos distópicos e ritos bem elaborados. Mas somos cientistas, e a Ciência está limitada às ferramentas e mentes de seu tempo, então desenvolvemos a Tanatologia para estudar a morte. Porém, somente até seu ponto final e prolongamos um pouco mais estudando o corpo que sobra.

Nos que ficaram o estudo é sobre o luto, sentimento que mudou muito ao longo da história, onde já foi quase inexistente, pois a morte já foi tratada como algo natural que apenas dá sentido a vida. Porém, numa sociedade tão conturbada que anseia por dar sentido a tudo somente pelo verbo consumir, a morte não é compreendida e o luto é angustiante e por vezes paralisante.

Instruídos ou não, todos iremos morrer, a questão é como, onde e por quanto tempo sofreremos, ou não, até o fim. Mas antes disso, solte o play e comentei no post o que achou deste SciCast supimpa de morrer! ;)

*Este episódio, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Arte da Capa:


Redes Sociais:


Saldão da Loja do SciCast – corram!


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo GuaxinimEdição: Talk’ nCastEquipe de Pauta/Gravação: Willian Spengler, Marcelo Rigoli e Fernando Maia Vitrine: Jânio Garcia (Portfólio • Instagram)


Material Complementar:

Sugestão de literatura:

  • ARIÈS, Philippe. História da Morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
  • CASSORLA, Roosevelt (org). Da Morte. Campinas: Papirus, 2001.
  • ELIAS, Norbert. A Solidão dos Moribundos.Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
  • HENNEZEL, Marie de & LELOUP, Jean-Yves. A Arte de Morrer. Petrópolis: Vozes, 2001.
  • KOVACS, Maria Julia. Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.
  • REZENDE, Vera Lucia (org). Reflexões sobre a Vida e a Morte. Campinas: Ed. Unicamp, 2000.
  • RINPOCHE, Sogyal. O Livro Tibetano do Viver e do Morrer. São Paulo: Talento, 1999.
  • SPARK, Muriel. Memento Mori. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Sugestão de links:

 

Sugestão de filmes:

 

 

%d blogueiros gostam disto: