Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Notas Históricas #4 (SciCast #201 Especial): 1964 – Caravan

por em 01/06/2017 em Destaque, Notas Históricas, Scicast | 48 comentários

Notas Históricas #4 (SciCast #201 Especial): 1964 – Caravan

Miscigenados. Crescemos aprendendo que se o Brasil teve uma formação pacífica, se deveu ao fato de que somos uma só nação, um só povo, independente de onde viemos, da cor de nossa pele ou mesmo da língua que falamos.

De forma análoga, foi assim que nasceu o Jazz na virada para o século XX. Uma mistura única, dançante, alucinante de ritmos latinos e caribenhos, de adaptações de instrumentos europeus e do blues afro-americano. Tomando forma em bares, bordéis e albergues de Nova Orleans, o jazz foi uma quebra de ritmo, compasso e mesmo lógica que a música costumava ter.

E a lógica, convenhamos, nunca foi um forte de nosso país. Crescemos colônia, viramos Império, uma República oligárquica. O pai dos pobres que deu um golpe, foi fascista, foi socialista, foi democrático. E foi morto. Um desenvolvimentista que faria 50 anos em 5. Um país extremamente dividido, reflexo de um mundo altamente polarizado.

Ao som de Caravan, de Duke Ellington e Juan Tizol, numa interpetação magnífica do baterista Charly Antolini, voltemos ao Brasil dos anos 60. Respire fundo e uma boa viagem.

*Este episódio especial, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Arte da Capa:


Redes Sociais:


Saldão da Loja do SciCast – corram!


Expediente:

 Texto e Locução: Fernando Malta. Pitacos pontuais: William Spengler. Produção e Edição: Tarik FernandesVitrine: Jânio Garcia (PortfólioInstagram)


Material Complementar:

CASALECCHI, José Ênio. O Brasil de 1945 ao Golpe Militar. São Paulo: Contexto, 2002.

D’ARAUJO, Maria Celina. Visões do Golpe. São Paulo: Nova Fronteira, 2014.

DELGADO, Lucila de Almeida Neves. O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia. Revista Tempo, n° 28.

DO VALLE, Maria Ribeiro (org.). 1964-2014: Golpe Militar, História, Memória e Direitos Humanos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. 

FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, vol 24, n° 47.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regme Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014