Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

SciCast #201: Especial Caravan – 1964

por em qui 01America/Sao_Paulo jun 01America/Sao_Paulo 2017 em Destaque, Scicast, SciCast Especial | 48 comentários

SciCast #201: Especial Caravan – 1964

Miscigenados. Crescemos aprendendo que se o Brasil teve uma formação pacífica, se deveu ao fato de que somos uma só nação, um só povo, independente de onde viemos, da cor de nossa pele ou mesmo da língua que falamos.

De forma análoga, foi assim que nasceu o Jazz na virada para o século XX. Uma mistura única, dançante, alucinante de ritmos latinos e caribenhos, de adaptações de instrumentos europeus e do blues afro-americano. Tomando forma em bares, bordéis e albergues de Nova Orleans, o jazz foi uma quebra de ritmo, compasso e mesmo lógica que a música costumava ter.

E a lógica, convenhamos, nunca foi um forte de nosso país. Crescemos colônia, viramos Império, uma República oligárquica. O pai dos pobres que deu um golpe, foi fascista, foi socialista, foi democrático. E foi morto. Um desenvolvimentista que faria 50 anos em 5. Um país extremamente dividido, reflexo de um mundo altamente polarizado.

Ao som de Caravan, de Duke Ellington e Juan Tizol, numa interpetação magnífica do baterista Charly Antolini, voltemos ao Brasil dos anos 60. Respire fundo e uma boa viagem.

*Este episódio especial, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Arte da Capa:


Redes Sociais:


Saldão da Loja do SciCast – corram!


Expediente:

 Texto e Locução: Fernando Malta. Pitacos pontuais: William Spengler. Produção e Edição: Tarik FernandesVitrine: Jânio Garcia (PortfólioInstagram)


Material Complementar:

CASALECCHI, José Ênio. O Brasil de 1945 ao Golpe Militar. São Paulo: Contexto, 2002.

D’ARAUJO, Maria Celina. Visões do Golpe. São Paulo: Nova Fronteira, 2014.

DELGADO, Lucila de Almeida Neves. O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia. Revista Tempo, n° 28.

DO VALLE, Maria Ribeiro (org.). 1964-2014: Golpe Militar, História, Memória e Direitos Humanos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. 

FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista Brasileira de História, vol 24, n° 47.

NAPOLITANO, Marcos. 1964: História do Regme Militar Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014

  • Matheus Pereira Furlan

    cade o 200?
    o ultimo foi 199 e esse é o 201?

    • A gente ainda não desaprendeu a contar, calma

      • Caiado

        Ronaldo, tu tá sabendo demais…kkkk Aposto que vai estar nesse episodio 200…kkk #ansiedadedo200 #arespostaé42digo200

    • Juliana Vilela França

      Bom, veja bem, talvez eu tenha feito umas contas meio erradas… mas vou culpar o Guaxa, que vai culpar o Tarik… como dizem, a história é cíclica.

  • Caiado

    Poeta-Grandão!!! Quem andou bebendo ai?! kkkk Nao entendi nada…. Aposto que isoo trata-se de um cast isca para ver quem está antenado… #chegalogoocast200
    Ahhhh gostei da fala”…coloque seu fone de ouvido e ouça sem pausas….”
    Estava sumido, mas voltei logo para o grande evento do cast 200.
    Um abração do Caiado aqui!

  • Paulo Campos

    …200?

  • Paulo Campos

    Tem alguém fumando sonho por aí…

  • Lucas Valente

    Esse episódio realmente é pra lá de especial. Muito bem feito. Bem construído do início ao fim. O roteiro feito com cuidado para acompanhar a música. E o Fencas tá dando um show digno dos antigos radialistas. Espero que haja mais casts como esse. Parabéns, deviantes.

  • rafaelmiceli

    Krak, sério, este é o cast com a produção sincronia de audio/texto extremamente foda!!! Estão de parabéns galera!!!

    • Lucas Valente

      Exatamente!!! Obra prima. Espero que haja mais assim

  • Esron Silva

    Gente do céu, o Scicast sai na sexta-feira, esse é o 201 pra que o 200 saia na sexta. Já que foi dito que teríamos Scicast a semana toda.

  • Ademilson Schmitz

    Excelente!!!

  • Fabrizio Guzzon

    Texto fantástico. Faço questão de comentar agora, assim que terminei de ouvir para ainda estar no afã do momento… a narração passou a emoção de maneira incrivel.
    Vocês estão de parabens…

    Abç
    Guzzon

  • Leandro Sousa

    Caramba! Esse foi o melhor desses casts especiais! Que texto, que música, que incrível!
    Por favor, continuem com essa série

  • vinicius souza

    Que cast FANTASTICO, vcs estão de parabéns melhor cast especial

  • André Miola Bueno

    MARAVILHOSO, SENSACIONAL!!!

    Fencas mostrando q entende de golpe!

    #fencasgolpista
    #overhoster
    #castover9000

    • Juliana Vilela França

      Não é André? XD Nosso Overhoster está sensacional, não… MARAVILHOSO! Quero ver se superar depois dessa <3 <3 <3

  • Tiago Paulo

    Puta merda, O QUE FOI ISSO? Que tapa na cara fantástico foi ouvir esse ep fantástico despretensiosamente indo almoçar…

    Ando quase em depressão por chegar a conclusão de que realmente a história é cíclica e que não vamos aprender nada nunca… Enquanto vejo todo mundo se matar por personalidades especificas, eu só temo pelas instituições, percebendo o quanto certos padrões se repetem, eu só espero com muito medo o momento da nova quebra da democracia.

  • gabi

    Texto perfeito, interpretação impar, edição primorosa! Parabéns pessoas, ficou simplesmente FODA DEMAIS

  • Rafael Oliveira

    estou sem palavras

  • Rafael Oliveira

    toda as edições especiais são fantásticas, edição e roteiro impecável

  • Leonardo Martins

    E o episodio 200?

  • Bruno Gonçalves

    INCRÍVEL!!! FANTÁSTICO!!! GENIAL!!!! O melhor especial já publicado! Muita emoção no texto, na ironia(que é quase a minha religião) e Caravan é a minha música favorita, não parem com esse trabalho lendário!!!

  • Matheus schittini

    Termino de ouvir o cast com todos os pelos do corpo arrepiados!
    Magnífico! Parabéns aos envolvidos!

  • Denilton

    Bolsonaro precisa ouvir esse episódio.

    Sobre a Marcha da Familia com Deus pela Liberdade (liberdade, kkkk), os “defensores da familia” fazendo cagada desde sempre. Ô vergonha.

  • Denilton

    Sabe uma narrativa que ficaria legal, a Noite das Longas Facas.

  • Vinicius Roggério da Rocha

    Excelente! Texto casando perfeitamente com a música e bastante informativo. Mostra como era o pensamento das pessoas na época. E também mostra informações concretas dos frutos dessa época. Impossível não notar semelhanças com os tempos atuais e a importância de se entender esses ciclos na história.

  • Normalmente não comento, mas sou um fã dos Scicasts sobre história. Mas esse me tirou da inércia, foi com certeza a maior experiência em audio que já ouvi em um podcast. Incrível, sensacional, fantástico. Fencas e equipe Deviante, parabéns e muito obrigado por isso.

  • Isabel Ataide

    PQP!!! Quase me matou sem ar… to pegando meu queixo no chão… falando em chão vou ficar nele em posição fetal… parabéns cara!!!
    Fica o desafio, daqui 20 anos contar toda essa palhaçada que estamos descobrindo… vai ser no mínimo 1:00 de texto hahahahaha https://uploads.disquscdn.com/images/32fad27f9d3cfa6d9e9db592a7ba1b5e9ee7fa33fc638d9c5b9bba63b268e4d9.jpg

  • Caio Emmanuel

    Eu não tenho o que falar, além de “parabéns”.

  • Caramba cara, que sensacional! vontade de transformar isso em vídeo!!!

  • Edu Balbino

    Fala crianças e crionços. Cast simplesmente sensacional! O texto lindo, narração excelente, a música, a emoção, a ironia… tudo ótimo!
    Esse é um assunto muito interessante, e que muitas vezes é distorcido por questões ideológicas, e vale sempre relembrar os fatos.
    Para quem não conhece, sugiro que ouçam o TemaCast, em especial os episódios “04 – Regime Militar – Do golpe à abertura”, “33 – Corrupção na Ditardura”, Trilogia “57, 59, 61 – Serviço Secreto Brasileiro”, que são excelentes complementos à esse especial.

  • Primeira vez que comento e mamãe me perdoe, mas…

    P-U-T-A-Q-U-E-M-E-P-A-R-I-U!!!!!!!

    Que episódio foda!!!

  • Iara Grisi

    Podcast maravilhoso, pessoal! Emocionante! Parabens mais uma vez

  • Paulo Higino

    Meu Deus…….o que foi isso??Mudei de level em relação a pod cast,agora entrei no level CARAVAN , nunca tinha ouvido nada igual, e olha que minha library nao é pequena, to com aquela sensaçao pos copa do mundo, quando so tem jogão e depois da copa começa o campeonato Brasileiro…..o que fazer agora??Grande abraço!

  • Darley Santos

    Esses especiais costumam ficar bons, a locução com a trilha sonora rolando ao fundo fica muito da hora! Mas… todo mundo sabe que a necessária intervenção civil-militar perdeu sua legitimidade com o tempo, por isso mesmo caiu de podre, mas esse sistemático tom crítico com relação ao regime de exceção que se pode verificar em vários lugares da nova mídia (podcasts e youtubers) parece não ser um bom sinal… Não existia ameaça comunista então? Sério??? A ditadura então foi tão somente obra de um bando de paranoicos enxergando comunismo em tudo que é lugar, com trágicas consequências para a sociedade (carrega-se o tom sentimentalista na voz…). Talvez seja realmente conveniente reforçar esses sentimentos, visto que o que a luta armada não conseguiu, a pregação ideológica nas universidades e setores da sociedade tem conseguido… 07:39-08:25; 13:04-13:19; 15:01-16:20; 16:41-17-12.

    • Fernando Malta

      Discordo radicalmente do seu ponto, Darley. Desde o adjetivo “necessário” no golpe civil-miliar (afinal, intervenção não dura 21 anos) até a alegação implícita que essa crítica da “nova mídia” é tão somente uma resposta de uma “luta armada comunista derrotada”. Resumi no cast (que, por motivos óbvio, não pôde se alongar mais) que a ditadura não foi um “bando de paranoicos enxergando comunismo em tudo que é lugar”, mas um movimento de um grupo político civil-militar que se aproveitou dessa alegação do avanço do comunismo para tomar e se consolidar no poder, independente de qualquer coisa – inclusive, e principalmente, independente da própria população.

      Mas, claro, esse é um espaço democrático. Fica aqui registrada sua discordância. Até me surpreendi de um comentário desse não ter chegado antes.

      • Darley Santos

        Desculpa.

  • Ângelo Ignacio

    Bravo!!! Bravo!!!

  • Carlos

    Uau. Fiquei arrepiado com o programa. Lindo.

  • Parabéns a todos envolvidos nesse episódio emocionante. Que trabalho fantástico, parabéns especial ao sempre excelente Fencas, se puxou na narração. Mas a cereja do bolo pra mim foi a última frase, fazendo a triangulação perfeita entre passado, presente e ficção. Obrigado a todos do Scicast e do portal Deviante.

  • Hugo Carvalho

    Cara, esse episódio é uma experiência fantástica!!

  • Rodrigo Braga

    Excelente! Parabéns Fencas!

  • Vitor Bowen

    magnifico mds

  • Rodrigo Fonseca

    Ouvi pedalando e quase caí devido à vontade que tive de aplaudir com as mãos e os pés ao mesmo tempo.
    De emocionar!
    Mil parabéns, trabalho sensacional.

  • Vitor Bowen

    MAGUINIFICO

  • Flávia Sales

    Esse foi o melhor cast que já ouvi!!!!!Sensacional!!!!!
    Que trabalho espetacular!!

%d blogueiros gostam disto: