Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Notas Históricas #2 (Scicast #172 Especial): Tensão na Belle Époque – Bolero de Ravel

por em 25/12/2016 em Destaque, Notas Históricas, Scicast | 26 comentários

Notas Históricas #2 (Scicast #172 Especial): Tensão na Belle Époque – Bolero de Ravel

Uma das coisas mais esplêndidas sobre a arte é a interpretação que o seu apreciador tem sobre a obra. Diz-se que um músico, poeta, escritor, artista é dono de sua criação tão somente enquanto ela está ainda em sua cabeça (ou flutuando no mundo das ideias). A partir do momento em que a coloca no mundo, perde o controle sobre seu significado, sobre o que ele desejava, sobre sua influência e, principalmente, sobre seu impacto na sociedade. A obra de arte é um ente vivo, independente de quando ou porque foi criada.

Um exemplo intrigante que temos é o Bolero composto por Maurice Ravel em 1928. Criado originalmente para o balé da atriz russa Ida Rubinstein, o Bolero de pouco mais de 15 minutos é escrito para madeira e metais, percussão, harpa e cordas. Sua principal característica, que a tornou a obra mais famosa do compositor francês, é o crescendo de pianíssimo a fortíssimo a partir de um mesmo ritmo – batidas de tambores e percussão que ficarão inalteradas por toda a música, a despeito das “idas e vindas” dos demais instrumentos.

E a interpretação, essa benção e maldição de que sofrem os artistas, pode nos levar bem longe de uma pacífica música dançante para o balé. Muito pelo contrário. Ravel, mais um filho de seu tempo, nasceu e cresceu no perigeu da era dos impérios, em um momento de extrema mudança geopolítica no mundo. Uma época em que os exércitos europeus somente aumentavam em número e em tecnologia. Numa perigosa e crescente marcha; tal qual o ritmo de seus tambores…

É sobre este momento, que viria a marcar profundamente a história dá humanidade, que falaremos hoje. Boa jornada.

*Este episódio especial, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

Arte da Capa:


Publicidade:

  • Você que gosta de ciência e tecnologia o SciCast está com uma nova parceria, a Alura!
  • Na Alura você aprende programação, design, marketing digital, front-end e desenvolvimento mobile. São mais de 270 cursos para você estudar no plano anual.
  • Mas não é só isso!!! Ouvinte do Scicast tem 10% de desconto, no endereço https://www.alura.com.br/promocao/scicast
    Além de muito código e design, a Alura tem ciência também! São cursos como estruturas de dados, algoritmos, estatísticas e introdução ao machine learning.
  • Não perca tempo e se inscreva HOJE! E aproveita para amar a Alura nas redes sociais: @AluraOnline e fb/AluraCursosOnline

 

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Avisos Paroquiais:

Campus Party 2017:

Bancada do Portal Deviante na Campus: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/republica-deviante-by-scicast/

Todas as palestras do Portal Deviante:

OBS:  Marque para participar de todas! Mesmo que você não saiba se vai ao evento, assim a palestra possuirá mais chance de ser aprovada e você estará ajudando o Miçangas e o Portal Deviante!


Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Expediente:

Texto e Locução: Fernando Malta. Edição: Tarik Fernandes e Julie Ane GonçalvesMúsica: Maurice Ravel- Bolero – Radio Bratislava Symphony Orchestra. Arte da Vitrine: Momento do ataque retratado em ilustração de jornal da época: Gavrilo Princip atira no casal imperial.

Vozes:

Willian Spengler: Império Alemão

Dani Madrid: Reino Unido

Marcelo Guaxinim: República Francesa

Matheus Barbado: Império Russo

Jujuba Vilela: Império Áustro-Húngaro

Tarik Fernandes: Império Otomano

Roberto Pena: República Sérvia

Natalia Nakamura: Império do Japão

Gabriela Reciputti: Reino da Itália

Fabrício Jedi: Reino dos Países Baixos

Marcelo Rigoli: Reino da Bulgária

Silmar Geremia: Império Português

Jânio: Reino da Dinamarca

Werther: Estados Unidos da América

Raphael: Reino da Suécia

Felipe Reis: Khanato da Mongólia

Marlyni Zens: Reino da Grécia

Siqueira: Reino de Sião

Ronaldo Gogoni: República da China

Gisa: Confederação Suíça

Augusto: República da Libéria

Nicolas Réus: Reino da Romênia

Elói Santarosa: República da Nicaragua

Fernanda: República da Bélgica

Eduardo: República da Costa Rica

Cristian: República do Panamá

Adriano: República do Brasil