Então é natal e o que você fez? SÉRIO, o que você fez? Divulgou ciência? Espalhou a palavra do SciCast? E não adianta mentir, papai noel sabe o que você fez e, principalmente, sabe onde você mora!

No SciCast dessa semana vamos falar da ciência (ou nem tanto) do Natal! Qual a origem do bom velhinho? Por que ele é vermelho? Por que gastamos dinheiro em presentes bacanas para ganhar meias e cuecas de volta? E, o mais impressionante, como é que Papai Noel não esquece de ninguém?

Arte da Capa:


Publicidade:

  • Você que gosta de ciência e tecnologia o SciCast está com uma nova parceria, a Alura!
  • Na Alura você aprende programação, design, marketing digital, front-end e desenvolvimento mobile. São mais de 270 cursos para você estudar no plano anual.
  • Mas não é só isso!!! Ouvinte do Scicast tem 10% de desconto, no endereço https://www.alura.com.br/promocao/scicast
    Além de muito código e design, a Alura tem ciência também! São cursos como estruturas de dados, algoritmos, estatísticas e introdução ao machine learning.
  • Não perca tempo e se inscreva HOJE! E aproveita para amar a Alura nas redes sociais: @AluraOnline e fb/AluraCursosOnline

 

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Avisos Paroquiais:

Campus Party 2017:

Bancada do Portal Deviante na Campus: http://campuse.ro/events/CPBR10-Grupos/workshop/republica-deviante-by-scicast/

Todas as palestras do Portal Deviante:

OBS:  Marque para participar de todas! Mesmo que você não saiba se vai ao evento, assim a palestra possuirá mais chance de ser aprovada e você estará ajudando o Miçangas e o Portal Deviante!


Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:


Redes Sociais:


Aperte o pause:


Expediente:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Gravação/Pauta: Willian Spengler, Marlyni Zens e Marcelo RigoliArte da Vitrine: Jânio


Material Complementar:

 

Sugestões de livros:

BOWLER, Gerry. Papai Noel: Uma Biografia. São Paulo: Planeta, 2007.

CHRISTIE, Agatha. A Aventura do Pudim de Natal. Porto Alegre: L&PM, 2012.

 

CHRISTIE, Agatha. O Natal de Poirot. Porto Alegre: L&PM, 2010.

 

DICKENS, Charles. Um Conto de Natal. Porto Alegre: L&PM, 2003.

 

GAARDER, Jostein. Mistério de Natal. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

 

LEVI-STRAUSS, Claude. O Suplício do Papai Noel. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

TOLKIEN, J. R. R. Cartas do Papai Noel. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

Sugestões de links:

Sociedade do Pelznickel – Santa Catarina

Guabiruba – A Terra do Pelznickel em Santa Catarina

O Papai Noel foi criado pela Coca-Cola?

Sugestões de vídeos:

Pelznickel – “Papai Noel do Mato”

“Um Conto de Natal”

Do History Channel, “A verdadeira história do Natal”

REFERÊNCIAS

Burgoyne, C. B., & Routh, D. A. (1991). Constraints on the use of money as a gift at Christmas: the role of status and intimacy∗. Journal of Economic Psychology, 12(1), 47-69.

Carley, S., & Hamilton, M. (2004). Suicide at Christmas. Emergency medicine journal, 21(6), 716-717.

Chan, K. (2007). A clinical trial gone awry: the Chocolate Happiness Undergoing More Pleasantness (CHUMP) study. Canadian Medical Association Journal, 177(12), 1539-1541.

Clarke, P. (2007). A measure for Christmas spirit. Journal of Consumer Marketing, 24(1), 8-17.

Dunn, E. W., Huntsinger, J., Lun, J., & Sinclair, S. (2008). The gift of similarity: How good and bad gifts influence relationships. Social Cognition, 26(4), 469.

Dunn, E. W., Aknin, L. B., & Norton, M. I. (2008). Spending money on others promotes happiness. Science, 319(5870), 1687-1688.

Kasser, T., & Sheldon, K. M. (2002). What makes for a merry Christmas?. Journal of Happiness Studies, 3(4), 313-329.

Merckelbach, H., & van de Ven, V. (2001). Another White Christmas: fantasy proneness and reports of ‘hallucinatory experiences’ in undergraduate students. Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 32(3), 137-144.

Murray, S. L., Holmes, J. G., Bellavia, G., Griffin, D. W., & Dolderman, D. (2002). Kindred spirits? The benefits of egocentrism in close relationships. Journal of personality and social psychology, 82(4), 563.

Spangenberg, E. R., Grohmann, B., & Sprott, D. E. (2005). It’s beginning to smell (and sound) a lot like Christmas: the interactive effects of ambient scent and music in a retail setting. Journal of business research, 58(11), 1583-1589.