Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Notas Históricas #1 (Scicast #156 Especial): Napoleão na Rússia – Overture 1812

por em 04/10/2016 em Destaque, Notas Históricas, Scicast | 29 comentários

Notas Históricas #1 (Scicast #156 Especial): Napoleão na Rússia – Overture 1812

Em 1880, o compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, já famoso pela composição de balé “Lago dos Cisnes” – e que viria ainda a compor outros clássicos como “A Bela Adormecida” e “Quebra-Nozes” -, escreveu uma “Abertura” (uma peça originalmente aplicada à introdução instrumental de uma ópera) que viria a ser uma de suas mais reconhecidas obras.

A Abertura Solene para o Ano 1812, mais comumente conhecida como “Abertura 1812”, é uma obra de pouco mais de 16 minutos, composta para instrumentos de sopro, percussão, cordas e… canhões. Sim – ainda que não seja inédita, parte da simbologia da obra vem do uso de 16 tiros de canhões ao longo de sua execução.

De tão famosa, a obra já foi aproveitada em muitos contextos – é, por exemplo, um dos símbolos do Dia de Independência dos Estados Unidos pelo menos desde a década de 1970. Mas seu real significado histórico – e raízes profundas de nacionalismo – é distinto.

E é sobre este significado que falaremos nesse episódio especial. Boa jornada.

*Este episódio especial, assim como tantos outros projetos vindouros, só foi possível por conta do Patronato do SciCast. Se você quiser mais episódios assim, contribua conosco!*

capaespecial1812

 

Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Texto e Locução: Fernando Malta. Edição: Tarik Fernandes e Julie Ane Gonçalves Pitacos: William Spengler e Roberto “Pena” Spinelli.  Música: Overture 1812, Op.49 – Choral Version por St.Petersburg Chamber Choir. Arte da Vitrine: Marechal Ney Cobrindo a Retaguarda Durante a Fuga de Moscou, 1856 – Adolphe Yvon