Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #148: Albert Einstein

por em sex 12America/Sao_Paulo ago 12America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 48 comentários

Scicast #148: Albert Einstein

Queridos ouvintes, Einstein. Preciso mesmo escrever mais alguma coisa? Gente, é o Einstein! Que físico hein?!

Venham conosco descobrir se ele era realmente ruim em matemática e sobretudo o motivo dele ser considerado por muitos o maior cientista da história da humanidade.

Capa148_2

Publicidade:

  • Continuando a série Monsters of Science em grande estilo a Loja SciCast lança a camiseta Einstein Kiss, está esperando o quê pra pegar a sua?

IMG-20160809-WA0008

  • Ao lado de um dos mais conhecidos  cientistas da história da humanidade, temos uma das maiores e mais importante cientista na camiseta Marie Curie and the Radioactivity Experience, dentre muitos outros itens imperdíveis.

Contato Comercial:

Quer anunciar seu produto, marca ou serviço aqui no SciCast? Entre em contato:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Gravação: Willian SpenglerRoberto Pena e Diogo SantosArte da Vitrine: Jânio Garcia

 

Comentado no Episódio:

Campanha da Allout na época dos jogos de inverno #LoveAlwaysWins

A Semana de Sistemas de informação é o evento acadêmico mais importante do ano para o curso de SI e promete agitar o campus da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. A 6ª SSI acontecerá dos dias 15 a 19 de agosto

  • Mozart Carvalho Araújo Carmo

    Caramba, ótimo cast. Por alguns segundos eu quase consegui entender a relação de livre arbítrio e o determinismo com a aleatoriedade do universo, mas me confundi todo kkkkk. Na torcida aqui pra que no cast de quântica o Pena elabore mais sobre isso, achei muito interessante.

    • Fernando Malta

      Espera só mais um pouco que ele tá aí. ;-)

    • Viviane Mendes dos Santos

      Eu também estou ansiosa aguardando esse tema… Acredito que o determinismo acaba colocando a liberdade em xeque, enquanto adéia de um universo probabilístico Convive em harmonia com o livre arbítrio

  • o link da loja / banner do einstein não está funcionando

    • Fernando Malta

      Tudo consertado, já. ;-)

  • Tiago Sotero TiagoJedi

    Nada mais sábio que ouvir o Shyriu falando sobre Einstein, realmente ele aprendeu muito com o querido mestre. Obrigado amigons deviantes vcs fizeram as minhas longas férias muito divertida e informativa. Levarei vocês aos oceanos do mundo sempre recomendando o cast por aí. Nos vemos nos mares.

    • Willian Spengler

      Cóleráááá do Dragãããõoo!

  • Gui Castro

    “Idalo” mais que um ícone.
    Não e relativa a importância desse cara: Einstein rerere .

    Entender o que ele teorizou em sua época realmente e para poucos. Hoje as teorias dele estão comprovadas e muito mais explicadas facilitando o entendimento.

    Imaginação: é a palavra que define seu pensamento. e a forma como ele consegui expor seu jeito de pensar ao grande publico sem jogar na cara dos leigos formulas complexas e entediantes para a maioria.

    Nada se consegue sozinho, a contribuições de outros pares foi importante para que o jovem Einstein pudesse fazer suas experimentações mentais mesmo assim não se tira a capacidade individual dele chegar as brilhantes conclusões que o tornaram tao POP.

    Somente com o nosso olhar ao longo dos tempos podemos enxergar a grandiosidade desse cara, que apesar de também ter dado seus pitacos errôneos o reconhecemos muito mais pelos seus acertos

    Tente imaginar um mundo onde as aplicações de suas teorias não estão postas em
    pratica … é um grande exercício, como dito no final seria um grande choro
    em uníssono ao perceber como seria nosso mundo.

    Entretanto concordo que se sele não fosse o catalisador dessas teoria como dito já existentes, dificilmente alguém o faria, com tamanha projeção. Porem acredito que alcançaríamos o entendimento que temos hoje sobre as leis da física so que com um grande atraso de anos pois outros pares o fariam em separado ao longo do tempo, nos dando um resultado muito parecido.

    Independente dessa discussão sobre a religiosidade dele ser filosófica ou mistica não fara diferença alguma para as sua contribuições praticas pra o universo das ciências,

    Não é a toa que ele foi é e sera um grande nome na ciência seja qual for a área de atuação que estamos sabemos ele é admirado e reconhecido e amado.

    PS: sou cientista da Saúde (Enfermagem) amante das ciências e larguei a “Maconha ” , que não foi a minha porta de entrada na podosfera mas sim o “Café Brasil” e aqui vocês sem temor algum divulgam e indicam vários Casts que acompanho agora, graças ao admirável exemplo de vocês. SciCast e meu preferido, recebam meu carinho de todo coração.

    • Fernando Malta

      Obrigado pelo interessante texto e pelos elogios, Gui. ;-)
      Abração!

      • Gui Castro

        Tem uma mensagem ai no texto Malta. Veja a primeira letra de cada paragrafo.

        • Fernando Malta

          Mas que maroto! ;-)

  • Celso

    Conhecer o Nerdcast é fácil, quero ver é conhecer o Podcast MdM!

  • Celso

    Cara, me explica pq o título do ep não é “Einstein, o primeiro Deviante”?

    • Fernando Malta

      Hahhahahahahah
      Né?

    • Márlon Luiz

      A nova camisa do Scicast deveria ser tipo a capa do primeiro filme do Capitão América com essa frase: “Einstein, o primeiro Deviante”

  • Ronan

    Sensacional episódio. Já conhecia um poco da história desse cara que não conheço mas considero pacas. Havia tido um suporte na memória no podcast homenageado deste episódio, mas nunca tinha ouvido tantos detalhes!
    Ps.: Tive que me segurar para não cair aos prantos aqui com a mensagem final! Me identifico muito com esta vontade em mudar e melhorar o mundo e mais uma vez o scicast veio ajudar a inflamar esta chama que espero nunca deixar morrer. (ง’̀-‘́)ง

    • Willian Spengler

      :)

  • Diógenes A. Cardeal

    Acho que a foto de capa foi bem escolhida pois representa desprendimento. com o time do scicast já enxergo a ciência de forma diferente, me sinto capaz de enfrentar teorias massantes em nome de um bem maior.

    uma frase que quero destacar nesse episódio: ” Se você é critico com alguma coisa, estude essa coisa”

    Obrigado pelo conteúdo! #CantaJujuba

  • Kiefer Kawakami

    Ok, Teoria das Cordas, agora dá .-.

    • Willian Spengler

      :P

  • Poxa, adorei o episódio de hoje. Tive que re-escutar o inicio pq comecei a ouvir 5 am e cai no sono novamente. Mas foi legal, porque o podcast continuou tocando e eu sonhei que estavamos Guaxa, Fencas, Einstein e eu, conversando , tentando decidir quem iria ao borracheiro pra arrumar o pneu furado do nosso carro. :)
    Através desse episódio descobri que sigo a “religião” de Einstein! To besta. Já quero todos os livros citados e tudo mais. Achei lindo demais. Não tenho ídolos, mas admiro ele demais da conta. Tá na minha lista top 5 de admiração.
    E gente!!!!!!!! Que eu to chique, hein! Obrigada por lerem meu email e pelo convite. É claro que eu topo. Imagina só!!! To toda feliz e saltitante.
    Um abraço amazônico gigante pra vcs todos.

  • BTW, vcs me fizeram entender a Teoria das Cordas.
    Didática é isso, o resto é lesco-lesco.

    E como eu encontrei o Scicast? Foi indicação direta da minha amiga Bethania. Foi meu primeiro Podcast ever! Só love! <3

  • Ei galera! Vocês deram uma escorregada BEM feia supondo que “Sistemas de informação” é o novo curso de biblioteconomia. Biblioteconomia ainda existe, e SI é um curso de TI! É a versão mais focada no mercado do curso de Ciência da Computação, com foco em criar e gerenciar sistemas informativos e empresariais.
    No mais, mantenham a mesma qualidade de sempre. Parabéns pelo episódio!

    • Fernando Malta

      Opa! Será corrigido na próxima leitura de emails, Igor! ;-)

  • Renato Sevegnani

    Excelente podcast!

    Mas achei um absurdo estarem falando desse maluco com língua de fora ao invés de falar daquele que arriscou sua vida ao acelerar a ciência em direção ao passado e ao futuro, não de forma teorica, mas de forma prática: Einstein, o cachorro do Dr. Emmett Brown!

    • Willian Spengler

      :P

  • Salve, deviantes! Novamente um excelente cast. Fiquei ansioso por ouvir as explicações de vocês sobre o comportamento da luz no tempo-espaço, mas fiquei contente em saber que o tema deve ser abordado em um cast específico.
    Sobre o Einstein não existir, eu acredito que o conhecimento que ele trouxe, as revoluções provocadas, seriam trazidas por outras pessoas com o tempo. Não necessariamente uma única pessoa, mas não estaríamos décadas defasados em comparação com o que alcançamos com as contribuições de Einstein. Algumas pessoas que eu acredito que foram chave para nosso atual modelo de civilização sao Steve Jobs, Steve Wozniak e Bill Gates. Woz mais por ser a pessoa certa no momento certo, haviam várias outras pessoas como ele, mas Bill Gates e Steve Jobs, ao meu ver, foram algumas das pessoas que não teríamos contingencia. Esses caras, inclusive, dariam ótimos episódios.
    Sobre Arquitetura Corporativa de TI acho melhor eu mandar um email ;)

  • Bruno Suzin Saito

    Walla Walla Aves deviantes hahaha
    Meu nome é Bruno Saito e sou bacharelando em Medicina Veterinária pela UNESP-FMVA.

    Primeiro de tudo, muito obrigado por mais um cast ótimo sobre o nosso querido cientista maluco Albert Einstein (O cientista mais citado por frases nunca ditas na internet)
    Comecei a ouvir o cast de vcs a partir do primeiro e alcancei no cast de pokerz porém nunca comentei ou maindei e-mail ou cartinhas em formato de foguetes porque nunca tinha algo de importante para comentar sobre o cast sempre muito bem construído e discutido, e nao queria mandar um email ou comentário apenas agradecendo (apesar de já ter comentado sobre a vó maravilhosa da Gominha). Queria ter comentado no cast anterior mas acabei esquecendo (procrastinando mesmo) e com a leitura dos emails lembrei. Sobre o afinar o sangue.. essa lenda se dá junto com a aspirina, AINEs em gerais, nabo e outros tubérculos, essa lenda de afinar o sangue e uma confusão devido a propriedade anticoagulante dessas substâncias (vide a não recomendação em casos de dengue dos medicamentos para cefaleias), uma vez que antigamente se acreditava que as causas de AVCs e trombose se dava devido ao espessamento do sangue, por isso a crença de que substâncias anticoagulante afinam o sangue.
    Por fim, gostaria muito de ouvir um scicast sobre veterinária ou qualquer assunto ligado a humanização dos pets.. acho que seria muito interessante não só pra quem é da área como para todos os petlovers…
    Beijos e abraços a todos os scicasters, aahh e Tarik, pra fazer beterraba frita e soh fazer um purê e misturar com batata amassada e fritar em palitos congelados, o açúcar da beterraba deixa a batata extremamente crocante e um toque agridoce.. sempre que possível faço em minha casa…
    Beijos e obrigado por fazer da sexta o melhor dia da semana (e não é pq q semana está acabando)

  • Ah mas segundo alguns sites neonazistas (e não é lei de Godwin. E, obviamente não vou indicar aqui), ele não é nada disso, ele é uma farsa, ele é uma fraude, tudo que ele descobriu foram os outros que já teriam descoberto.

    Obviamente que essas afirmações feitas por esses blogs políticos (depois não sabem porque eu odeio tanto esse tipo de site) foram feitas mediante diversos estudos, artigos publicados e relatos proferidos por historiadores de credibilidade.

  • Nyell Quantos

    Só passando para deixar minha treta registrada.

  • Angelo Fontenele R. Aragão

    Rapaz. Guaxa lembrou bem do Jovem Einstein. Durante muito tempo eu achei que “era tudo verdade”. Falava pra todo mundo “você sabia que antes de Einstein as cervejas não tinham bolhas?”

  • Vinicius Roggério da Rocha

    Essa questão de determinismo versus livre arbítrio é realmente um ponto muito interessante para se pensar. Me formei em Física, mas nunca parei para pensar que, se fosse possível saber todas as condições iniciais e como elas evoluem, tudo já estaria determinado e estabelecido.

    Só para complementar, dois textos do Einstein que falam sobre sua visão de mundo: o livro “Como vejo o mundo”, em que fala sua opinião sobre o sentido da vida, trabalho, responsabilidade social, respeito às minorias, etc, e o texto “Por quê o Socialismo?”, sobre a crise entre o indivíduo e a sociedade, com sugestões de como melhorar essa relação (no scicast, foi comentado sobre perseguição na época do macarthismo). Uma tradução desse segundo texto segue no link: http://www.monolitonimbus.com.br/porque-o-socialismo-texto-de-einstein/

    Também gostei da frase dos comentários “Se você é critico com alguma coisa, estude essa coisa”.

  • christian saddock de sa

    Biblioteconomia existe sim! Foi criado o curso “Gestão da informação” que seria a “evolução” do curso de biblioteconomia, no entanto o curso não foi aceito pelo Conselho Federal, gerando muita treta no mercado e tals. Minha esposa tem as duas formações e o pau come nas conferencias nacionais quando é falado sobre isso. Portanto, creio que o curso de biblioteconomia ainda resistirá por muitos anos ainda rsrs

  • Jardel Cavalcante

    vcs só têm 33 comentários no cast! desprezam seus ouvintes e chegaram muito longe parabéns.

    • Willian Spengler

    • Fernando Malta

      …oi?

  • Nathan de Graauw

    Nunca tinha visto fotos de vocês, na minha imaginação vocês eram bem diferentes, mais adorei os cospobres que vocês fizeram com o Tarik e guaxinim adoro todos os podcasters que tem no portal deviante, acompanho todos com o maior prazer, espero que vocês tenham muitos anos pela frente espalhando a ciência,historia,jogos e muitos outros que tantos amamos
    ps1: Imaginava o Tarik de uma forma bem diferente do que na foto que foi postada no episodio do Scicast 146.Imaginava ele da seguinte maneira,
    altura: 1,96 peso: 60Kg é com óculos fundo de garrafa e sem barba e levemente corcunda.
    Sempre com a cara fechada quando alguém o cumprimentasse ele na rua ele faria o barulhinho de “hunf” como nos mangas.
    Mas mesmo assim adoro ele.
    Fencas você é muito legal também.

    ps2: Odeio beterraba
    Ps3: Corretor ortográfico = life

    • Fernando Malta

      HAHAHAHAHAA
      MELHOR descrição possível do Tarik. Obrigado por isso, Nathan!

  • George Alfradique

    Maratona do Conhecimento.

    Este foi o episódio no qual consegui terminar minha maratona do SCICAST. Por coincidência de uma assumto que sou muito interessado. Episódio excelente que, de forma descontraída, nos dá caminhos para conhecer melhor a ciência.
    Parabéns pelo trabalho, sempre recomendo e espalho a cultura do podcast, pois em minha opinião é a melhor midia moderna.
    Grande abraço a toda família Deviante.

  • Viviane Mendes dos Santos

    Parabéns pelo podcast!!! O protagonista merecia… =)

  • Viviane Mendes dos Santos

    Adorei esse episódio! Excelente abordagem…O protagonista merecia! =b

    • Willian Spengler

      :)

  • Pedro Saverio Penna

    Muito bom!!! Queria dizer que o Scicast é meu primeiro podcast! E sim foram vcs que me introduziram nesse mundo!!?

  • Hugo da Silva da Silva

    Olá pessoal,

    Minha esposa descobriu vcs, me indicou, e agora nós só trabalhomos ouvindo o podcast de vocês. Estou adorando o clima descontraído pra tratar de ciência. Muito bom.

    Bem, gostaria de indicar a vocês e, quem sabe, até virar um tema de podcast, conhecer um pouco mais sobre as críticas sobre o modelo tradicional de educação e o que já tem de novo sobre o assunto.

    Acho que esse assunto vai ao encontro dos críticas ao que um de vocês fez nos comentários dos e-mails no podcast sobre Einstein e também foi um problema sério que Einstein enfrentou por não conseguir se adaptar ao modelo e por isso teve que desenvolver seus próprios conhecimentos.

    Eu e minha esposa começamos a estudar sobre o assunto depois que nossa filha nasceu. Tudo começou com um link que uma colega enviou sobre como decorar um quarto montessoriano. Minha esposa abriu o link, começou a pesquisar sobre essa pedagogia e hoje não conseguimos parar de dedicar nosso tempo em aprender sobre essas diversas linhas de aprendizagem. Montessori, Disciplina Positiva, Pedagogia Logosófica, Unschooling, Criação com Apego, etc, etc, etc. Todos esses modelo pedagógicos e o SCI Cast se complementam porque tratam do processo de aprendizagem e educação de crianças como algo realmente divertido e afetuoso. Sinto que sou um pai muito, mas muito, infinitamente mais feliz por adotar esse modelo de educação com minha filha.

    Abaixo uma lista de conteúdos se vocês se interessarem:

    * Paizinho Vírgula, sobre disciplina positiva: http://paizinhovirgula.com/

    * Gabriel Salomão, sobre pedagogia montessoriana: https://larmontessori.com/about/

    * Logosofia, sobre a pedagogia Logosófica: http://www.logosofia.org.br/logosofia/pedagogia.aspx

    * Unschooling: http://livingjoyfully.ca/

    * Documentário, A educação está proibida, sobre os problemas do modelo de educação tradicional: https://www.youtube.com/watch?v=gVSW652HrUg

    * Centro de Estudos para o desenvolvimento da Criança de Harvard: http://developingchild.harvard.edu/

    Abraços à todos.

  • *Alerta de comentário maluco*
    Eu só queria deixar uma coisa registrada aqui. Eu tava ouvindo esse cast, depois de ouvir o do Turing e então quando acabei fui ver o trailer do Logan que saiu ontem mais uma vez. Então eu tive uma epifania estranha enquanto lia os comentários sobre viagem no tempo e a cronologia de x-man e vou postar isso aqui porque é o único lugar que eu posso postar isso, me desculpem se soar pretensioso.
    Sabe algumas pessoas que defendem a ideia de que, se o passado for alterado, o futuro pode até mudar, mas no fim o universo dá o seu jeito de deixar tudo mais ou menos como era antes em pouco tempo? Ok. Aí eu relacionei isso com uma trilha de formigas. Você pode colocar o dedo no meio da trilha e bagunçar temporariamente o trajeto, mas o rastro dos feromônios (acho que isso né) faz com que as formigas voltem pra trilha.
    Agora legal, imagine um universo hipotético onde o nosso mundo não é tão fodido, inclusive a ciência se desenvolveu tanto que temos até como viajar no tempo ou alterar o passado e esse passado alterado fosse a linha do tempo onde estamos situados. Bem, algo foi evitado, mas existe algo no consciente coletivo que faz surgir movimentos radicais como e nacionalistas como o nazismo e também pessoas extraordinárias como Einstein. Essas manifestações seriam a trilha de formiga tentando voltar a seu curso normal.

    Tá ok, eu não sou cientista nem nada, só tinha que deixar isso em algum lugar, é um belo plot pra um roteiro de sci-fi, me desculpem hahaha.

  • Eliani Dombroski

    Ótimo Cast! Alem de Darwin, Kant… Einstein também lia os Livros de Helena Petrovna Blavatsky, seu livro de cabeceira era “A Doutrina Secreta”. Intelectuais do mundo inteiro estudaram a Doutrina e descobriram no livro as fontes de muitas das teorias de Einstein.

%d blogueiros gostam disto: