Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #139: O que é Idade Média?

por em sex 10America/Sao_Paulo jun 10America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 27 comentários

Scicast #139: O que é Idade Média?

Olá Deviantes e Derivadas! Essa semana vamos falar de um dos temas mais pedidos pelos roladores de dados de fim de semana, historiadores e piromaníacos em geral! Vamos falar da IDADE DAS TREVAS MÉDIA!

Que avanços tivemos na idade média? Que retrocessos? Por que não devemos chamar esse período de idade das trevas? E, principalmente, se está na média, passa?

Capa139_2

 

Publicidade:

  • Neste Dia dos Namorados a MaxMilhas quer incentivar as pessoas a declararem seu amor e a viverem bons momentos ao lado das pessoas que amam.
  • Qual a cidade ideal para declarar o seu amor? Muitas vezes estamos longe da pessoa que gostamos e só pensamos em ir para onde ela está, ou planejamos uma viagem romântica ao lado da pessoa amada. Não tem nada mais gostoso do que viajar junto. Por isso, porque não declarar o seu amor neste lugar? Aquela cidade que você viveu ou quer viver uma história com o seu amor? A MaxMilhas ajuda você a declarar o seu amor de norte a sul do planeta, através desse site. E se declarando, você ainda ganha R$50,00 de desconto para comprar sua passagem pela MaxMilhas.
  • A campanha vai até 12/06/2016, não perca tempo e aproveite pra curtir o dia dos namorados em um lugar bem especial!

Contato Comercial:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Gravação/Pauta: Dani Madrid, Matheus Professor BarbadoRoberto Pena e Willian Spengler. Arte da Vitrine:Google Imagens

 

 

Comentado no Episódio e Leituras complementares:

Resposta ao “Desafio Scicast: porque a diversão tem que começar cedo” por Willian Reis

VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. Porto Alegre: LP&M, 2005.

Coração de Cavaleiro (A Knight’s Tale)Brian Helgeland – com Heath Ledger

O Decameron – Pier Paolo Pasolini

O Incrível Exército de Brancaleone – Mario Monicelli – com Vitorio Gassman

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: O nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1992.

INÁCIO Inês C. & LUCA, Tania R. de. O Pensamento Medieval. São Paulo: Ática, 1988.

LE GOFF, Jacques e SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru/São Paulo: EDUSC/Imprensa Oficial, 2002

LE GOFF, Jacques. O Maravilhoso e o Quotidiano no Ocidente Medieval. Editora da Unicamp, 2003 (Original de 1982).

LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Editorial Estampa,1995.

MACEDO, José Rivair. Viver nas cidades medievais. São Paulo: Editora Moderna, 1999.

RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. A vida na Idade Média. Brasília: UNB, 1997.

  • Quem?

    E aquele de quântica ein? Sai quando? O de Astrofisica? Dimensões Paralelas? Buracos Negros? Aquele russo e o homunculus dele? O de armas quimicas? Tem previsão pra algum deles?

  • Rafael R

    é treva mesmo, quando se mistura religião com lei e politica não tem como não dar outro resultado

  • Petrus Augusto

    Olha.. No inicio, quando começou a tocar a musica do MFC, parei e fui ver o PodStore para ver se, de repente, mudou o cast “automagicamente”… kkkkkk

  • Hey, bem que vocês poderiam fazer um podcast falando sobre os games históricos? Como Total War, Hearts of Iron, Age of Empires, Crusader Kings, Europa Universalis, Assassin’s Creed, Rise of Nations, etc.

    Que são jogos apesar de terem uma licença poética (não no caso do Hearts of Iron que se você ativar o modo histórico as coisas acontecem exatamente como aconteceram na realidade), mas ainda ensinam muito da história de uma forma não chata pra caralho.

    Total War: Shogun 2 por exemplo te ensina praticamente tudo sobre a história do Japão no Shogunato e inclusive tem uma expansão mostrando o fim do Shogunato.

    Muita gente não conhece estes jogos pois a maioria deles são de estratégia e não existem podcasts no Brasil que falem de jogos de estratégia, mas eles são jogos que trazem muito mais, e muitos fanboys e girls de história adorariam conhecer estas obras e sem dúvida jogar elas, mas não o fazem pois no Brasil ninguém fala delas.

    • Nós sempre citamos games históricos como citação da cultura pop nos nossos casts. Eu como ávido jogador desses jogos de estratégia que sou, nunca perco a oportunidade de falar deles, principalmente em sala de aula. Eu indico para você um episódio do Meialuacast que participei, sobre games e educação. Lá eu falei rapidamente sobre alguns desses que você citou acima, uma explicação de como é a gameplay e como eles ajudam o jogador a entender o universo onde esses jogos se passam (Age of empires 2 – Idade Média / Rome Total war – Império Romano… etc). Mas sim, vai que no futuro falaremos deses jogos ;) aguarde e confie

      • Este é o problema, a maioria das vezes é citado muito por cima. E não tem como falar de um jogo como o Crusader Kings muito por cima, principalmente que o jogo não só mostra a história como explica muita coisa de como funcionava e ainda funciona o poder das coisas, os acordos obscuros e etc. Ao ponto que o melhor jogo do Game of Thrones que existe é um mod para o Crusader Kings.

        Um dos lemas do jogo é que exércitos não ganham guerras, lábia ganha guerra.

        • Sim Sim, por isso sou fã dos jogos da Paradox. Tenho o Europa Universalis IV em minha conta da Steam, e realmente é um “simulador administrativo europeu medieval” vc tem que cuidar de TUDO, é muito complexo, e por isso que é interessante para usar em aulas. Mas podemos nos planejar sim e fazer um cast assim, sem problemas… talvez fazer um”crossover” com o Meia Lua, quem sabe… aguarde e confie ;)

  • Sobre o uso do cavalo ou boi no plantio, nasci e cresci em um sítio no qual eramos agricultores, meu pai trabalha como agricultor até hoje. Não to falando de fazendas de 10000 hectares, meu pai tem 11 hectares. Familiar mesmo a coisa, trator é coisa de rico, então usamos muito animais para o trabalho. Os motivos de se usar o boi são simples:

    1 – Bois são mais resistentes, um boi consegue trabalhar um dia todo sem problemas.
    2 – Bois costumam ser mais calmos, é muito difícil um boi se assustar e sair em disparada, e quando isto acontece ele não corre muito por causa do peso eles cansam rápido quando correm.
    3 – Bois formam laços entre sim, então ter dois ou mais bois para trabalharem juntos é mais fácil, eles nunca brigam e cuidam um do outro. Ao ponto que você não consegue deixar eles separados por muito tempo pois eles começam a mugir para chamar o outro.

  • Werther Krohling

    Willian e Guaxa no mesmo cast e a internet de Gaspar não caiu… Viva a tecnologia!!!!!

    • Willian Spengler

  • Icaro Kossmann

    Pessoal, vcs podem dar uma olhada no feed? Eu uso o Podcast Addict como agregador e sempre consigo baixar os eps por lá, mas dessa vez recebi o post no app e não o podcast.

    • Fernando Malta

      Ícaro, teve algum bug bizonho no feed nessa madrugada, mas já arrumamos. Tenta apagar o cast e baixar de novo.
      Se não funcionar, se desinscreve se inscreve de novo.
      Se não funcionar também, reza braba (mentira, vai funcionar ;-) )

      • Icaro Kossmann

        Deu certo o/
        Tive que reinscrever.

    • Werther Krohling

      É o problema do Willian e Guaxa no mesmo podcast… A internet não aguenta.

  • Andrey Santiago

    Ótimo scicast, com certeza abriu ainda mais a minha mente sobre a idade média, não é de fisica mas vou ter que escutar uma segunda vez para fixar bem na mente :DD

    PS: Qual é mesmo o podcast que a Dani escutou sobre o hálito dos cavaleiros

  • Rodrigo Braga

    Parabéns pelo cast!! Eu tinha pouquíssimas aulas de história no meu ensino médio-técnico e, passando brevemente pela Idade Média, o professor passou 2 filmes, para fazermos resenha como trabalho valendo nota: Joana D’Arc (com a Milla Jovovic) e Em Nome da Rosa. A imagem que ficou, portanto, foi de que Idade Média = Guerra dos cem anos + Fogueiras !!!! Ficou faltando mostrar que tinha mais (muito mais) a respeito desse período para se ter uma visão mais abrangente. E aqui estão vocês para abrir as mentes que não foram devidamente abertas pelos professores de História!!! Abraços a todos do Scicast.

  • Marcelo França

    Gostaria de antes de mais nada parabenizar o excelente trabalho deste podcast, já se tornou parte de minha vida! Tenho uma pergunta referente à este episódio, em determinado momento (aproximandamente aos 19 minutos) a Dani mencionou um podcast de história, “História em 5 minutos”, poderiam me indicar o link, não encontrei nada referente em minhas buscas no google :(
    Abraços!

  • MArcio Am?

    Muito mimimi, 45 min de introdução é um pouco d+.

    • Fernando Malta

      Foi a parte mais importante do programa, Marcio, o trecho que mais quisemos dar ênfase, mesmo. Que pena que não curtiu…

      • MArcio Am?

        Fernando o conteúdo foi ok, mas, na minha opinião, a introdução defendendo a idade média foi longa e repetitiva demais, e deu uma prejudicada no ritmo. Mas eu curti o assunto.

  • Leonardo Santos

    Boa noite Scicasters, o Guaxa falou de um programa que utilizam para EAD. Qual é o programa? vocês podem me dizer o nome?
    Obrigado pelos Casts não perco um!

    • Fernando Malta

      Chama-se Moodle, Leonardo. Não é bem um programa, mas uma plataforma para o EAD. ;-)

%d blogueiros gostam disto: