Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #138: Botânica

por em sex 03America/Sao_Paulo jun 03America/Sao_Paulo 2016 em Destaque, Scicast | 29 comentários

Scicast #138: Botânica

Muito se fala na evolução dos animais, de como eles são importantes e de como saíram de pequenas células e se tornaram essa grande quantidade de criaturas. Mas e as plantas? Elas também evoluíram?

Essa semana vamos aprender sobre sobre a comida da nossa comida! Venha, pegue seu copinho, seu algodão, sua água e sua beterraba!!!

Capa138_2

 

Publicidade:

  • Neste Dia dos Namorados a MaxMilhas quer incentivar as pessoas a declararem seu amor e a viverem bons momentos ao lado das pessoas que amam.
  • Qual a cidade ideal para declarar o seu amor? Muitas vezes estamos longe da pessoa que gostamos e só pensamos em ir para onde ela está, ou planejamos uma viagem romântica ao lado da pessoa amada. Não tem nada mais gostoso do que viajar junto. Por isso, porque não declarar o seu amor neste lugar? Aquela cidade que você viveu ou quer viver uma história com o seu amor? A MaxMilhas ajuda você a declarar o seu amor de norte a sul do planeta, através desse site. E se declarando, você ainda ganha R$50,00 de desconto para comprar sua passagem pela MaxMilhas.
  • A campanha vai até 12/06/2016, não perca tempo e aproveite pra curtir o dia dos namorados em um lugar bem especial!

Marie Curie Front

 

Contato Comercial:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Produção Geral: Tarik FernandesHosts: Fernando Malta e Marcelo Guaxinim. Edição: Talk’ nCastEquipe de Gravação/Pauta: Werther Kroling,  Cristian Alexandro e Fernanda Schuster. Arte da Vitrine:Google Imagens

 

 

Comentado no Episódio:

De Oliverira, M.C. (2005). Origem e evolução das algas eucarióticas e de seus cloroplastos com ênfase nas algas vermelhas (Rodophyta). Livre Docência, USP, 237p.

Gonçalves & Lorenzi. 2007. Morfologia Vegetal. Organografia e Dicionário Ilustrado de Morfologia das Plantas Vasculares. Instututo Planarum de Estudos da Flora, SP. 431p.

Vídeo de referência sobre origem e evolução das plantas terrestres

Vídeo da NAtGeo que mostra o momento em que uma mariposa de Darwin é flagrada polinizando uma orquídea

  • Werther Krohling

    Batatas?????? êêêêeeeeeee até que enfim apareceu a margarida!

    • Willian Spengler

      Pois é, que decepção…Tava crente que seriam beterrabas… :P

  • Edgley Cesar

    Para explodir a cabeça do Guaxa, que ficou impressionado com o tamanho dos kelps (algas marrons): Há registros de individuos com 80 metros de comprimento. E algumas especies podem crescer até meio metro por dia.

    • Igor Ferrari Borges

      Show. Crescimento rápido assim ocorre também com algumas espécies de bambus.

  • Diógenes A. Cardeal

    Eu também tive um professor de ciências que ensinava com musica (ele não parecia com o Elvis), era uma marchinha de carnaval que dizia assim:

    “”… Tanto os musgos quanto as samambaias, precisam de água pra reproducãaaao
    O esporófito é N, o gametofítico dois N’s. Alternância de geeeeração! “”

    Tenho 25 anos e ainda lembro da 5ª série! beijo a todos, gostei do cast…

    • João Paulo

      Eu lembro uma musiquinha da 8ª série:

      Cante baseado no ritmo da música “Tomo um banho de lua”

      “A briófita é pequena
      sem sistema vascular
      anterosóide e osfera
      tão querendo germinar
      mas pra isso acontecer…
      Ah! Tem que ter água.”

      kkkk

  • Miguel Nakajima Marques

    Olá Deviantes!
    Gosto muito do formato do programa com intervenções no formato de história / rádio-novela.
    As piadas “5a. série” no início do episódio causaram muita vergonha alheia.

    • Fernando Malta

      Desculpa. ._.

    • Werther Krohling

      Isso foi uma crítica ou um elogio? kkkkk

      • Marcelo Rigoli

        Causar vergonha alheia é sempre algo a ser enaltecido

  • Sergio

    Parabéns para a Paula, pelo projeto MONKS, também pela iniciativa do pessoal do SciCast x GerandoConteúdo, de darem oportunidades para pessoas Criativas, A entrevista com a ganhadora do desafio foi uma bela forma de homenagear seu talento!
    Esse modelo de podcast une, de fato, conhecimento, diversão e agora também, oportunidades. Grande abraço a todos

  • Malcomtux

    Amei esse episódio e o ultimo, estava com saudades de eps assim.

    Eu me lembro da questão das plantas no quartos nas provas de ciências, essa é aquela típica pergunta feita para ter uma frase decorada como resposta que nem sempre explicava corretamente a questão mas todos aceitavam e fica por isso mesmo. No meu caso eu ficava muito incomodado porque por mais que as plantas a noite usem oxigênio e produzam gás carbônico não seria o suficiente pra afetar uma pessoa, mesmo porque a gente também consome oxigênio e expele gás carbônico então dormir com uma planta no máximo seria como dormir com mais uma pessoa no quarto e ninguém morre asfixiado por dormir com alguém.

    Só complementando, não sei se caiu na edição mas pelo que pesquisei aqui algumas fontes dizem que isso é um mito completo e outras dizem que algumas plantas expelem uma substancia repelente que pode estar associada ao mal estar que algumas pessoas sentem ao dormir com plantas, ainda segundo essas fontes as plantas trocam 20 vezes menos gases que uma pessoa na respiração.

    • Pinhal – Renato Ramponi

      Saravá Deviantes e Derivadas!

      Em 23min fala-se sobre não ser bom ter plantas no quarto pois elas também respiram e poderiam expelir muito CO2 ou competir pelo O2 disponível no quarto.

      Ficou faltando ressaltar que isso se trata de um mito já que seria impossível haver populações indígenas em plena Amazônia se houvesse tanto CO2 expelido ou O2 sendo consumido competitivamente pelas plantas. Outro fato a se considerar é que um ser humano respira (usa O2) muito mais que uma simples planta e nem por isso deixamos de dormir acompanhados. :v

      Abráááááços!

    • Fernando Malta

      Obrigado pelo toque, Malcomtux! Faz todo o sentido. :)

    • Igor Ferrari Borges

      Concordo plenamente! Uso absurdo de um conceito!

  • Andrey Santiago

    Meus ouvidos estão atordoados por esse ótimo Scicast, com certeza o melhor podcast de ciência do Brasil, continuem assim <3

  • Claro que vegetais evoluíram. Alguns deles até comentam em portais de notícias.

    • Werther Krohling

      Huahuahuahuahauhua

  • Igor Vieira

    Tamo junto Tarik, tenho 16 anos e estou no 2 ano do ensino médio e também odeio essas músicas que os professores de biologia ficam passando para os alunos decorarem as coisas

    • Tarik Fernandes

      Isso ae, Igor, entender o conceito é muito melhor que decorar musiquinha chata! o/ :)

  • Esron Silva

    Melhor música de encerramento. Hahahaha

  • Sergio Kali

    Excelente episódio! Obrigado pelo convite e pela participação. E parabéns novamente a Paula e a todos os ouvintes que participaram. Vocês são fodas!

  • Willi Wonka
  • Marco Carvalho

    Fazia tempo que eu não ouvia o scicast.. e aparentemente perdeu a premissa do “ciência tem que ser divertido”….

    Esse episódio foi um amontoado de nomes científicos… uma chatisse…

    • Fernando Malta

      Poxa, Marco, que pena que não curtiu. Não era um tema fácil de ser muito dinâmico, em especial pra quem não está já na área, mas fico triste que não tenha te interessado.
      Sugiro partir para episódios de outra área, como o último sobre o Big Bang, ou mesmo algum com temas interdisciplinares, como o de Explosivos, pra ver se curte mais.
      Abraços!

  • Breno Gomes Correa

    Só eu que achei o projeto muito parecido com o anime baka to test to shoukanjuu?

  • Igor Ferrari Borges

    Pessoal, P-A-R-A-B-É-N-S! Vocês foram o primeiro podcast que comecei a acompanhar e agora chegou o podcast da minha área e foi ótimo! Mandaram muito bem ao tratar a chegada de todas as plantas neste planeta! Me fez relembrar de várias coisas. Tenho somente uma sugestão: me incomodou um pouco tratar o produto final da fotossintético de forma restrita como amido. É incrível a diversidade de carboidratos produzidos! Trataria como produção de açúcares ao invés de amido.
    Adorei a nova contextualização da Amazônia como “pipi” do mundo ao invés de “pulmão”! Vocês são demais.
    E outro ponto excelente foi quebrar um
    pouco o conceito de frutas! Obrigado por terem explorado este isto que causa muita confusão na kbça da galera.
    Espero que tenha um segundo episódio para botânica para explorar uma outra infinidade de assuntos e curiosidades como a relação com alimentos, vestuário, etnobotânica, plantas incríveis como as carnívoras, etc.
    Parabéns vocês estão transformando a divulgação científica!

    • Fernando Malta

      Oi Igor! Depois que o episódio saiu vimos que tinham passado algumas coisas; essa questão do amido foi uma delas. Brigado por ter deixado registrado aqui. =D
      E obrigado pelos elogios! Voltaremos, sim, à Botânica, mas com uma perspectiva um pouco diferente – espero que você goste. ;-)

  • Roger Pinho de Oliveira

    Olá a todos, que bom poder estar aqui comentando, sou extremamente grato a todo o trabalho que vocês fazem aqui no Scicast, todo programa para mim é um acréscimo importante, é a primeira vez que eu comento aqui. Gostaria de lembrar que a Cladística (Estudo dos Clados), não é somente voltado para a parte botânica da bio. O estudo e classificação dos seres vivos abrange toda a vida na terra. Abraço a todos e continuem com esse maravilhoso trabalho. (Eu não consigo mais escutar outra mídia, a não ser o Scicast.)

%d blogueiros gostam disto: