Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #23: Nanotecnologia

por em sex 04America/Sao_Paulo abr 04America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 3 comentários

Scicast #23: Nanotecnologia

No podcast desta semana Silmar, Ronaldo e Estrela (sim, ela se chama assim mesmo :-) lançam o segundo episódio do #SciCast Entrevista, onde são entrevistados cientistas de verdade, que nos contam um pouco sobre a realidade da pesquisa no Brasil.

A convidada especial deste programa é Fernanda Poletto (@balamagica), graduada em Farmácia, com mestrado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado em Química, Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também escreve no Bala Mágica do Science Blogs. Atualmente a Fernanda trabalha no Instituto de Química, no Departamento de Química Orgânica da UFRGS, onde desenvolve sua pesquisa sobre a síntese de novos elementos surfactantes e, a partir destes, a construção de materiais estruturalmente complexos, conhecidos como cristais líquidos liotrópicos. Aproveitem e conheçam o amigo hidrofóbico.

Comentado neste episódio:

 

Cinema

  • O Homem do Futuro: em 2011 João “Zero” (Wagner Moura), um físico brilhante mas que passa os dias lamentando sobre a noite de 20 anos atrás, onde foi traído e humilhado em uma festa de faculdade por sua namorada, ativa a máquina inacabada que desenvolveu para garantir uma nova fonte de energia sustentável para a humanidade. A reação causada pela máquina abriu uma ponte para o passado, levando-o até a traumática noite de 1991 em que a bela Helena (Alinne Moraes) o deixou pelo popular playboy Ricardo (Gabriel Nunes). Ele, então, percebe que a mudança dos fatos pode ser mais difícil e confuso do que parece.
  • Animação sobre Cristais Líquidos: breve documentário (em espanhol) explicando as propriedades, processo de fabricação e principais usos dos cristais líquidos.

 

Literatura

  • Biotecnologia – Fundamentos e Aplicacões (Nelson Lima e Manuel Mota, 2003): a biotecnologia resulta da integração das ciências naturais e da engenharia de forma a conseguir a aplicação de organismos, células ou partes das mesmas, e análogos moleculares em produtos e serviços. A obra está pensada para um público-alvo universitário, sendo relevante também para professores do ensino secundário ou outros profissionais ligados a diversos campos da Biotecnologia
  • Nanobiotecnologia (Susana Armário, 2011, Lisboa): livro (em pdf) introdutório sobre esse fascinante campo de pesquisa da engenharia de materiais. Dentre as várias aplicações citadas no livro, destacam-se os géis de peptídeos, estudados com a intenção de serem utilizados in vivo em medicina regenerativa, que devido à sua capacidade de “auto-ligação” (self-assembly), podem atuar como “esqueletos” (scaffolds) promissores para o crescimento controlado de células. Estes géis também podem ser aplicados no rastreio de substâncias ativas (screening) diminuindo, assim, a quantidade de testes em animais.

 

Saiba Mais

  • Cubossomos: artigo (pdf, inglês) descrevendo essas nanopartículas líquido-cristalinas, cujas propriedades intrigam os cientistas. No momento, estão sendo estudados como meio de transporte para medicamentos.
  • Transporte de Moléculas para Células por meio de Nanopartículas de Sílica: este artigo descreve como cristais líquidos liotrópicos são capazes de encapsular princípios ativos de medicamentos, e impedi-los de serem absorvidos no trato digestivo. Seria possível ingerir a droga por via oral e, uma vez alcançado o seu destino no organismo, o cristal líquido se quebraria, liberando o respectivo medicamento no ponto de ataque.
  • Uma Carona Indesejada: ao analisar como nanopartículas porosas carregadas de fármacos interagiam com células tumorais, o químico Oswaldo Alves observou algo inesperado: que as nanopartículas não eram veículos tão eficientes quanto se acreditava para o transporte de medicamentos, e que poderiam até mesmo levar para dentro das células substâncias com efeitos nocivos. Em vez de auxiliares farmacológicos de alta precisão, seriam cavalos de Troia.
  • Adam Lincoln

    Como é bom acordar cedo e dar de cara com um podcast novo.
    Gostei muito do tema, super interessante. Vlw galera do scicast, a sexta é bem melhor com o podcast de vocês.

    • Silmar

      o/

  • Pessoal, passando pra deixar os parabéns por mais um episódio excelente (já que estou fazendo a maratona).

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

%d blogueiros gostam disto: