Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #22: Motores à Explosão e F1

por em sex 28America/Sao_Paulo mar 28America/Sao_Paulo 2014 em Destaque, Scicast | 4 comentários

Scicast #22: Motores à Explosão e F1

Gentlemen, start your engines! Agarrem os seus volantes de couro, acionem os faróis de milha, liguem os néons embaixo dos para-choques e se preparem, que o #SciCast desta semana vai ser um estouro.

Sem bater pino, desmontamos os blocos dos motores a combustão interna, explicamos o que é uma cambota, aprendemos como funciona um motor de 4 tempos e enfim entendemos o que raios é uma cilindrada.

Os malucos do #SciCastCarlos Cardoso e Fábio Xavier aceleram junto com os pilotos de Fórmula 1 que nesta temporada irão se deparar com inúmeras alterações nas regras, a começar pelos tipos de motores permitidos, agora mais silenciosos e menos potentes, em decorrência das preocupações com o meio ambiente.

Comentado neste episódio:

 

Cinema

  • Velozes e Furiosos: o policial de Los Angeles Brian O’Connor precisa decidir onde está sua lealdade quando ele se apaixona pelo circuito underground dos rachas que ele deveria combater. Com Vin Diesel e Paul Walker, tornou-se um clássico do gênero. Foi lançada uma coletânea dos seis filmes em DVD Blu-ray.
  • Dias de Trovão: Tom Cruise interpreta o piloto Cole Trickle, cujo talento e ambição só são ultrapassados por sua feroz vontade de vencer. Um violento acidente quase encerra a carreira de Cole e ele precisa recorrer a uma bela médica (Nicole Kidman) para recuperar sua garra e coragem para correr, vencer e viver.
  • Carros: Relâmpago McQueen, um carro de corrida fica preso em um uma cidadezinha do interior e apresnde o significado de família e amizade. Apesar de infantil, o filme traz muitas curiosidades bem sutis sobre a indústira automobilística e como a ascensão das auto-estradas sufocou as pequenas cidades dos Estados Unidos, que dependiam dos motoriastas que transitavam as vicinais. Disponíveis em Blu-ray e DVD.
  • As 24 horas de Le mans: um clássico, estrelado por Steve McQueen, e considerado o melhor filme sobre automobilismo, até o lançamento de Rush.
  • Rush: No Limite da Emoção: filme baseado em fatos reais, retrata aquela que é considerada uma das maiores rivalidades da Fórmula 1, entre o inglês James Hunt (Chris Hemsworth) e o austríaco Niki Lauda (Daniel Brühl).
  • TT Trophy da Isle of Man

 

Literatura

  • Christine (Stephen King): – Arnie compra um Plymouth Fury 1958, apelidado de Christine… um carro assombrado, furioso e assassino. A trama se passa com um triângulo amoroso entre Arnie, sua namorada Leigh Cabot e Christine. Em versão brochura e edição de bolso.
  • Buick 8 (Stephen King): o livro começa em 1979, onde policias ao atenderem uma chamada encontram um Buick Roadmaster. Levam para a delegacia e seus mistérios são esquecidos até o ano de 2001, quando o filho de um dos policias descobre o velho Buick na delegacia. E o mal esta a solta novamente…

 

Games

  • Car Mechanic Simulator 2014: um simulador de oficina mecânico bem completo. É possível interagir com o cliente, encomendar peças, comprar manuais para você aprender como fazer melhor certos reparos, com várias opções de carros. O objetivo é aprender brincando, numa espécie de realidade aumentada para consertos mecânicos.
  • Automation Game: jogo em que o objetivo é criar uma fábrica de carros, cuidando desde o design do carro, até o desenvolvimento do motor. Ainda em beta, atualmente só é possível desenvolver o tipo de motor,  mas a versão completa está prevista para o segundo semestre de 2014.
  • Super Trunfo Online: jogue com as cartas dos pilotos e as das equipes da F1.

 

Saiba Mais

  • Prefiro ver aqui mesmo o scicast e por favor volte a ter podcast em 2 partes

    • Silmar

      PÔ Agro, seja um #amigodopause você também :-)

  • Ótimo episódio pessoal. Desconhecia a tração AWD. Conhecia apenas a dianteira, traseira e a 4×4. Na verdade, já vi em carros, mas desconhecia o funcionamento da mesma.
    Sobre o Isle of Man, o YouTube tá recheado de vídeos onboard das motos voando nesse circuito. Tem que ser muito “homem” pra correr lá hehehe
    Sobre o KERS, não lembro se foi comentado, mas se não me engano a regra da F1 diz que o mesmo só pode ser utilizado em algumas ocasiões, certo? Parece que tem que estar bem próximo do adversário à frente (uma diferença de tempo) e utilizá-lo para tentar a ultrapassagem. Bem, posso estar enganado também, vocês são os especialistas hehehe

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • carlos

    Me divertindo muito fazendo maratona agora, quando ouvi o email do Guilherme aos 67 min onde ele disse querer ser biólogo marinho não pude não lembrar na mesma hora do George da série Seinfeld.

%d blogueiros gostam disto: